Publicado por José Geraldo Magalhães em Educação - 30/06/2011

Escola Bíblica de Férias 2011

Escola Bíblica de Férias 2011
 

Sinalizar o Amor de Deus! Tô dentro!
 

Eu sou sinal maravilhoso da graça! (Salmo 139.14)
 

É com alegria que compartilhamos com você mais um caderno de atividades para a Escola Bíblica de Férias (EBF), um trabalho que tem abençoado crianças por todo o nosso país.

Com o final do período eclesiástico nacional, estamos encerrando o tema norteador do Colégio Episcopal da Igreja Metodista Testemunhar os sinais da graça na unidade do corpo de Cristo. Por isso, o tema deste ano é Sinalizar o amor de Deus! Tô Dentro! Vamos trabalhar com as crianças o tema Sinalizar, como nossa resposta à graça de Deus nas nossas vidas. Queremos convidá-las a fazer isso na sua família, na escola, nos parques, na sua vizinhança e por todos os seus caminhos. O versículo bíblico norteador é Salmo 139.14: Somos o sinal maravilhoso da graça de Deus.

É essencial que o mundo reconheça o amor de Deus! Cada pessoa é um importante sinalizador deste amor para transformar o mundo. Queremos que as crianças, como participantes do Reino, aprendam a emitir tais sinais nas suas ações e nos seus locais de convivência e, assim, possam se sentir alegres missionárias do Senhor.

As crianças, como agentes mirins da missão, necessitam de educadores/as comprometidos/as com a Palavra de Deus, para orientá-las sobre o amor divino, num mundo cada vez mais carente dos sinais deste amor. Por meio da educação, elas poderão acreditar que a transformação do mundo é possível, agindo para este propósito: "Até as crianças de dará a conhecer por suas ações" (Pv 20.11).

A EBF deixa marcas significativas na vida infantil. Sempre temos a alegria de compartilhar muitas transformações de famílias que começaram pelas crianças. Assim, a EBF é um espaço essencial. Não se pode definir a dimensão que ela atinge, mas temos certeza de que a mão de Deus está presente. São dias muito gostosos e oportunos, pois ficamos um tempo maior com as crianças e podemos vivenciar um ambiente de amor, alegria, paz e harmonia.

Muitas pessoas não sabem ou não reconhecem este amor e, por isto, muitas vezes, têm atitudes que tornam a vida em sociedade muito difícil. Mas, sob o amor de Deus, podemos sinalizar a sinceridade, a harmonia, o respeito, a obediência, e a solidariedade, pois estamos comprometidos/as com o Pai.

Sinalizar o amor de Deus! Tô Dentro! Não é um tema para ser trabalhado somente com as crianças. Os/as adultos/as também precisam se envolver neste projeto. Afinal, as crianças aprendem com os exemplos das pessoas de seu convívio. Infelizmente, muitas crianças estão convivendo com pessoas que não reconhecem o amor. Elas vivenciam a falta de respeito que acontece no trânsito; a falta de diálogo no seu lar, as agressões presentes no cotidiano e também nos programas televisivos.

Nós, como educadores/as, temos que mostrar-lhes que existe uma forma diferente de se viver, em ambiente de paz e união. O que faz a diferença na vida das pessoas, o que pode acabar com as guerras e as brigas é a presença de Deus.

Os dias de EBF, num ambiente amoroso, de união, de alegria, são sinalizadores de um novo modelo de convivência. As crianças podem sentir como é boa a vida com Deus e levar esta mensagem para as suas casas.

Que Deus abençoe a vida dos/as nossos/as educadores/as, neste trabalho importante para a vida das crianças e da sociedade. Que Ele nos oriente no acolhimento a todas as crianças!

Uma Escola Bíblica abençoadora para todos e todas!

Um abraço carinhoso,

 

Elci Pereira Lima

Coordenadora do DNTC (Departamento Nacional de Trabalho com crianças)

 

o Clique aqui para baixar o PDFo


Veja também as EBFs dos anos anteriores:
 

o Escola Bíblica de Férias 2010

o Escola Bíblica de Férias 2009


o Escola Bíblica de Férias 2008


o Escola Bíblica de Férias 2007

 


Posts relacionados

Educação, Liturgia, Departamento Nacional de Trabalho com Crianças, Escola Dominical, por José Geraldo Magalhães

Reflexão: Uma Igreja que se preocupa com as crianças!

Uma igreja que se preocupa com as crianças é uma igreja que se importa com o seu presente e que se preocupa com o seu futuro. As crianças são o futuro da Igreja, sim; mas também são o presente da Igreja. Elas adornam, animam e são parte viva do Corpo de Cristo. O louvor da boca dos pequeninos é maravilhoso! Os testemunhos muitas vezes trazem o pai, a mãe e não raramente toda a família para Jesus e para a Comunidade do Povo de Deus! 

Escola Dominical, Liturgia, Educação, por José Geraldo Magalhães

Acesse o material de apoio para celebrar o Pentecostes

No próximo domingo, dia 8, celebra-se o Dia de Pentecostes. Para tornar a data mais festiva, o Departamento Nacional de Escola Dominical da Igreja Metodista preparou vários materiais de apoio. Confira abaixo:

Escola Bíblica de Férias, Departamento Nacional de Trabalho com Crianças, Destaques Nacionais, Mídia, Educação, por Julyana Rodrigues

Escola Bíblica de Férias 2014

Está disponível o material orientador para a Escola Bíblica de Férias 2014. Organizada sob o tema de trabalho do ano "Meninos e Meninas nos Caminhos da Missão", o caderno está com vários recursos e passo a passo para desenvolver às atividaes com as crianças. Download gratuito!

Educação, por José Geraldo Magalhães