Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 13/09/2013
Igreja Metodista Unida coopera com Ministério da Educação na erradicação do analfabetismo
![]() |
Luanda – A Igreja Metodista Unida, Conferência Anual do Leste de Angola, tem um protocolo de cooperação, desde 1998, com o Ministério da Educação (MED) tendente a erradicação do analfabetismo no país, informou hoje, segunda-feira, o director de departamento de Educação dessa congregação religiosa, Samuel Armando de Almeida Agostinho. |
De acordo com Samuel Armando de Almeida Agostinho, o referido protocolo prevê o fornecimento de material escolar, orientações metodológicas e prevê a comparticipação salarial aos formadores, no equivalente a 100 dólares americanos, salientando que "esse montante ainda não é muito significativo, mas tende a aumentar".
A nível da Conferência Anual do Leste de Angola, aludiu, existem cerca de sete mil 280 alfabetizandos, cujas aulas são asseguradas por mais de 300 alfabetizadores.
Referindo-se aos horários, Samuel Agostinho explicou que os mesmos são diversos, variando de acordo com a realidade geográfica e social das populações. Mas, disse, de uma maneira geral, as aulas de alfabetização funcionam nos períodos da manhã e da tarde nas próprias igrejas e em algumas escolas.
As organizações de mulheres e de jovens adultos e da juventude estão fortemente engajadas no processo de alfabetização como alfabetizadores e como alfabetizandos, principalmente as mulheres.
Para si, o trabalho é positivo, quer do ponto de vista quantitativo quer qualitativo, porque "o índice dos aprovados foi superior em relação aos reprovados".
"Do ponto de vista quantitativo, a medida que o tempo passa, o número aumenta e quanto ao qualitativo, o processo de alfabetização tem estado a contribuir na melhoria da visão de novos tempos, no processo do planeamento familiar, no aumento do emprego, entre outros", precisou.
A Igreja Metodista Unida Conferência do Leste de Angola tem 13 distritos, que correspondem a 12 províncias.
Posts relacionados
Comunicado Institucional | Jejum e Oração pela Pátria | 2ª Região Eclesiástica
A data de sete de setembro, deste ano, nos lembra dos 199 anos de independência da Monarquia Portuguesa. Uma data significativa que remonta os primórdios de fundação de nosso País, com todas as contradições históricas. Como cristãos e cristãs metodistas devemos orar permanentemente pela nossa Pátria, constituída pelos nossos povos nativos, somado a tantas outras etnias que para cá vieram, de diferentes lugares e pelas mais diversas razões, ao longo de cinco séculos. Esta realidade é responsável pela a amálgama social, que nos constitui como único povo brasileiro. Como cristãos e cristãs metodistas acreditamos na separação entre Estado e Igreja, e que nenhuma forma de governo e pessoas, alçadas à condição de governantes, podem ser consideradas como legítimas representantes de uma Teocracia instaurada aqui na terra.
Semana do Meio Ambiente: uma oportunidade de reflexão, ação e testemunho para a igreja
A Igreja Metodista é uma das organizações que fazem parte da Campanha Renovar Nosso Mundo. A Pastora Thaiana Assis, da Igreja Metodista Central de João Pessoa (PB), é a representação metodista dentro da mobilização, e ela será responsável pela mediação da primeira live do Momento Global, com o tema “Por que os cristãos devem se importar com o meio ambiente?". Confira a programação completa das transmissões: