Publicado por Sara de Paula em Destaques Nacionais - 26/09/2022

Igreja Metodista brasileira lamenta tragédia com jovens metodistas na Venezuela

FOTO: Víctor Ramírez, líder nacional da juventude do CIEMVE, e filho do bispo Thoby Ramírez, faleceu neste trágico acidente. Foto cortesia da Federação de Jovens Metodistas da Venezuela (FJMV) para Comunicações Metodistas Unidas.

A Igreja Metodista brasileira lamenta o falecimento e o desaparecimento de jovens metodistas venezuelanos que se reuniam em um encontro nacional no último sábado, dia 24 de setembro, no estado de Táchira (fronteira com a Colômbia). Até o momento 26 pessoas foram declaradas desaparecidas, 10 foram socorridas por equipes de resgate e 7 foram encontradas mortas. Entre as pessoas falecidas já identificadas está Víctor Ramírez, líder nacional da juventude CIEMVE, e filho do bispo Thoby Ramírez.


Palavra do Colégio Episcopal brasileiro ao Bispo Thoby Ramírez e Igreja Evangélica Metodista na Venezuela
Leia a carta em espanhol

Ao Bispo Thoby Ramírez
Igreja Evangélica Metodista na Venezuela

Graça e Paz! 

“Na minha angustia clamo ao Senhor e Ele me ouve” Sl 120.1
Porque agora vemos como em espelho, obscuramente, então veremos face a face.”  I Co 13.12

Estimado Bispo e Igreja.

Expresso, em nome do Colégio Episcopal e da Igreja Metodista do Brasil, nossas condolências para a Igreja Metodista em Venezuela, pelo sofrimento e falecimento dos jovens, e sabemos o quanto é difícil lidar com a dor, o sofrimento e perda de tantas pessoas amadas. Estendemos também nossas condolências para cada família e sabemos que as palavras não resolvem, somente o Deus criador do Universo pode nos dar força.

Nossa tristeza com a morte é transformada com o conhecimento de que Jesus é o único capaz de ser “nosso refúgio e força, auxilio sempre presente em nossas tribulações” (Salmos 46.1). Certamente, nós choramos do profundo de nossas almas, mas Deus continua cuidando de nós em todo tempo. 

Que neste momento Deus promova o desenvolvimento da santidade bíblica na vida da igreja Venezuelana, seu bispo, sua liderança e todo povo metodista na Venezuela e os alcance com sua graça e misericórdia. 

Fraternalmente, em Cristo,

BISPO LUIZ VERGÍLIO BATISTA DA ROSA – Presidente do Colégio Episcopal
BISPO JOSÉ CARLOS PERES – Vice-Presidente do Colégio Episcopal
BISPO PAULO RANGEL DOS SANTOS GONÇALVES
BISPO ROBERTO ALVES DE SOUZA
BISPO ADONIAS PEREIRA DO LAGO
BISPO JOÃO CARLOS LOPES
BISPO EMANUEL ADRIANO SIQUEIRA DA SILVA
BISPA HIDEÍDE APARECIDA GOMES DE BRITO TORRES
BISPO FÁBIO GOMES DA SILVA
REVDA. JOANA D'ARC MEIRELES


A equipe de Comumnicações da Igreja Metodista Unida (Noticias MU), traz atualizações sobre o caso no site umnews.org. Confira abaixo a matéria escrita pelo Rev. Gustavo Vasquez, Diretor de Notícias Metodista Unida para o público hispano-latino. 

Tragédia lamenta Metodismo na Venezuela

Um grupo de jovens do Concilio de Iglesias Evangélicas Metodistas de Venezuela (Conselho de Igrejas Evangélicas Metodistas da Venezuela) (CIEMVE), que se encontrava em um acampamento na localidade denominada La Lobatera, no estado de Táchira (fronteira com a Colômbia), foi inesperadamente arrastado pela cheia de um rio na região.

Nos últimos relatórios publicados nas redes sociais pelas autoridades de Proteção Civil do Estado de Táchira, sabe-se que 7 corpos sem vida de jovens desaparecidos foram resgatados.

Segundo a mídia local, o grupo de aproximadamente 36 pessoas, entre jovens e lideranças, estava celebrando o acampamento nacional da Federação da Juventude Metodista da Venezuela (FJMV) em um clube da região. Parte do grupo estava realizando uma atividade ao ar livre quando ficaram presos pela subida prematura do fluxo do riacho "La Molina", que os impediu de voltar, segundo informaram sobreviventes à mídia local.

