Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 13/09/2013
Igreja Metodista Unida coopera com Ministério da Educação na erradicação do analfabetismo
Luanda – A Igreja Metodista Unida, Conferência Anual do Leste de Angola, tem um protocolo de cooperação, desde 1998, com o Ministério da Educação (MED) tendente a erradicação do analfabetismo no país, informou hoje, segunda-feira, o director de departamento de Educação dessa congregação religiosa, Samuel Armando de Almeida Agostinho. |
De acordo com Samuel Armando de Almeida Agostinho, o referido protocolo prevê o fornecimento de material escolar, orientações metodológicas e prevê a comparticipação salarial aos formadores, no equivalente a 100 dólares americanos, salientando que "esse montante ainda não é muito significativo, mas tende a aumentar".
A nível da Conferência Anual do Leste de Angola, aludiu, existem cerca de sete mil 280 alfabetizandos, cujas aulas são asseguradas por mais de 300 alfabetizadores.
Referindo-se aos horários, Samuel Agostinho explicou que os mesmos são diversos, variando de acordo com a realidade geográfica e social das populações. Mas, disse, de uma maneira geral, as aulas de alfabetização funcionam nos períodos da manhã e da tarde nas próprias igrejas e em algumas escolas.
As organizações de mulheres e de jovens adultos e da juventude estão fortemente engajadas no processo de alfabetização como alfabetizadores e como alfabetizandos, principalmente as mulheres.
Para si, o trabalho é positivo, quer do ponto de vista quantitativo quer qualitativo, porque "o índice dos aprovados foi superior em relação aos reprovados".
"Do ponto de vista quantitativo, a medida que o tempo passa, o número aumenta e quanto ao qualitativo, o processo de alfabetização tem estado a contribuir na melhoria da visão de novos tempos, no processo do planeamento familiar, no aumento do emprego, entre outros", precisou.
A Igreja Metodista Unida Conferência do Leste de Angola tem 13 distritos, que correspondem a 12 províncias.