Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 20/09/2013

Indígenas

 

Francelina foi para o espaço urbano em busca de estudo para contribuir na melhoria da vida de seu povo. Fez o ensino médio, a graduação e pós-graduação na cidade. Hoje ao ser questionada sobre sua identidade, diz: "...sou Terena, porque cresci assim, numa família que me fez sentir Terena.  Sempre me afirmo como índia Terena em qualquer lugar..."   Francelina  da Silva  Souza, Terena da aldeia de Jaguapiru, Dourados/MS

 

De 14 a 20 de abril, o GTME, Grupo de Trabalho Missionário Evangélico, promove Campanha Semana dos Povos Indígenas 2008, com o tema ?Povos Indígenas em Espaços Urbanos?. A presença de indígenas em espaços urbanos é fato recorrente em todas as capitais e muitos municípios do interior do Brasil. O IBGE registra a presença de 350 mil indígenas em cidades. Suas motivações e necessidades são diversas, assim como diferentes são as dificuldades enfrentadas e as conquistas alcançadas. Diante dessa realidade, o GTME alerta: para muitas pessoas, falta perceber as cidades como um "lugar de todos" e, portanto, multicultural.

 

Para estudar a Cartilha Povos Indígenas em Espaços Urbanos CLIQUE AQUI.


Posts relacionados

Geral, por Sara de Paula

1ª Capacitação Nacional de Secretários Distritais das Federações de Homens

No dia 25 de setembro de 2021 com início às 15 horas, vai acontecer a 1ª Capacitação Nacional de Secretários Distritais (SDs) das Federações Metodistas de Homens (CMH) de todo Brasil. Tema: Impactando Gerações. Saiba mais sobre o evento.

Geral, por José Geraldo Magalhães