Publicado por José Geraldo Magalhães em Educação - 30/06/2011

Escola Bíblica de Férias 2011

Escola Bíblica de Férias 2011
 

Sinalizar o Amor de Deus! Tô dentro!
 

Eu sou sinal maravilhoso da graça! (Salmo 139.14)
 

É com alegria que compartilhamos com você mais um caderno de atividades para a Escola Bíblica de Férias (EBF), um trabalho que tem abençoado crianças por todo o nosso país.

Com o final do período eclesiástico nacional, estamos encerrando o tema norteador do Colégio Episcopal da Igreja Metodista Testemunhar os sinais da graça na unidade do corpo de Cristo. Por isso, o tema deste ano é Sinalizar o amor de Deus! Tô Dentro! Vamos trabalhar com as crianças o tema Sinalizar, como nossa resposta à graça de Deus nas nossas vidas. Queremos convidá-las a fazer isso na sua família, na escola, nos parques, na sua vizinhança e por todos os seus caminhos. O versículo bíblico norteador é Salmo 139.14: Somos o sinal maravilhoso da graça de Deus.

É essencial que o mundo reconheça o amor de Deus! Cada pessoa é um importante sinalizador deste amor para transformar o mundo. Queremos que as crianças, como participantes do Reino, aprendam a emitir tais sinais nas suas ações e nos seus locais de convivência e, assim, possam se sentir alegres missionárias do Senhor.

As crianças, como agentes mirins da missão, necessitam de educadores/as comprometidos/as com a Palavra de Deus, para orientá-las sobre o amor divino, num mundo cada vez mais carente dos sinais deste amor. Por meio da educação, elas poderão acreditar que a transformação do mundo é possível, agindo para este propósito: "Até as crianças de dará a conhecer por suas ações" (Pv 20.11).

A EBF deixa marcas significativas na vida infantil. Sempre temos a alegria de compartilhar muitas transformações de famílias que começaram pelas crianças. Assim, a EBF é um espaço essencial. Não se pode definir a dimensão que ela atinge, mas temos certeza de que a mão de Deus está presente. São dias muito gostosos e oportunos, pois ficamos um tempo maior com as crianças e podemos vivenciar um ambiente de amor, alegria, paz e harmonia.

Muitas pessoas não sabem ou não reconhecem este amor e, por isto, muitas vezes, têm atitudes que tornam a vida em sociedade muito difícil. Mas, sob o amor de Deus, podemos sinalizar a sinceridade, a harmonia, o respeito, a obediência, e a solidariedade, pois estamos comprometidos/as com o Pai.

Sinalizar o amor de Deus! Tô Dentro! Não é um tema para ser trabalhado somente com as crianças. Os/as adultos/as também precisam se envolver neste projeto. Afinal, as crianças aprendem com os exemplos das pessoas de seu convívio. Infelizmente, muitas crianças estão convivendo com pessoas que não reconhecem o amor. Elas vivenciam a falta de respeito que acontece no trânsito; a falta de diálogo no seu lar, as agressões presentes no cotidiano e também nos programas televisivos.

Nós, como educadores/as, temos que mostrar-lhes que existe uma forma diferente de se viver, em ambiente de paz e união. O que faz a diferença na vida das pessoas, o que pode acabar com as guerras e as brigas é a presença de Deus.

Os dias de EBF, num ambiente amoroso, de união, de alegria, são sinalizadores de um novo modelo de convivência. As crianças podem sentir como é boa a vida com Deus e levar esta mensagem para as suas casas.

Que Deus abençoe a vida dos/as nossos/as educadores/as, neste trabalho importante para a vida das crianças e da sociedade. Que Ele nos oriente no acolhimento a todas as crianças!

Uma Escola Bíblica abençoadora para todos e todas!

Um abraço carinhoso,

 

Elci Pereira Lima

Coordenadora do DNTC (Departamento Nacional de Trabalho com crianças)

 

o Clique aqui para baixar o PDFo


Veja também as EBFs dos anos anteriores:
 

o Escola Bíblica de Férias 2010

o Escola Bíblica de Férias 2009


o Escola Bíblica de Férias 2008


o Escola Bíblica de Férias 2007

 


Posts relacionados

Destaques Nacionais, Educação, por José Geraldo Magalhães

Reflexão: avaliação e confessionalidade no XIV Encontro Nacional Metodista de Educadores

O XIV Encontro Nacional Metodista de Educadores (ENAME) iniciou na manhã dessa sexta-feira (25), no Edifício Capa, da Universidade Metodista de São Paulo. O tema geral do XIV ENAME será “Avaliação e a concretização da confessionalidade no processo educativo”. O evento conta com três conferências e três painéis temáticos que serão distribuídos durante os dias do encontro que termina no próximo sábado às 12h30.

Educação, por José Geraldo Magalhães

Instituições Educacionais Metodistas apresentam seu novo Diretor Geral

Robson Ramos de Aguiar possui mais de 20 anos de experiência na área financeira sendo, atualmente, gestor na área financeira do comitê organizador dos jogos Olímpicos Rio 2016.