Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 20/09/2013

Homenagem a educadoras metodistas

 

Cogeime entrega Título da Ordem do Mérito

 a quatro educadoras metodistas

 

Phyllis Reily, Rinalva Silva, Tânia Rösing e Zeni Soares recebem

homenagem na próxima sexta-feira (24/08) em Porto Alegre

 

O Conselho Geral das Instituições Metodistas de Educação (Cogeime) concede o Título de Ordem do Mérito às professoras Phyllis Louise Reily, Rinalva Cassiano Silva, Tânia Mariza Kuchenbecker Rösing e Zeni de Lima Soares. O reconhecimento pelos anos dedicados a promover o desenvolvimento do sistema educacional do país ocorre na próxima sexta-feira (24/08), às 19h, no Auditório Elizabeth Lee do Centro Universitário Metodista IPA (Rua Dr. Lauro de Oliveira, 71), em Porto Alegre.

As educadoras metodistas foram indicadas pela Cátedra de Gênero Maria Luiza Schlottfeldt Fagundes, do IPA, para receber a homenagem. A diretora da Cátedra professora Genilma Boehler, garante que a iniciativa dá visibilidade à ação de séculos desempenhada por mulheres nas instituições de educação da Igreja Metodista no Brasil.

A outorga do título foi aprovada em Assembléia Geral do Cogeime e, segundo o secretário executivo do conselho, reverendo Luis de Souza Cardoso, a homenagem valoriza a ação pedagógica e acadêmica das mulheres metodistas. "O título para essas quatro educadoras faz parte do reconhecimento ao grupo mais amplo que atua no ensino metodista", explica.

            Entre as principais realizações da professora Tânia Rösing está a participação na criação da Jornada Literária de Passo Fundo, evento que há 12 anos reúne grande público para prestigiar escritores de renome nacional e internacional. Rösing é doutora em Teoria Literária e atuou no Conselho Diretor do Instituto Porto Alegre da Igreja Metodista, na gestão 2001-2002. Atualmente, é pesquisadora da Universidade de Passo Fundo e membro do Comitê de Artes e Letras da Fundação de Amparo a Pesquisa no Estado.

            Durante o período em que trabalhou na Faculdade de Teologia da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), Reily desenvolveu inúmeros projetos educativos ligados à arte. A professora da área de educação cristã mora no país há 40 anos.

            A reverenda metodista Zeni Soares é educadora popular e durante três décadas trabalhou com meninos e meninas de rua no estado de São Paulo. Além de criar um dos primeiros projetos educacionais para crianças carentes, Soares foi uma referência na construção do Estatuto da Criança e do Adolescente. Ela também foi redatora da revista Bem-te-vi, e publicou vários livros com literatura bíblica para crianças.

A professora Rinalva Silva é doutora em Educação pela Vanderbilt University, de Nashville (EUA), e vice-reitora Acadêmica da UMESP. Além disso, é autora de diversos livros sobre ensino como "Educação - a outra qualidade", "Educação para o século XXI" e Administração Escolar e Política da Educação".

A cerimônia de entrega do título é gratuita e aberta ao público.

 

Vanessa Mello

vanessa.mello@metodistadosul.edu.br

 

 

 

 


Posts relacionados

Geral, por José Geraldo Magalhães

Israel x Palestina: Uma guerra nunca é santa!

O conflito entre israelenses e palestinos tem raízes bem antigas. Leia a reflexão do  Teólogo e pastor Metodista, Dr. Ricardo Lengruber Lobosco.

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães