Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 13/09/2013

Gênero

Estimad@samig@s,

Mais uma vez, chegamos até vocês para convidá-l@s a participar do Curso de Gênero - 2009, quando refletiremos sobre o tema Gênero e Religiões: História e Perspectivas. Considerando a presença e participação cada vez maiores das mulheres nas Igrejas e o papel que cumprem, sentimos a necessidade de refletir junto com os homens, os caminhos que devemos seguir para a construção de uma nova visão dessas relações, a partir de gênero como categoria de análise.Segue o programa, que sempre é enriquecido com as contribuições dos/as participantes. Desafiamos você e sua instituição a virem participar conosco nesse processo de formação que visa a construção da Paz com Justiça numa igualdade de direitos. Para maiores informações sobre o curso e inscrições, acesse nosso site: http://www.cesep.org.br .

PROGRAMAÇÃO

Temática: "Gênero/ Religiões: História e perspectivas"

Data: 20 de janeiro a 07 de fevereiro

1ª SEMANA:

a) Integração e prática das línguas: portuguesa e castelhana

Sob a orientação de Ir. Dirce Pontes, assistente social, psicodramatista e acupunturista que desenvolverá também o "Trabalho de vivência corporal" nas demais unidades como parte da metodologia do curso.

b) apresentação e sistematização dos relatos das experiências partilhadas nos grupos.

c) "Fundamentação para uma leitura feminista da realidade"

Sob orientação da Profa. Maria Amélia de Almeida Teles, pedagoga feminista e advogada participante da UNIÃO DE MULHERES DE SÃO PAULO

2ª SEMANA:

a) "Raça, cor, etnia, condição social e religião nas relações de gênero na história latino-americana e caribenha".

Prof. Dr. Pe. José Oscar Beozzo - teólogo e historiador da Igreja na América Latina

b) "A mulher e a religião nos povos Kaingang"

Dra. Juracilda Veiga - com experiência de vida com o grupo Kaingang e pertencente à FUNAI

(Fundação Nacional do Índio)

c) "A religião e o Direito à Igualdade e diversidades de gênero"

Dr. André Musskopf - Teólogo - pesquisador.

3ª SEMANA:

a) "Lideranças femininas em algumas tradições religiosas orientais, cristãs: conflitos, avanços e perspectivas nas construções de gênero".

Profª Dra.Sandra Duarte de Sousa - teóloga feminista da Universidade Metodista

b)"Textos Sagrados e suas influências nas construções de gênero"

Dra. Martha Márcia Moya odontóloga, teóloga e biblista.-Ecuador - Quito

Durante o curso, vamos solicitar a cada participanteuma espécie de "diário de viagem", onde serão anotados os impactos pessoais, desafios e aspectos que poderão ajudar na sua prática. O "diário" servirá para a avaliação que cada cursista fará no final do curso.

Também organizaremos mesa-redonda com debates de temas relacionados à temática do curso e serão organizados, a cada dia, momentos místicos de uma forma dinâmica, vivencial e orante.

Estão programados passeios a lugares históricos da cidade de São Paulo e visita à Escola de Samba"Vai-Vai" num de seus ensaios. Teremos também filmes com debates sobre os mesmos.

Vamos organizar noites de festas culturais onde os cursistas terão oportunidade de tornar conhecidos os seus paises. Para isto, cada participante deverá trazer materiais que o ajudem nesta apresentação.

Esperamos todas e todos para um encontro entre nós, onde tentaremos vivenciar uma dimensão humano-divina como resposta à nossa vocação de mulheres e homens convocad@s e animad@s a uma participação integral; a receber e partilhar aspectos vitais de nossa existência; a questionar o lógico, o óbvio, ampliar nossos sonhos, a buscar junt@s um amanhã de novas relações.

Pela coordenação,

Dirce Pontes e Neusa Tetzner


Posts relacionados