FOTO: Oficiais de diferentes órgãos de resgate estabeleceram o Centro de Operações de Emergência do COE, no Clube Los Potreritos, para coordenar o atendimento dos(as) jovens resgatados(as), aos quais prestaram atendimento médico primário, psicológico e de abrigo, ao mesmo tempo em que seguem a busca por desaparecidos(as). Foto cortesia da Proteção Civil do estado de Táchira, Venezuela.

Segundo o governador do Estado de Táchira, Freddy Bernal, 26 pessoas foram declaradas desaparecidas, 10 foram socorridas por equipes de resgate e 7 foram encontradas mortas. Oficiais da Proteção Civil, da Polícia Estadual e da Guarda Nacional participaram da operação de resgate.

O diretor da Proteção Civil de Táchira, Yesnardo Canal, informou que até as 18h (horário venezuelano) deste sábado, 24 de setembro, os corpos dos falecidos não haviam sido identificados. O que foi confirmado é que dois dos corpos são de mulheres. No entanto, através das redes sociais, soube-se que um dos homens falecidos é Víctor Ramírez, líder nacional da juventude CIEMVE, e filho do bispo Thoby Ramírez.

Segundo informações da mídia local, Víctor Ramírez morreu afogado ao tentar ajudar outros jovens que foram arrastados pela corrente. Ramírez foi um dos coordenadores e líderes que participaram deste acampamento nacional, que aconteceria entre os dias 23 e 25 de setembro, com a participação de jovens de igrejas de vários estados da Venezuela.

Por outro lado, Yesnardo Canal, sublinhou que "a zona onde ocorreu este trágico incidente é de difícil acesso e tem temperaturas baixas, razão pela qual os funcionários permaneceram 24 horas contínuas nos trabalhos de busca e salvamento, tendo avançado cerca de 13 quilômetros de onde se presume que foram arrastados pela corrente”.

NOTA: O Conselho de Igrejas Evangélicas Metodistas da Venezuela (CIEMVE), juntamente com a Comunidade Metodista Cristã da Venezuela (CCMV), são duas comunidades de fé que mantêm relações fraternas com a Igreja Metodista Unida.

Rev. Gustavo Vasquez | Notícias MU
Leia o conteúdo original aqui.


Outras manifestações

Denominações brasileiras lamentaram o acontecido, como a Igreja Presbiteriana no Brasil. "Clamemos pelo consolo do Espírito Santo sobre a Igreja Metodista Venezuelana", inicia o conteúdo publicado no site da denominação. Leia aqui. 

A Igreja Metodista na Argentina divulgou em seu site oficial uma manifestação voltada para os irmãos e irmãs venezuelanos com o título "Como Igreja Evangélica Metodista Argentina nos unimos a dor do povo metodista na Venezuela". Leia aqui. 


Posts relacionados

Geral, Oficial, Destaques Nacionais, Colégio Episcopal, Política, por José Geraldo Magalhães

Fake news: esclarecimento do Colégio Episcopal

O Colégio Episcopal vem a público informar que notícias que estão sendo veiculadas na internet, principalmente na página do Facebook chamada Wesley Depressivo, dizendo que a Igreja Metodista apoia candidatos políticos ou não deve votar em tal candidato é falsa. Nós, Bispos e Bispas, já orientamos os membros da Igreja em documento publicado no Órgão Ofical Metodista - Jornal Expositor Cristão na edição de setembro e no site institucional (www.metodista.org.br). Os documentos estão acessíveis ao público gratuitamente. Nosso dever é orientar a Igreja em todos os âmbitos da missão. 

Destaques Nacionais, por José Geraldo Magalhães

Lutero como tradutor

Estamos nos aproximando das comemorações do dia da Reforma. Tradicionalmente esta celebração tem sido relacionada com o dia em que Martin Lutero afixou no portão da Igreja de Wittemberg as suas 95 Teses, mas não se pode perder de vista que a Reforma é muito mais que isso.

Destaques Nacionais, por José Geraldo Magalhães

Bispo Stanley da Silva Moraes permanecerá internado no Hospital das Clínicas de dez a 15 dias

O Secretário do Colégio Episcopal da Igreja Metodista, bispo Stanley da Silva Moraes, foi submetido a uma cirurgia de transplante de rins na manhã de domingo (31) e deve permanecer internado no Hospital das Clínicas, em São Paulo, de dez a 15 dias.