Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 13/09/2013

Liderança metodista se reune me São Paulo

"Tornando produtivo o potencial humano" foi a temática do Seminário de Desenvolvimento de Liderança, ocorrido na Universidade Metodista de São Paulo, em São Bernardo do Campo, São Paulo, Brasil. O evento, realizado de 16 a 18 de setembro, reuniu líderes metodistas - membros do Colégio Episcopal e executivos da área nacional, da Cogeam (Coordenação Geral de Ação Missionária), do Consad (Conselho Superior de Administração da Rede Metodista de Educação), do Cogeime/Instituto Metodista de Serviços Educacionais e de reitores - e assessores de outros países.

O Cogeime, como escritório regional representante do MGEFLD para a América Latina, foi o organizador do seminário, que é um dos projetos viabilizados pelo acordo de cooperação firmado com a General Board of Higher Education and Ministry (GBHEM) e The Methodist Global Education Fund of Leadership Development. Segundo o reverendo Luis Cardoso, articulador do acordo, este é o momento de os líderes repensarem seus papéis. "Um evento como este aprimora nossas lideranças e promove uma reflexão sobre suas responsabilidades e funções, que muitas vezes acabam se perdendo no trabalho do dia-a-dia", diz.

"O desafio é que este grupo é responsável por decisões estratégicas na Igreja e nas instituições educacionais metodistas, portanto é preciso preparar e aprimorar conhecimentos sempre", afirmou Wilson Roberto Zuccherato, presidente do Consad.

O bispo Luiz Vergílio Batista da Rosa, da 2ª Região Eclesiástica e vice-presidente do Colégio Episcopal, também esteve presente ao seminário e destacou a troca de informações que tais espaços propiciam. "Um evento como este permite um intercâmbio muito importante entre líderes das instituições e os órgãos de governo da Igreja Metodista, pois estabelece um plano comum de entendimento, seja no âmbito educacional ou eclesiástico".

REVISTA - Ao final do seminário, foi apresentada a Revista de Educação do Cogeime, cuja edição 32-33 (especial bilíngue) traz o tema "Tecnologia Global, Ética e Responsabilidade Social" e oferece reflexões resultantes do Workshop iBiZ2008, realizado em Honolulu, Havaí, em fevereiro de 2008. Tal evento teve o apoio do Cogeime, GBHEM e IAMSCU e reuniu pesquisadores de universidades e institutos metodistas, além de outros convidados de diversos países. Na ocasião da apresentação da revista, foi entregue um exemplar à Vivian Bull, da GBHEM.

De acordo com a avaliação feita pelos participantes ao final do seminário, serão projetadas outras iniciativas de continuidade na formação e aprimoramento da liderança desse e de outros grupos.


Posts relacionados

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães