Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 13/09/2013

Igrejas históricas reúnem-se para tratar do relacionamento com o Estado

Igrejas históricas reúnem-se para tratar do relacionamento com o Estado

No dia 24 de maio, as lideranças de várias igrejas “históricas” do Brasil estarão reunidas na Sede Nacional da Igreja Metodista, em São Paulo. Na pauta, a discussão sobre a legislação brasileira e o relacionamento entre Igreja e Estado.

 

Esta é a segunda reunião com as Igrejas para tratar desta importante questão, trazida à tona especialmente após o recente acordo realizado pelo governo brasileiro com o Vaticano.

 

A reunião teve como objetivos criar um organismo que reúna igrejas evangélicas que tenham identidade estabelecida para discutir as dificuldades comuns encontradas no relacionamento com o Estado, principalmente em questões referentes à Justiça do Trabalho. Também serão tratadas questões referentes ao registro de estatutos das igrejas. Busca-se defender, em conjunto, diante dos poderes constituídos, a tese de que as igrejas históricas  não são “grupos econômicos”, como muitas vezes elas tem sido tratadas, mas comunidades religiosas.

 

No dia 30 de março, estiveram reunidas no edifício João Calvino, da Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo, as seguintes lideranças: bispo João Carlos Lopes e bispo Stanley Moraes (representando a Igreja Metodista) e reverendos Augustus Nicodemos Lopes (Igreja Presbiteriana do Brasil, IPB); David Charles Gomes (IPB); Roberto Brasileiro da Silva (IPB); Nestor Paulo Friedrich (Igreja Evangélica de Confissão Luterana do Brasil, IECLB); Walter Altmann (IECLB);  Mário Rost (Igreja Evangélica Luterana do Brasil, IELB); Enoc Teixeira Wenceslau (Igreja Presbiteriana Unida, IPU); José Roberto Cavalcante (IPU); Advanir Alves Ferreira (Igreja Presbiteriana Renovada do Brasil, IPRB); Valdeci José Gonçalves (IPRB) e Gerson Correia de Lacerda (Igreja Presbiteriana Independente do Brasil, IPIB). Para a reunião do dia 24 de maio, serão convidadas também as presidências das igrejas Metodista Wesleyana e Evangelho Quadrangular.


Posts relacionados