Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 20/09/2013

IPA

Aniversário da instituição será lembrado com sessão solene no dia 9 de maio na Câmara Municipal de Porto Alegre. Festividades iniciam em13 de março

 

A cidade de Porto Alegre comemora a partir de março, os 85 anos do Instituto Porto Alegre da Igreja Metodista (IPA). A abertura oficial das festividades de aniversário do IPA está marcada para às 18h30 do dia 13 de março, com a realização de um culto em Ação de Graças no Auditório Oscar Machado, no prédio A do Campus Central - Unidade IPA (Rua Cel. Joaquim Pedro Salgado, 80). Após a celebração ocorre a posse dos novos pró-reitores do Centro Universitário Metodista.

No dia 17 de março ocorre o lançamento do concurso - Prêmio "Instituto Porto Alegre da Igreja Metodista - IPA 85 Anos", no qual será escolhida a melhor monografia que tratar sobre o aniversário da instituição.

            O Instituto Porto Alegre ainda recebe uma homenagem em sessão solene pela passagem dos 85 anos, proposta pelo vereador Nereu D?Ávila (PDT), ex-aluno da instituição. A cerimônia vai acontecer no dia 09 de maio, às 17h, no plenário Otávio Rocha da Câmara Municipal de Porto Alegre.

            Nereu D'Ávila estudou no Colégio IPA entre os anos de 1954 e 1964. "Foi o período mais belo da minha vida", afirmou o vereador. "O espírito ipaense, a tradição, ética, moral, e os princípios da Igreja Metodista em muito contribuíram para a minha formação", destacou.

            O Instituto Porto Alegre foi fundado pela Igreja Metodista Episcopal do Sul dos EUA (hoje, Igreja Metodista Unida) em fevereiro de 1923, como mantenedor do Instituto Porto Alegre College, uma das escolas mais antigas da capital, funcionando inicialmente em um sobrado na esquina das ruas Marechal Floriano e Salgado Filho. O bispo John Moroe é considerado o seu fundador. Somente em 1924 a instituição foi transferida para o "morro milenar" (Alto Petrópolis), onde está localizada até hoje.

            Na década de 1970, com a aula inaugural da Escola Superior de Educação Física (ESEF) o IPA deu início à sua trajetória na educação superior. Em 2003, as séries iniciais e o ensino fundamental do antigo Colégio IPA foram integrados ao Colégio Americano. E em 2004, o IPA passou a abrigar apenas cursos de graduação, dando início ao projeto da Universidade Metodista do Sul.

Colégio União comemora cem anos de educação metodista em Uruguaiana. CLIQUE AQUI para saber mais.

 


Posts relacionados