Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 20/09/2013

gerson e lilica

Com vocês, Gerson e Lilica!

 

"Eu me deitei e dormi; acordei, porque o Senhor me sustentou.

No ar, o programa "Música, Fé e Inspiração!" Uma oferenda espiritual da Igreja Metodista".

 Todos os domingos, há exatos quarenta anos, quem sintoniza a Rádio São Miguel (880AM), de Uruguaiana, Rio Grande do Sul, às 8h30 da manhã ouve essa frase. Está começando mais um programa ao vivo do pastor metodista Gerson Marques Ferreira. Podem ouvi-lo os moradores de Uruguaiana e municípios vizinhos (até no Uruguai e Argentina),  e todos aqueles que sintonizam a rádio pela Internet, através do site www.portaluruguaiana.com.br.

 

A programação dura apenas 30 minutos: "dá para ouvir o programa antes de ir para a Escola Dominical", ressalta o pastor Gerson, coadjutor na Igreja Metodista Central em Uruguaiana.

 

O programa tem mensagem evangelística, música sacra de diversos estilos e notícias de programações metodistas e de outras igrejas evangélicas. Mas o "carro-chefe", o quadro principal do programa, é o "Cantinho da Criança", um momento em que o pastor Gerson conta histórias para crianças. "Companheirinho e companheirinha! Amiguinho e amiguinha! Bom dia! O vovô Gerson agora vai contar uma história...."  Quem vê a imagem séria do pastor e advogado Gerson Ferreira, membro da atual Comissão Geral de Constituição e Justiça, não imagina como ele é bom contador de histórias, capaz de criar diferentes entonações para compor seus personagens. Ele conta que muito de sua "técnica" ele aprendeu com Otília Chaves. "Ela me deu a dica: não comente a história, só conte. A criança vai interpretar da maneira dela, e muito melhor do que os adultos. Não podemos roubar das crianças sua criatividade!".

 

O pastor Gerson destaca que o Cantinho das Crianças - que entrou no ar há 37 anos quando o programa passou dos 15 minutos que tinha inicialmente para meia hora de duração - fez a audiência triplicar. E muitos adultos passaram a ouvir a mensagem evangelística incentivados por seus filhos. Na Igreja de Uruguaiana, o pastor Gerson também emprega este talento quando leva a mensagem aos cultos infantis. Só que lá ele conta com a colaboração de dois "companheiros": Quico e Lilica.  O Quico chegou primeiro: é um boneco de ventríloquo, todo articulado e importado há vários anos dos Estados Unidos. Infelizmente, ele não pôde comparecer à segunda fase do 18º Concílio Geral. A Lilica, mais novinha, é fantoche de pano e acompanhou o pastor Gerson ao  Concílio, onde fez uma nova amiga: a Amanda, filha da pastora Hideíde de Brito Torres, delegada da 4ª região eclesiástica.

 

Agora, o pastor e radialista Gerson Marques Ferreira está se preparando para deixar Uruguaiana; vai residir em Garibaldi. Mas não pretende deixar o trabalho em rádio: está fazendo contatos na cidade para buscar uma nova morada para o programa e o Cantinho da Criança. Seja qual for o novo endereço, o programa "Música, Fé e Inspiração" já garantiu, ao longo de seus 40 anos de vida, um lugar todo especial nas lembranças de ouvintes de todas as idades. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Posts relacionados