Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 23/06/2011

Homens metodistas do Brasil, América Latina e Caribe se reúnem em Porto seguro


O 12º Congresso Nacional das Sociedades Metodistas de Homens e o 1º Latinoamericano y el Caribe, começou na noite de quarta-feira, 22, em Porto Seguro, BA. O evento conta com a participação de metodistas de várias partes do país e América Latina.

De acordo com  um dos organizadores, o Secretário de Correspondência da 4ª Região, Daniel Souza Gomes, 55, cerca 350 pessoas de várias Regiões Eclesiásticas da Igreja Metodista, participam do evento.

Para Guilhermo Matias Guedes, 49, do Chile, o homem metodista precisa ocupar lugares importantes para não perder o foco da missão: “Gostaríamos de ver homens  ocupando posições de serviço em todo o mundo. Que Deus possa confirmar por meio desse encontro o desejo de missão e trabalho no coração dos homens metodistas, pois eles precisam dar testemunho no trabalho e na vida cristã”, declarou o presidente da Confederação Latinoamericana e Caribe.

Guilhermo destacou ainda a importância da contribuição do Rev. Fernando Cezar, da 3ª Região, quando  compartilhou o projeto Recriar a Escola Dominical do Brasil, em 2007, com o Chile. “O rev. Fernando esteve conosco em nossa Assembléia representando a Igreja Metodista Brasileira e, como convidado deu sua contribuição com o projeto Recriar a Escola Dominical”, disse. 

Evento - De São Paulo, vieram 57 adultos e sete crianças, afirma o presidente da Federação da 3ª Região, Geraldo Pinheiro. Alguns congressistas expressaram o sentimento de participar do evento. Nelson Alves, 64, membro na Catedral Metodista em São Paulo foi um deles. "O grande milagre de Deus é o encontro. A igreja só sobrevive quando ela se encontra e consegue viver com o diferente. O objetivo das Federações é conviver com o diferente", revela.

Ailton Siqueira, 55, Presidente da Sociedade de Homens da Igreja Metodista em Nilópolis, RJ, também se pronunciou. "É um prazer imenso ver homens metodistas reunidos em prol da missão".

A Bispa, Marisa de Freitas Ferreira, fez a abertura do evento e disse que é um estímulo para a Região Missionária do Nordeste, Remne, pois é um desafio para que se crie mais sociedades nas igrejas locais. Em sua reflexão baseada em Mateus 1.18-21 e Gálatas 1.1-10, a Bispa disse que Deus levantou muitas pessoas para a obra - Moisés, Jacó entre outros, mas a "escolha de Cristo foi consciente, Jesus não foi vítima de ninguém, Ele se entregou, foi uma escolha desejada", disse ao se referir que, mais uma vez, Deus não nos abandonou e cria recursos para que o ser humano possa se voltar para Ele e, "que nenhuma religião tome o lugar de Deus”.

Após aprovação dos relatórios, tanto do presidente da confederação, Abdenêgo Eugênio, que destacou o sonho de “fazer com que cada homem metodista se torne um evangelista” e dos presidentes das federações, o pastor da Igreja Anglicana em Recife, Sergio Andrade, conduziu um momento sobre a violência contra a mulher.

“Como líderes cristãos temos que tomar decisões dentro de nossas comunidades para combater a violência contra a mulher", afirmou o autor do livro, Até Quando? juntamente com Aileen Silva Carroll. Que há dez anos dá palestra para homens sobre o tema. “A Igreja evangélica nesse país precisa lutar pela causa da violência contra a mulher. Essa é uma causa nossa, cristã", disse.

O historiador e teólogo, José Carlos Barbosa, ao editar o livro Negro não entra na Igreja, espia da banda de fora, descobriu que não há diferença entre igrejas evangélicas. Barbosa destacou o sermão de Wesley sobre o rei Agripa citado por Lucas em Atos 26.28 que blefou quando disse que quase foi persuadido se tornando um cristão. Disse ainda que a instituição começa a fraquejar quando abandona a doutrina da santificação. “Que não façamos nenhuma concessão com os reis Agripa, Herodes dos tempos modernos, porque o comprometimento exige sintonia com a cruz”, disse.

Acompanhe o evento pelas Redes Socias - Twitter: @jornalexpositor, @metodistabrasil  e pelo Facebook: metodistabrasil.

Veja aqui o ábum de fotos do Congresso Nacional das Sociedades Metodistas de Homens.

Veja reportagem completa no jornal Expositor Cristão de julho

Pr. José Magalhães

 


Posts relacionados

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães