Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 09/01/2012

Homenagens na despedida do prof e pastor Elias Boaventura

Estimados amigos/as. A tristeza da separação do irmão, amigo e companheiro ELIAS BOAVENTURA também nos  dá esperança e nos estimula a caminhar seguindo o seu testemunho de vida e missão.

Ele nos deixou,  mas deixa marcas indeléveis de humildade, dignidade, humanidade e preocupação com o próximo, especialmente os excluídos em todas as dimensões. Uma legião de pessoas foram tocadas pela sua atenção e cuidado... Isso ficou demonstrado, mais uma vez,  nesses dias e semanas de sua enfermidade. Como noticiado, ele veio a falecer no final da noite de ontem, 7 de janeiro.

Seu corpo foi velado neste domingo no Salão Nobre do Colégio Piracicabano/UNIMEP onde centenas de amigos/as compareceram para dele se despedir. Às 15h30 aconteceu a celebração pela Pastoral Universitária e dirigida pelo Bispo Josué Lazier, acompanhado das Pastoras Ana Glória e Ione e Pastor Nilson. Durante a celebração um grupo de irmãos/ãs cantaram hinos preferidos pelo Prof. Elias.

Participaram também os Bispos Paulo Ayres, Adriel de Souza Maia e Stanley Moraes. Na celebração usaram da palavra o Bispo Josué que fez uma exposição da caminhada de vida do Prof. Elias. Pastora Ana Glória também se manifestou. Bispo Stanley Moraes em nome do Colégio Episcopal da Igreja Metodista.

A mensagem foi proferida pelo Bispo Paulo Ayres que enfatizou a dimensão profética do Prof. Elias Boaventura inspirando-se no profeta bíblico Elias. Uma fala especial para o momento. O Prof. Clovis Pinto de Castro, Reitor da UNIMEP também fez um relato sobre sua trajetória acadêmica e a influência que o Prof. Elias teve nela e ainda e a sua relevante contribuição no contexto da educação metodista e as marcas que ele deixa na UNIMEP.  A nossa Universidade,segundo o Reitor, tem o DNA do Prof.  Boaventura.

O Reitor comentou, ainda, que o Prof. Elias, aos 74 de vida, já estava matriculado para realizar o seu Pós-doutorado na UMESP. Na condição de representante da Associação dos Granberyenses tive a oportunidade de registrar a relação forte do Prof. Elias com o Granbery, sua Alma mater, onde estudou por seis anos. Mais tarde foi membro do Conselho Diretor e em 1996 criou o Setor Sudeste da Associação dos Granberyenses em Piracicaba.

Em 2010 celebramos os 15 anos de existência deste Setor. Em agosto deste ano, por ocasião do Encontro do Setor Sudeste, o Granberyense Elias e a Sylvana, receberam um expressiva homenagem pelo trabalho e dedicação a "... essa Casa que o nome nos dá...". Registrei em minha fala que o tema do Pós-doutorado, referido pelo Reitor Clovis,  teria como tema o Granbery, mais uma prova da sua grande ligação com esta Casa. Ainda declarei que temos uma gravação de uma entrevista (25/10/1995) concedida pelo Prof. Elias Boaventura à Jornalista Beatriz Elias, na qual ele tratou de vários temas.

Em sua homenagem resgato para vocês trechos de dois assuntos abordados por ele nesta, agora, histórica entrevista: 1. Sobre o Granbery - ele registrou que sua passagem pelo Granbery "foi excelente, grande momento, seis anos no Granbery foram ótimos, aprendi muito..."; 2. Sobre a morte, quando se referia ao falecimento de sua mãe: "... morrer é a coisa mais certa  que todos nós temos, morrer é bom..., é natural, a morte é libertação...".

Após a celebração no Salão Nobre nos dirigimos ao Cemitério Parque da Ressurreição para o adeus final ao corpo do Prof. Elias. A liturgia foi conduzida pelo Rev. Nilson da Silva Junior. Muitos amigos/as estiveram presentes. Pessoalmente, agradeço a Deus pelo privilégio de ter convivido com o Elias e ter aprendido com ele...

Por fim agradeço a todos/as que nos acompanharam nestas últimas semanas com o apoio e participando da corrente de oração. Há indicações de que teremos uma celebração, um Culto Memorial para resgatarmos mais um pouco da vida de nosso amigo Granberyense. Na coroa de flores a ele dedicada, fizemos a seguinte inscrição: Prof. Elias Boaventura, Granberyense imortal. Hom. da Associação dos Granberyenses. Grande abraço. Almir Maia/Setor Sudeste Paulista

Almir de Souza Maia

 


Posts relacionados