Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 20/09/2013

IM em Benfica

 

A história da Igreja Metodista em Benfica, Juiz de Fora, MG, está próxima de seus 50 anos. Tudo começa em 1952. Após algumas tentativas, fervorosos irmãos oriundos da Igreja Metodista Central em Juiz de Fora, MG, decidem, novamente, migrar para a Zona Norte da cidade com o intuito de fazer conhecido o Evangelho nesta região. Anos mais tarde, o Rev. Lair Gomes de Oliveira realizou suas primeiras investidas no bairro Benfica, tendo seu trabalho em muito contribuído para o desenvolvimento do Evangelho.

 

Estrategicamente, no ano de 1957, iniciou-se um trabalho de visitação junto a algumas famílias. O aspirante ao ministério Onofre José de Freitas e o jovem Wilmar Magalhães estavam à frente deste trabalho sob a supervisão do Rev. Manoel Batista Leite. A partir de então, organizou-se a Escola Dominical "Martinho Lutero", sendo realizado o primeiro encontro na residência do irmão Antônio Alvim, no bairro Araújo.

 

Com a assistência de, aproximadamente, seis famílias, entre elas a família do Sr. Jorge Felício, Sr. José Alexandre da Costa, Sr. Geraldo de Oliveira Souza e D. Iracema Mendes, o trabalho desses dedicados irmãos e irmãs foi abençoado por Deus.

 

Consequentemente houve colheita de muitos frutos. Outras famílias foram visitadas como a do Sr. José Ferreira Pinto, Sr. Humberto Lúcio Bruneli, Sr. Manoel Messias de Souza e do Sr. Antônio Júlio. Todas essas pessoas ficaram vivamente impressionadas com o trabalho e passaram a fazer parte da Escola Dominical.

 

A participação destas famílias formou um grupo de 49 pessoas que estudavam a Bíblia aos domingos e louvavam ao Senhor. Mas, juntamente com sua esposa D. Jordelina, doaram um terreno para a construção do templo. Isto foi motivo de muita alegria e gratidão a Deus pela vida desses irmãos. Com isso, a solidificação do trabalho ficou mais evidente, e o surgimento da Igreja Metodista no bairro Benfica, foi um fato consolidado em 24 de março de 1957.

 

A partir deste momento, a Igreja Metodista em Benfica passa a ser guiada pelo Rev. Manoel Soares do Nascimento. Outros líderes vieram a fazer parte desta história como os pastores: Adahyr Cruz, Harmínio de Souza Paulo, Derly Araújo da Silva, José Pires de Almeida Filho, Moacyr Louzada Machado, Charles Wesley Clay, Walter Bastos Geraldo, Iranilde Dias Nascimento, Lúcio Mendonça da Fonseca, Leon Everest Strunk, Martha Strunk, Valdemar Trevenzoli, José Donizete de Souza, Jeremias Ribeiro Carneiro, Roberto Carlos Almeida, Nicomedes Felício de Moura, Manoel Pereira Martins, Moisés Abdon Coppe, Eduardo Machado Gomes e, atualmente, Cláudio Verneque Guerson.

 

Louvamos ao Senhor Deus por esta caminhada vitoriosa e cheia de bênçãos. Não podemos esquecer de irmãos como José Nunes, Jeconias Bragança, Márcio Quaglio, Anita Martins e outros tantos que, pelo seu amor a Cristo, proclamaram o Evangelho nas praças do bairro, e não se importavam pelo fato de algumas pessoas soltarem cachorros raivosos próximo do grupo para assustá-los. É por isto e muito mais que todo povo metodista deve sempre dizer: Ebenézer (Até aqui o Senhor nos ajudou) e sentir orgulho de nossa história. (Colaboração: Pastor

Eduardo Machado Gomes)


Posts relacionados

Geral, por Sara de Paula

Em oração | 17.07.2020

Com o objetivo de mobilizar pessoas a orarem semanalmente e diariamente pelos propósitos selecionados pela área nacional da Igreja Metodista, te convidamos a participar da campanha EM ORAÇÃO. O versículo que conduz a campanha lembra a importância da oração para fazer qualquer coisa: ...porque sem mim nada podeis fazer. (João 15:5b). Confira os pedidos de oração dessa semana.