Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 13/09/2013

Igreja Metodista mantém projeto de dessalinização da água

 

Mulheres de Varjada
Foto: Joanna Calazans/ fotógrafa do terceiro setor

A região semi-árida retratada por Graciliano Ramos em “Vidas Secas”, onde o sertanejo é derrotado pela natureza dura, expulso da terra pela impossibilidade de um futuro, não é mais a realidade na comunidade de Varjada, localizada no município de Passira, Pernambuco. Desde que o “Projeto de Manutenção do Poço Artesiano e dessalinizador em Varjada” entrou em ação, as condições de moradia, higiene, saúde e de economia daquelas famílias melhoraram.

O projeto - idealizado pela Igreja Metodista na região Nordeste - está instalado em uma área composta de rochas calcárias, com grandes quantidades de sais, que não são os mesmos encontrados no mar que dão origem ao sal de cozinha. Esses sais são formados principalmente por cálcio e magnésio que deixam a água imprópria para o consumo humano e favorecem a formação de pedras nos rins e vesícula. Com a implantação de dessalinizadores, a comunidade encontrou finalmente uma maneira de purificar a água.

Como funciona o sistema

O sistema dessalinizador padrão tem capacidade em média de 25 metros cúbicos de água por dia e funciona por meio de osmose reversa. Isso ocorre através do impulso de duas soluções de concentrações diferentes que se encontram separadas por uma membrana semipermeável.  Várias camadas finas e unidas que são enroladas em espiral ao redor de um tubo plástico, permitindo, assim, que atravesse a água, sendo retidos os sólidos dissolvidos. Quando a água a ser tratada passa através da superfície da membrana é coletada água potável no centro do tubo.

Varjada é uma comunidade situada na zona rural, a 112 km de Recife. A comunidade é formada por agricultores e bordadeiras, que atuam na economia formal e informal. Cerca de 40% das famílias sobrevive com menos de um salário mínimo. Antes do início do projeto, 90% das famílias não tinham acesso à água potável. Hoje, graças ao projeto, já são  cerca de 100 famílias beneficiadas diretamente.

Histórico

A Igreja Metodista está no Nordeste há cerca de 50 anos. Tem desenvolvido um trabalho missionário em Varjadas desde 1991 com visitas e evangelização e a partir do ano 1999, com a construção do Templo, deu início ao trabalho social direcionado para somar esforços com a comunidade em busca de novas perspectivas que pudessem vir a dar dignidade de vida a todos e todas daquela localidade. 

Diana Gilli


Posts relacionados

Geral, por Sara de Paula

Como usar o Google Drive para organizar arquivos da sua Igreja

Nesse tempo de distanciamento social as igrejas buscam ferramentas para seguir se organizando com seus grupos de trabalho, sociedades e ministérios. No vídeo abaixo apresentamos na série de dicas de ferramentas digitais para igrejas, a ferramenta Google Drive, para se organizar de forma gratuita com a sua equipe.

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães