Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 09/09/2010
Igreja Episcopal introduz nova referência a Deus
A Igreja Episcopal da Escócia sugeriu que seus ministros não mais se refiram a Deus como de gênero masculino, informou o diário britânico The Daily Telegraph. A medida propõem, assim, que se evite o uso de Senhor, Ele, e Todo-Poderoso nos serviços religiosos. Episcopais entendem que Deus está acima de qualquer definição de gênero.
As alterações foram introduzidas pelo Comitê Eclesiástico para a Liturgia em consulta ao Sínodo Geral e ao Colégio dos Bispos. Os novos usos litúrgicos não têm a unanimidade do clero. Há quem argumente que a palavra “man”, homem em inglês, inclui tanto o homem como a mulher. Depois, alegam, o Novo Testamento refere-se a Deus Pai e ao seu Filho, Jesus Cristo.
Ao outorgar a Deus um gênero concreto “tentamos descrever com a ajuda do idioma humano uma noção que não pode ser descrita”, argumentou o coordenador do Comitê, Darren McFarland. “Não estamos dizendo que Deus não seja do sexo masculino. Deus é também do sexo feminino”, disse.
Os novos textos litúrgicos não têm, contudo, caráter obrigatório e poderão ser usados de acordo com a preferência do sacerdote. A Igreja Episcopal da Escócia tem 54 mil fiéis.
Fonte: ALC Notícias
Posts relacionados
Eventos Expansão Missionária, Projetos Expansão Missionária, Expansão Missionária, Geral, por Sara de Paula
Geral, por José Geraldo Magalhães
Geral, por José Geraldo Magalhães
Geral, por José Geraldo Magalhães
Geral, por José Geraldo Magalhães
Geral, por José Geraldo Magalhães