Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 13/09/2013

Juventude primeira região

Juventude Metodista  da 1ª RE comprometida em promover a justiça.

   

Na tarde do dia 29 de agosto de 2009 foi realizado na Catedral Presbiteriana do Rio de Janeiro o 1º Encontro Nacional da "RENAS Jovem".

O encontro contou com 102 jovens vindos do Rio Grande do Norte, Bahia, Ceará, Curitiba, São Paulo, entreo outros Estados representados. A Federação Metodista de Jovens, comprometida com o Evangélho Integral e com a promoção da justiça, incentivou e apoiou a participação da sua juventude no IV Encontro Nacional da RENAS e na criação da RENAS "Jovem", sendo representada por: Edvandro Damasceno (vice-presidente da FEMEJO), Lívia Rocha Teles (SD de jovens do distrito de Realengo),  Dayse Gomes, Cyro Garcia e André Guimarães (que são também represantantes jovens da Pastoral do combate ao racismo).

A RENAS Jovem pretende ser uma rede de relacionamento entre jovens cristãos que atuam na área social, com dois objetivos fundamentais:

- Articular jovens evangélicos que desenvolvem iniciativas pró-sociais por meio de projetos, instituições, igrejas ou qualquer outra entidade semelhante, facilitando a troca de experiências e a cooperação entre eles e seus trabalhos;

- Fomentar a participação desses jovens e das organizações evangélicas a que estão vinculados nas questões relacionada   políticas públicas
de juventude em nível local e nacional.

O Encontro foi uma experiência marcante para a juventude evangélica nacional e foi aberto com uma palavra desafiadora e motivadora de Ronald Sider, principal preletor do Encontro Nacional RENAS. Sider marcou a consciência do público incipiente na caminhada da ação social com uma recomendação aparentemente simplista, mas cujo significado ultrapassa a simplicidade: "Que Deus seja o centro".

Sabatinado por diversas perguntas, Sider se mostrou a vontade, em meio a um público curioso, ávido por respostas esclarecedoras, transitando em temas como o extremiso para a esquerda ou para a direita, a dualidade entre o puro ativismo social e a espiritualidade quase místivça e justiça, entre outras questões. Didático, enfatizou a necessidade de fazer a diferença nas universidades e usar os talentos acadêmicos em prol do Reino e das pessoas.

A segunda parte do encontro foi marcada pela formação de Grupos de Trabalho em quatro áreas:  Trabalho e Geração de Renda, Reforma Urbana, Preconceito e discriminação e Comunicação como instrumento de transformação Social. Cada GT gerou um documento final cujo principais temas abordados e propostas levantadas foram inseridas na carta Compromisso ao final do encontro.

O final do Encontro foi marcado por uma Ceia ministrada pelo Pastor Clemir Fernandes, principal articulador da RENAS-Rio. Com a ceia estava selada a comunhão e a integração daqueles jovens presentes e o pont de partida da RENAS Jovem como uma rede nacional de juventude caminhante e parceira nos desafios da RENAS Nacional na busca pela justiça, pela humanização e dignidade do povo.

DEPOIMENTOS:

"Nossa participação enquanto juventude Metodista foi muito boa no que diz reispeito a espiritualidae e política. É um momento novo na busca da juventude por um maior envolvivento social e a busca por uma espiritualidade que nos faça com olhar para o outro. Foi marcante e maravilhoso." (Dayse Gomes - Presidente da Sociedade de Jovens da IM de Cabuis em Nilópolis e Pastoral de Combate ao racismo)

"É importante para a Federação de Jovens da 1ª Região manter acesa a chama do evangelho Wesleyano, o social. Participar da criação da RENAS jovem nos alegra e nos permite sobriedade, sabendo que é grande a resposabilidade e possibilidade de ação na genuía proposta de Cristo e da doutrina Metodista." (Edvandro Coelho Damasceno - IM em Realengo, Vice-Presidente da FEMEJO 1ª Região).


Posts relacionados

Geral, por Sara de Paula

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães