Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 20/09/2013

Igreja e Aids II

 Por Juan Michel

 TORONTO, 14 de agosto (ALC/EAA) - A Conferência Internacional sobre Aids, que começou ontem, em Toronto, oferece um espaço único e inédito para líderes e ativistas religiosos. Eles têm a responsabilidade de usá-lo para demonstrar que "os grupos de inspiração religiosa têm sido parte do problema, mas também são parte da solução".

Quem o afirma é o co-presidente do comitê do Programa de Liderança da Conferência AIDS 2006 e membro do comitê executivo de Religiões pela Paz, o norueguês Gunnar Stalsett.

Ex-bispo de Oslo e ex-secretário geral da Federação Luterana Mundial, Stalsett participou do evento "Fé em ação: mantenhamos a promessa", coordenado pela Aliança Ecumênica de Ação Mundial, que ocorreu de 11 a 13 de agosto, em Toronto, em preparação à Conferência AIDS 2006.

 Stalsett pensa que o papel dos líderes e ativistas religiosos é o de desafiar e inspirar os líderes políticos. A Conferência AIDS 2006 acontece "num momento muito especial, marcado pela ansiedade e a esperança". Seu tema - Tempo de cumprir - expressa "certa tristeza pela brecha entre o dito e o realmente feito".

 No entanto, disse Stalsett, a intervenção de líderes e ativistas religiosos não deve ser a de "envergonhar os líderes políticos pelo que não fizeram, mas trazer-lhes a pergunta: O que se precisa para alcançar aquilo que prometeram?" Ele acrescentou: "Nós não somos os únicos que representam fé e compromisso; também há pessoas de fé em outras posições e devemos ser seus interlocutores".

 Os grupos de inspiração religiosa contam com uma herança comum, que estende pontes através das divisões religiosas, afirmou Stalsett. O que agora se precisa é "cooperação, coordenação e unidade de propósito". Porque "as pessoas que morrem de AIDS, nossas palavras não as ajudam, mas unicamente nossas ações", disse.

Mas também se precisa outra coisa: "honestidade acerca das forças que impulsionam essa pandemia". Os líderes religiosos experimentam certo desconforto ao falar sobre essas realidades, ao nomeá-las. Citando o secretário geral da ONU, Kofi Annan, Stalsett disse que na pandemia do HIV/Aids "trata-se de sexualidade, drogas, prostituição, homossexualidade, infidelidade, promiscuidade".

 Os que representam grupos religiosos "têm que usar essas palavras para mostrar que estão em contato com a realidade e ser escutados", disse Stalsett. "Depois, certamente, têm direito a esperar que os políticos, técnicos e burocratas compreendam que se trata de um assunto espiritual, de ética e de valores".

 "Creio que é aqui que o encontro necessita ser fortalecido e onde nos necessitamos uns aos outros", disse Stalsett.


----------------------------------------------------------------

Agencia Latinoamericana y Caribeña de Comunicación
Apartado postal 14-225 Lima 14 Perú
Tel. (51 1) 242-7312 - Correo-e:
director@alcnoticias.org
http://www.alcnoticias.org - http://www.alcpress.org


Posts relacionados

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães