Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 13/09/2013

Kerr homenagem

   

Livro reúne 33 artigos publicados com orientação do professor e pesquisador da Universidade Federal de Uberlândia

Geneticista de renome internacional, professor iWarwick Kerr recebeu a Ordem do Mérito Metodista no ano de 2006.

O cientista e pesquisador Warwick Estevam Kerr, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), completou na quarta-feira, 9 de setembro, 87 anos e recebeu como homenagem um livro produzido por ex-alunos por ele orientados durante suas pesquisas. A iniciativa partiu de professores das Faculdades de Medicina, Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo (USP) de Ribeirão Preto.

A publicação reúne 33 artigos de trabalhos científicos de alto nível, avaliou o professor Leonel Segui Gonçalves, um dos idealizadores do projeto. "Este trabalho será distribuído em todo o Brasil e até mesmo no exterior, já que o livro foi editado em inglês", comentou.

A edição, que não será comercializada, é fruto das publicações divulgadas no site da Fundação de Pesquisas Científicas de Ribeirão Preto (Funpec). "Decidimos produzir uma versão impressa para homenagear o Dr. Kerr e distribuir nas bibliotecas presenteando também os alunos", comentou Leonel.

Muito emocionado, Warwick Kerr definiu como fantástica a idealização do projeto e da homenagem. "Todos os artigos foram escritos por ex-alunos que se formaram e depois buscaram o doutoramento comigo. Eu sempre procurei identificar dentro das salas de aulas quais deles tinham capacidade de inventar pesquisas, o que me tornou um dos grandes incentivadores de novos pesquisadores. Hoje contabilizo 61 doutores, dificilmente um professor orientou 61 doutores", avalia.

O reitor da Universidade Federal de Uberlândia, Alfredo Júlio Fernandes Neto, comentou a grande honra da UFU em contar com Kerr em seu quadro de professores. "Hoje, estamos aqui lançando um livro com mais de trinta artigos publicados e que comemora o seu aniversário. Recebemos os professores da USP de Ribeirão Preto, onde ele prestou grandes e relevantes serviços, que vieram associar a nós da UFU neste momento de grande satisfação".

A professora Ana Maria Bonetti lembrou que após 60 anos de vida acadêmica este trabalho é fruto dos resultados que Kerr plantou. "Alunos que começaram com ele na iniciação cientifica, como Leonel, e que agora fazem uma homenagem é sem dúvida um reconhecimento de todas as sementes que ele semeou por este Brasil afora", conclui.

(Informações da Assessoria de Comunicação da UFU) Colaboração Prof. Jaider Batista

VEJA TAMBÉM: Entrevista concedida pelo prof. Warwick Kerr ao Expositor Cristão - Ciência, ética e fé: o diálogo necessário.


Posts relacionados

Geral, por Sara de Paula

Dia Mundial da Terra, 22 de abril CMI lança nova ferramenta de apoio ao engajamento dos jovens

Depois de lançar em 2020 o artigo de pesquisa Cooler Earth - Higher Benefits: Actions by those who care about children, climate and finance (Terra Mais Fria - Maiores Benefícios: Ações de quem se preocupa com as crianças, clima e finanças), o Conselho Mundial de Igrejas (CMI) está lançando uma ferramenta para ser usada online ou impressa, incentivando os jovens a promover escolhas financeiras em resposta à crise climática.

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães