Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 09/01/2012

Homenagens na despedida do prof e pastor Elias Boaventura

Estimados amigos/as. A tristeza da separação do irmão, amigo e companheiro ELIAS BOAVENTURA também nos  dá esperança e nos estimula a caminhar seguindo o seu testemunho de vida e missão.

Ele nos deixou,  mas deixa marcas indeléveis de humildade, dignidade, humanidade e preocupação com o próximo, especialmente os excluídos em todas as dimensões. Uma legião de pessoas foram tocadas pela sua atenção e cuidado... Isso ficou demonstrado, mais uma vez,  nesses dias e semanas de sua enfermidade. Como noticiado, ele veio a falecer no final da noite de ontem, 7 de janeiro.

Seu corpo foi velado neste domingo no Salão Nobre do Colégio Piracicabano/UNIMEP onde centenas de amigos/as compareceram para dele se despedir. Às 15h30 aconteceu a celebração pela Pastoral Universitária e dirigida pelo Bispo Josué Lazier, acompanhado das Pastoras Ana Glória e Ione e Pastor Nilson. Durante a celebração um grupo de irmãos/ãs cantaram hinos preferidos pelo Prof. Elias.

Participaram também os Bispos Paulo Ayres, Adriel de Souza Maia e Stanley Moraes. Na celebração usaram da palavra o Bispo Josué que fez uma exposição da caminhada de vida do Prof. Elias. Pastora Ana Glória também se manifestou. Bispo Stanley Moraes em nome do Colégio Episcopal da Igreja Metodista.

A mensagem foi proferida pelo Bispo Paulo Ayres que enfatizou a dimensão profética do Prof. Elias Boaventura inspirando-se no profeta bíblico Elias. Uma fala especial para o momento. O Prof. Clovis Pinto de Castro, Reitor da UNIMEP também fez um relato sobre sua trajetória acadêmica e a influência que o Prof. Elias teve nela e ainda e a sua relevante contribuição no contexto da educação metodista e as marcas que ele deixa na UNIMEP.  A nossa Universidade,segundo o Reitor, tem o DNA do Prof.  Boaventura.

O Reitor comentou, ainda, que o Prof. Elias, aos 74 de vida, já estava matriculado para realizar o seu Pós-doutorado na UMESP. Na condição de representante da Associação dos Granberyenses tive a oportunidade de registrar a relação forte do Prof. Elias com o Granbery, sua Alma mater, onde estudou por seis anos. Mais tarde foi membro do Conselho Diretor e em 1996 criou o Setor Sudeste da Associação dos Granberyenses em Piracicaba.

Em 2010 celebramos os 15 anos de existência deste Setor. Em agosto deste ano, por ocasião do Encontro do Setor Sudeste, o Granberyense Elias e a Sylvana, receberam um expressiva homenagem pelo trabalho e dedicação a "... essa Casa que o nome nos dá...". Registrei em minha fala que o tema do Pós-doutorado, referido pelo Reitor Clovis,  teria como tema o Granbery, mais uma prova da sua grande ligação com esta Casa. Ainda declarei que temos uma gravação de uma entrevista (25/10/1995) concedida pelo Prof. Elias Boaventura à Jornalista Beatriz Elias, na qual ele tratou de vários temas.

Em sua homenagem resgato para vocês trechos de dois assuntos abordados por ele nesta, agora, histórica entrevista: 1. Sobre o Granbery - ele registrou que sua passagem pelo Granbery "foi excelente, grande momento, seis anos no Granbery foram ótimos, aprendi muito..."; 2. Sobre a morte, quando se referia ao falecimento de sua mãe: "... morrer é a coisa mais certa  que todos nós temos, morrer é bom..., é natural, a morte é libertação...".

Após a celebração no Salão Nobre nos dirigimos ao Cemitério Parque da Ressurreição para o adeus final ao corpo do Prof. Elias. A liturgia foi conduzida pelo Rev. Nilson da Silva Junior. Muitos amigos/as estiveram presentes. Pessoalmente, agradeço a Deus pelo privilégio de ter convivido com o Elias e ter aprendido com ele...

Por fim agradeço a todos/as que nos acompanharam nestas últimas semanas com o apoio e participando da corrente de oração. Há indicações de que teremos uma celebração, um Culto Memorial para resgatarmos mais um pouco da vida de nosso amigo Granberyense. Na coroa de flores a ele dedicada, fizemos a seguinte inscrição: Prof. Elias Boaventura, Granberyense imortal. Hom. da Associação dos Granberyenses. Grande abraço. Almir Maia/Setor Sudeste Paulista

Almir de Souza Maia

 


Posts relacionados

Geral, por Sara de Paula

Geral, por José Geraldo Magalhães

As Delegações do 20º Concílio Geral se reúnem São Paulo

Representantes das delegações regionais que irão ao 20º Concílio Geral (20ºCG) da Igreja Metodista em julho, conclave que acontece a cada cinco anos, estão reunidos na Sede Nacional da Igreja Metodista neste sábado, dia 23, em São Paulo/SP. O encontro entre pastores/as e leigos/as eleitos/as nos concílios regionais em 2015 irá discutir vários assuntos, dentre eles, o cronograma e agenda do 20ºCG, relatórios e formulários para sugestões de propostas. 

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães