Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 13/09/2013

Izabela Hendrix

Instituição incorporada à Metodista de Minas tem 350 estudantes de 190 diferentes igrejas evangélicas

 

O Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix  está incorporando a FATE, Faculdade Teológica Evangélica de Belo Horizonte, Minas Gerais. No Izabela Hendrix já funciona, no Campus Cachoeirinha, um pólo de Educação à Distância da Universidade Metodista de São Paulo, com oferta do curso de Teologia, já na segunda turma. Agora, com a incorporação da FATE, ganha também um curso presencial de Teologia reconhecido pelo MEC.

O Conselho Diretor aprovou a incorporação, com o aval do bispo Roberto Alves, responsável por acompanhar pastoralmente o Izabela, e submeteu a decisão ao Colégio Episcopal, por se tratar de curso de Teologia. No dia 12 de junho, o Colégio Episcopal decidiu-se favoravelmente pela incorporação e acolheu parecer do Conet, Coordenação Nacional de Educação Teológica, que pede adequações acadêmicas e teológicas ao novo curso.

   

O professor Jaider Batista da Silva, diretor geral do Instituto Metodista Izabela Hendrix, explica nessa entrevista como se dará a incorporação da nova instituição de ensino à Rede Metodista:

A Faculdade Teológica Evangélica que passa agora para o Izabela era vinculada a alguma denominação? Como fica a ligação com a instituição metodista?

A FATE foi criada, em 1999, a partir da Igreja Batista da Lagoinha. Na medida em que encaminhou processos de autorização e reconhecimento no MEC, ocorreu o desligamento amigável com a igreja de origem, mas manteve-se como principal referência de formação teológica para a crescente comunidade evangélica da região metropolitana. Após um período de tentativa de gestão autônoma, a equipe de direção deu-se conta das dificuldades econômicas que uma faculdade isolada carrega e o quanto isso poderia colocar em risco o projeto acadêmico bem avaliado. A equipe diretiva decidiu não aceitar propostas de venda da faculdade para grupos que a haviam sondado e buscou o Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix para propor incorporação. Na Metodista de Minas, entendem, o projeto acadêmico pode ser preservado e o cuidado com a qualidade do curso está assegurado.

 

Como é a FATE?  Que curso oferece, quantos alunos tem e qual o perfil religioso desses alunos?

A Faculdade Evangélica de Teologia tem o único curso de Teologia reconhecido pelo MEC em Belo Horizonte. Tem turmas diurnas e noturnas. Soma 350 estudantes de 190 diferentes igrejas evangélicas. O corpo docente da FATE é composto na totalidade por professores (as) com mestrado e doutorado.

 

Em vistas das crises financeiras enfrentadas pelas instituições de ensino superior metodistas, a Igreja tem condições em investir em mais uma instituição?  

A FATE, no âmbito do Centro Universitário, gera resultado econômico positivo e não depende de recursos da Igreja Metodista para a sua manutenção.

 

Qual o interesse da Igreja Metodista em ter mais uma instituição de teologia? As atuais instituições não suprem a necessidade de formação de teólogos?

A FATE, no Centro Universitário Metodista, deve continuar aberta e plural, referência de formação acadêmica para a maioria evangélica pentecostal e de comunidades autônomas. Não priorizará formação de pastores e pastoras para a Igreja Metodista, função já bem atendida pela Faculdade de Teologia de Rudge Ramos. Poderá desenvolver com a Faculdade de Teologia muitos pontos de cooperação, firmando ambiente de reflexão do pensamento wesleyano e oportunidades de intercâmbio de estudantes.

 

Então, a FATE irá, a partir de agora, ensinar teologia wesleyana?

O parecer do Conet indica a necessidade de se incluir disciplinas de Ecumenismo, Liturgia, Teologia Wesleyana e História do Movimento Metodista. Essas orientações já serão atendidas em 2009. O Conselho Diretor enviará lista tríplice para o Colégio Episcopal para escolha de coordenador (a) para o curso. O (a) coordenador (a) escolhido (a) comporá a Conet.

 

Haverá mudanças no corpo docente da FATE? O que muda para quem já está estudando lá?

A Faculdade já está em funcionamento do Campus Praça da Liberdade do Izabela, no convívio com 20 outros cursos de graduação. Uma biblioteca de 20 mil volumes foi incorporada à biblioteca do campus. O processo de transferência de mantença no MEC correrá ao longo deste ano. Exerce a coordenação interina, até escolha definitiva pelo Colégio Episcopal, o professor Edésio de Oliveira Rocha, pastor metodista e mestre em Teologia, professor do Centro Universitário. O corpo docente incluirá gradualmente metodistas que têm titulação de mestrado e doutorado em Teologia, que já exercem a docência no Centro Universitário, ampliando a composição diversificada do professorado.

 

Qual será o critério para ingresso no curso? Vestibular semelhante às demais instituições metodistas de ensino superior?

O vestibular já foi comum ao do Centro Universitário Izabela Hendrix.

 

Se o objetivo da Faculdade de Teologia não é a formação de pastores(as) metodistas, mas teólogos reconhecidos pelo MEC, há demanda no mercado para tantos profissionais?

Na demanda pública da Teologia, fora dos ambientes das igrejas, a CAPES recomenda a atuação de teólogos (as) nos comitês de ética em pesquisa (obrigatórios nas universidades) e até bancos admitem teólogos (as) para o diálogo com economistas. Nos movimentos sociais e em organizações não governamentais ocorre também a busca de profissionais da área.

 

Campus: Praça da Liberdade                       

Turno: Manhã / Noite                
Vagas: 80 / 80   
Duração: Manhã: 6 semestres / Noite: 7 semestres
Titulação: bacharelado
Mensalidade: Manhã: R$ 499,79 / Noite: R$ 419,79

 

Para mais informações, acesse o site www.metodistademinas.edu.br


Posts relacionados

Geral, por Sara de Paula

Em oração | 03.09.2021

Com o objetivo de mobilizar pessoas a orarem semanalmente e diariamente pelos propósitos selecionados pela área nacional da Igreja Metodista, te convidamos a participar da campanha EM ORAÇÃO. O versículo que conduz a campanha lembra a importância da oração para fazer qualquer coisa: ...porque sem mim nada podeis fazer. (João 15:5b).

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães