Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 26/01/2011

Igrejas conclamam à virtude na Semana de Oração pela Unidade

Por José Aurelio Paz

Na abertura da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, na terça-feira, 18, o bispo auxiliar de Havana, Juan de Dios Hernández, que para compreender melhor a grandeza e profundidade dos planos de Deus é preciso “limpar nossos olhares e mais honestos em nossos corações, ser pessoas virtuosas e amar como Jesus ensinou”.

Hernádez foi o pregador da celebração que abriu a Semana, em culto reunido na Primeira Igreja Presbiteriana Reformada da capital. “Hoje faltam testemunhas que vivam a virtude com a necessária perseverança em meio a tantas dificuldades”, proclamou. Para que Deus não seja um conceito e a unidade não seja demagogia, precisa-se de testemunhas que a tornem visível, agregou.

O templo estava lotado de evangélicos, protestantes e católicos. O pastor Héctor Méndez, da igreja local, deu as boas-vindas e convidou os presentes a celebrarem e louvar a Deus num espírito único. Ele agradeceu a presença de personalidades, entre elas o núncio apostólico, monsenhor Angelo Beccu, e o presidente do Conselho de Igrejas de Cuba (Cic), pastor Marcial Miguel Hernández.

A preparação do material litúrgico e bíblico para a celebração da Semana é coordenada, desde 1968, pela Comissão de Fé e Constituição do Conselho Mundial de Igrejas (CMI) em conjunto com o Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos, da Igreja Católica.

Este ano, a semana foi inspirada na experiência das igrejas de Jerusalém, adotando o tema “Unidos no ensinamento dos apóstolos, na comunhão fraterna, na partilha do pão e na oração”. No hemisfério Norte, a Semana é realizada, costumeiramente, em janeiro, enquanto no Sul ela ocorre em torno de Pentecostes.



Posts relacionados

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães