Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 13/09/2013

Leigo anglicano participa de conferência sobre a AIDS

quarta-feira, 30 de julho de 2008

O sociólogo e doutor em Saúde Pública Ideraldo Luiz Beltrame participará da XVII Conferência Mundial sobre Aids, reunida de 2 a 8 de agosto na Cidade do México. Com pós-graduação pela Universidade de São Paulo (USP), Ideraldo Luiz Beltrame, 44 anos, mineiro, é ativista engajado em movimentos de direitos humanos e docente da Universidade Nove de Julho (Uninove). Além de tantos compromissos acadêmicos, sociais e familiares, ele também pratica sua espiritualidade no espaço de paróquia anglicana da capital paulista.

Nos finais de semana, Beltrame consegue ajudar nos bazares das senhoras, articular encontro de jovens, participar das reuniões administrativas da Junta Paroquial (espécie de comitê leigo responsável pela administração da comunidade), além de colaborar com o pastor local nas liturgias do domingo. Mas é como ministro leigo (leigo que exerce funções pastorais) da Paróquia da Santíssima Trindade que Ideraldo Beltrame compõe equipe no Projeto Pastoral de Avanço Missionário dos trabalhos da Igreja Episcopal no centro da cidade de São Paulo.

Por que a espiritualidade é tão importante para você? O que te levou a fazer parte de uma igreja anglicana?

Ideraldo Beltrame - A espiritualidade é para mim uma fonte de vida. Da minha mãe herdei os valores e a rigidez de uma criação cristã católica e de meu pai herdei uma moral proletária que valoriza o trabalho como possibilidade ética de ascensão social.

Com atuação nos movimentos sociais ligados à Igreja Católica Apostólica Romana através de grupos de jovens e CEB?s (Comunidades Eclesiais de Base) pautei a formação religiosa pela Teologia da Libertação. Na vida ecumênica participei de vários eventos ligados às igrejas cristãs. Fui convidado a participar de uma mesa de debates na 3º Jornada Ecumênica organizada por Koinonia-Presença Ecumênica e Serviço, em Mendes, Rio de Janeiro, no final de 2005. Lá entrei em contato com a Igreja Anglicana através do bispo de Brasília e hoje Primaz da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (IEAB), dom Maurício Andrade. Ele me fez o convite para conhecer a Paróquia da Santíssima Trindade no centro de São Paulo, onde havia espaço para trabalho religioso junto às populações de idosos, gays e pessoas vivendo e convivendo com HIV/Aids.

Qual o segredo para encontrar tempo e freqüentar uma igreja mesmo com uma agenda tão carregada como a sua?

Ideraldo Beltrame - Este é um grande desafio na vida urbana moderna. Com tantas atividades como docente e pesquisador na Uninove, pouco me resta para a vida espiritual e de serviços cristãos. Costumo dizer que a sala de aula é o meu sacerdócio. Juntei as duas coisas e tento transformar a minha vida profissional numa vocação religiosa, buscando, sempre que possível, incluir a vida de serviços da igreja na agenda diária. Mas é nos finais de semana que mais me entrego às atividades pastorais.

Você foi convidado por Koinonia para representar o Brasil como liderança religiosa no encontro de INERELA+ (Organização Internacional de Religiosos Vivendo ou Convivendo com IHIV/Aids) na Cidade do México, para a XVII Conferência Mundial sobre Aids. O que isso representa?

Ideraldo Beltrame - Isso significa colher os frutos de um trabalho que vem sendo realizado há algum tempo e com a participação de muitas pessoas na orientação de nossa espiritualidade cristã e inter-religiosa. Pode ser para mim a consolidação de uma vida de serviços, trocando experiências com religiosos e líderes espirituais de todas as matizes religiosas no mundo que vivenciam a experiência do HIV/Aids.

Na Paróquia Anglicana da Santíssima Trindade, em São Paulo, estamos construindo um espaço para o serviço de acolhimento e solidariedade às pessoas vivendo e convivendo com o HIV/Aids. Através de nossos contatos com o movimento de Aids e Igreja fortalecemos a posição da Paróquia dentro da Diocese de São Paulo como colaboradores na defesa da vida e na prevenção do HIV/Aids. Atualmente, estamos implementando uma proposta de criação de uma Pastoral da Aids na comunidade local, voltada às pessoas vivendo e convivendo com o HIV/Aids atendidas nos serviços públicos de saúde. Pretendemos realizar visitas de acolhimento e solidariedade e apoio de serviços pastorais na nossa igreja.

Qual é a agenda proposta para o encontro na Cidade do México?

Ideraldo Beltrame - Neste encontro seguiremos a programação proposta por INERELA+:
2 de agosto, inauguração do encontro; 3 de agosto, reunião de líderes religiosos vivendo com HIV; 4 de agosto, celebração inter-religiosa numa igreja da Cidade do México; 5 de agosto, reunião inter-religiosa sobre respostas ao HIV, sobre o trabalho inter-religioso no Brasil, e respostas ao HIV; 6 de agosto, reunião sobre envolvimento de pessoas vivendo com HIV. Esta reunião contará com representantes das principais religiões do mundo (Islã, Judaísmo, Cristã, Hindu, Budista) e representantes de religiões da America Latina e do Caribe; 7 de agosto, apresentação de oficina sobre fé e sexualidade, no Interfaith Networking Zone. INERELA+ terá uma pequena exposição e poderá contar com a nossa presença em alguns períodos para conversar com o público que estará naquela área.

Quais são as suas expectativas do encontro?

Ideraldo Beltrame - As minhas expectativas vêm ao encontro dos objetivos de INERELA+, no sentido de trocar experiências na realização e desenvolvimento de ações e serviços da Igreja para as pessoas vivendo e convivendo com o HIV/Aids, além da produção e compartilhamento das diversas formas de espiritualidade na luta contra o preconceito religioso a essas pessoas.


Posts relacionados

Geral, por Sara de Paula

Selo DNTC 2023 | As crianças e a imagem de Deus: santidade na fé e na prática

O tema de 2023 da Igreja Metodista evoca a santidade integral: pessoal e social. Sob as luzes deste tema, as crianças abordarão, durante este ano, a santidade relacionada com a imagem de Deus: “Sede santos, porque eu sou santo”. Assim, a santidade assume o aspecto da identidade, pois fomos criados à imagem e à semelhança de Deus. Ao olhar para nós mesmos e para as outras pessoas, deveríamos ser capazes de ver Deus refletido. Por isso, optamos por tratar este tema usando um recurso de linguagem concreto para as crianças: a metáfora do espelho.

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães