Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 20/09/2013

lançamento CD Wesley 20 novembro

 

 

Apresentação

No ano do tricentenário do nascimento de Charles Wesley, a Faculdade de Teologia da Igreja Metodista dedicou a sua tradicional Semana Wesleyana ao estudo da contribuição para a hinódia cristã desse que foi o o mais proeminente poeta da tradição metodista.

Para a ocasião, foi preparada uma série de materiais alusivos a vida e à obra de Charles Wesley, dentre eles, uma edição comemorativa do Anuário Litúrgico, contendo, entre outros significativos dados históricos, uma coletânea de hinos atribuídos àquele que é considerado o primeiro metodista.

Essa mesma coletânea, que fora selecionada pela Profa. Lúcia Helena Coelho de Oliveira Lopes, foi editada, com a supervisão do Prof. Helmut Renders, num cancioneiro didático, distribuído durante a Semana Wesleyana 2007. Acompanhou o cancioneiro um CD que, sob a direção da Profa. Liséte Espíndola, continha a gravação a quatro vozes e o play back desses hinos.

Com a assessoria da Profa. Simei Monteiro, a conferencista convidada pra ministrar na Semana Wesleyana 2007, essa coletânea foi revista e ampliada, dando origem ao presente hinário.

A princípio, a idéia era publicar os hinos de Charles Wesley disponíveis em língua portuguesa. Com o aprofundamento da pesquisa da Profa. Simei, chegou-se ao surpreendente número de cerca de 40 hinos. Destaque especial merece a produção hinódica da própria Profa. Simei, que traduziu e "transcriou" vários hinos, cuja letra tem como inspiração primeira a poesia de Charles Wesley. Como é próprio da Profa. Simei, a brasilidade de suas composições são notórias e primorosas.

Paralelamente, um grupo da Faculdade de Teologia, coordenado pelo Prof. Luiz Carlos Ramos e pela Profa. Liséte, começou a traduzir hinos de Charles Wesley. Num primeiro momento, empregou-se as mesmas músicas tradicionalmente consagradas, mas depois, motivados pelo clima celebrativo da Semana Wesleyana, pela fascintante pesquisa da Profa. Simei e pelo gênio artístico do grande poeta metodista, arriscamos também nós um exercício de "transcriação".

Destacamos, aqui, o congenial talento musical da Profa. Liséte que, juntamente com o Maestro Jonas Paulo, dirigiu o processo de gravação dos CDs. Tal trabalho se reveste de especial brilho pelo fato de ter contado com a participação alegre de discentes, docentes e funcionários da FaTeo/Umesp.

O resultado foi que, o que pretendia ser uma coletânea modesta de hinos acabou virando um projeto de hinário bem mais amplo e abrangente.

Assim, a Faculdade de Teologia da Igreja Metodista, orgulhosamente, apresenta os dois primeiros volumes do Hinário Wesleyano, cujo nome toma emprestado daquele que é, provavelmente, o poema mais conhecido de Charles Wesley: Mil Vozes para Celebrar.

Acompanham estes volumes do Hinário Wesleyano, dois Compact Discs (CDs) com a gravação dos hinos (instrumental e vozes), e também somente com as trilhas instrumentais, que podem ser utilizados nas igrejas para auxiliar o cântico congregacional e no processo de aprendizado dos hinos, principalmente por parte de coristas e instrumentistas.

É nossa intenção, queira Deus, dar continuidade ao projeto e  lançar um terceiro, um quarto volumes, e quantos mais a criatividade poético-musical wesleyana puder produzir.

Hoje se cumpriu o desejo de Charles Wesley, não apenas com mil vozes, mas com milhares vezes mil, pois em todo o mundo, seus poemas inspiram o louvor e estão presente na voz do povo de Deus que, piedosa e misericordiosamente, louva o seu Senhor e Salvador.

Soli Deo Gloria

 

Coordenação Editorial & Direção Musical

FaTeo, 2007, Tricentenário de nascimento de
Charles Wesley

 




Posts relacionados

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães