Publicado por Sara de Paula em Liturgia, Departamento Nacional de Trabalho com Crianças, Escola Dominical - 04/10/2019

Liturgia para o Dia das Crianças


CLIQUE AQUI PARA BAIXAR EM .PDF

ABERTURA

Algumas crianças entram no templo segurando nas mãos elementos da natureza (vasos com flores, frutas, galhos secos, grãos, vasilhames com água, e outros elementos que forem possíveis). Enquanto isso, outras crianças e pré-adolescentes cantam junto com a comunidade a música Adoremos o Criador[1], ou outra música que fale da criação de Deus.

Saudação

ADORAÇÃO

Dirigente:  Vinde, adoremos! Vinde, adoremos! Deus criou tudo para mim e para você. A natureza revela a criação de Deus. Vinde, adoremos!

Leitura Bíblica (por uma criança)

Apocalipse 4.11

“Tu és digno, Senhor e Deus nosso, de receber a glória, a honra e o poder, porque criaste todas as coisas e por tua vontade elas vieram a existir e foram criadas.”

Oração de adoração


Poesia (por uma criança)

No sol, na lua, nas estrelas a brilhar;
Ao olhar os céus, sinto Deus me abençoar.
No mar imenso, repleto de vida e beleza.
Vejo a mão de Deus e toda Sua grandeza.
Na força do tigre, do urso e do leão.
Sinto Seu poder sem dimensão.
No voo da borboleta, na formiguinha.
Nos peixes, no pássaro e na joaninha.
É a mão de Deus presente na criação.
Deus presente em meu coração.
A natureza revela a Criação de Deus!

(Elaine Cezar – Revista Bem-Te-Vi-Jardim, 2017.1)

Cânticos de adoração (sugestões)

-Adoração (CD Evangelho, Convite pra paz, faixa n° 24 – DNTC)

(música disponível em http://www.metodista.org.br/escola-dominical-musicas)

-Meu Deus é tão grande (https://www.youtube.com/watch?v=d8L2VBAKnGU)

-Quão grande é o meu Deus (https://www.letras.mus.br/soraya-moraes/grande-e-o-meu-deus/)

-Consagração (https://www.letras.mus.br/aline-barros/44039/)


CONFISSÃO

Dirigente: Leitura Bíblica: “O Senhor Deus tomou o homem e o colocou no jardim[...] para o cultivar e o guardar.” (Gênesis 2.15)

“Deus colocou o ser humano num jardim para ele entender que não pode viver como se não tivesse nada a ver com o resto das coisas que existem. Só o ser humano mata outros bichos de modo a extinguir a existência deles. Só o ser humano destrói e polui. Só o ser humano escraviza outros bichos e outras pessoas. Só o ser humano peca. Por isso, quando Jesus entra na nossa vida, ele nos restaura também na nossa capacidade de perceber o mundo ao nosso redor. Deixar o egoísmo é um ato supremo de conversão. Nossa tarefa não é viver para a gente mesmo(a). Nossa tarefa é guardar o jardim e cuidar dele, para que a vida prossiga”. (Bispa Hideide Brito Torres – Caderno EBF-2019)

O egoísmo nos faz esquecer das pessoas que estão a nossa volta, que compartilham o mesmo ar, o mesmo chão, a mesma água e tantas outras coisas mais. Confessemos ao Senhor nossas ações egoístas que muitas vezes prejudicam a natureza e a saúde das pessoas. Oremos.

Oração de confissão: Equipe Pastoral/ Equipe de professores(as) de crianças

Palavra de Esperança: “Compassivo e Justo é o Senhor; o nosso Deus é misericordioso.” (Salmo 116.5)


LOUVOR

Poesia (por uma criança)

 

Deus, como Tu és maravilhoso!

Água, céus, nuvens e vento; Tu dominas tudo e a todo momento!

Criaste a terra e a fizeste bem firme, para que em tempo algum ela vacile.

Ao som da Tua voz, terra e águas se separam.

Montes, montanhas e vales, vão para o lugar por Ti preparado,

e as águas têm um limite, que não há de ser ultrapassado.

Plantas e animais encontram água em seus caminhos.

Fontes nos vales ou chuvas do céu enchem de água os rios.

E saciam, assim, a sede de todos os seres vivos.

Fizeste crescer a relva e as plantas que trazem sustento e o pão.

Frutos de todas as cores e sabores que renovam as forças e alegram o coração.

Providenciaste lugar de proteção, providenciaste o alimento.

E ainda criaste o Sol e a Lua para marcar o tempo.

Que variedade, Senhor! Quanta sabedoria!

Meu coração se enche de gratidão e alegria!

Tu renovas a face da terra e, de Ti, todos esperam o sustento.

Aleluia! Eu Te louvo em todo o tempo!

(Rosiléia Dias Araujo – Revista Bem-Te-Vi, 2017.1)

 

Cânticos (sugestões)

-A criação (CD Fazendo a Festa, faixa 1)

-Meu Louvor (CD Fazendo a Festa, faixa n° 5)

 (músicas disponíveis em http://www.metodista.org.br/escola-dominical-musicas)

 

-Tu és bom (https://www.letras.mus.br/adoracao-e-adoradores/1197841/)

-A alegria (https://www.letras.mus.br/corinhos-evangelicos/1261985/)

-A Cristo dai louvor 

(https://www.letras.com.br/musica-infantil-gospel/a-cristo-dai-louvor#top=musica-infantil-gospel)

 

Ofertório

Sugestão de cântico: A Deus Louvai (CD Criativando, faixa n° 2)

(música disponível em http://www.metodista.org.br/escola-dominical-musicas)


EDIFICAÇÃO

 

Sugestão:

Algumas crianças podem dramatizar ou recontar a história “Embarque na Aventura do Criador”, (Caderno EBF 2019, págs. 31 e 32 - https://drive.google.com/file/d/19C9Id-1cCY3sP1lk3DU65-5P15lYrZCQ/view) e depois apresentar os 10 mandamentos de amor à terra (Caderno EBF 2019, pg.28 - https://drive.google.com/file/d/19C9Id-1cCY3sP1lk3DU65-5P15lYrZCQ/view)

 


DEDICAÇÃO

Dirigente: “Nos caminhos, andando, vivendo, é que a gente planta flores, cuida das árvores, preserva e aumenta a natureza ao nosso redor.”

“Vamos convidar nossas crianças a entrar neste jardim de Deus com um coração cuidadoso e amoroso. [...] Que o Senhor todo-poderoso restaure nelas o amor pelas coisas criadas e as ensine a viver com abundância de vida, de amor e de integração com tudo o que Ele fez, pois tudo o que Ele fez é bom!” (Bispa Hideide Brito Torres – Caderno EBF-2019)

 

 

 

 

 

 

 

Cântico: Crianças na missão cuidam da criação (jingle)

(música disponível: https://drive.google.com/drive/folders/1fqj7r8tfdS4H9U7pZRmEtGfzJ13osDFf)

 

(enquanto as crianças maiores cantam, as crianças menores distribuem saquinhos com sementes de girassol a comunidade. Anexar um cartão com a frase: “Nos caminhos, andando, vivendo, é que a gente planta flores, cuida das árvores, preserva a natureza ao nosso redor.”

Oração final – Equipe pastoral

Benção

Que a benção de Deus, nosso Pai,

Que a benção de Deus, o Filho Jesus

Que a benção de Deus, Espírito Santo

Seja com todos nós, amém!

Seja com todas nós!

(Benção – CD Sombra Amiga & Água pura, faixa n° 31 – PSAF - http://www.metodista.org.br/escola-dominical-musicas)

 

 

Departamento Nacional de Escola Dominical
Rosiléia Dias Araujo


[1] Música: Adoremos o Criador (CD Criativando, faixa n° 1-IMRR)


Posts relacionados

Escola Dominical, por Sara de Paula

LIVE | Ensinar e aprender à distância: desafios e possibilidades

Participe da Live Ensinar e aprender à distância: desafios e possibilidades, que vai ao ar nos canais da Escola Dominical (Facebook e Youtube) em 28 de setembro às 20h.

Liturgia, Escola Dominical, por Sara de Paula

Liturgia Dia dos Pais 2021

 Acesse a sugestão de Liturgia para o Dia dos Pais 2021, produzida pelo Departamento Nacional de Escola Dominical. 

Escola Dominical, por Sara de Paula

Aonde estão as sementes?

"Neste Dia de Ação de Graças, eu agradeço pelas sementes de amor, paz, alegria, justiça e esperança semeadas em meu coração. Com gratidão podemos renovar o compromisso de frutificar e espalhar o aroma suave da presença de Deus em nós." Confira o texto de Telma Cezar, do Departamento Nacional de Escola Dominical, inspirado na Parábola do Semeador, para esse Dia de Ação de Graças.

Escola Dominical, por Sara de Paula

Escola Dominical lança cartões digitais

A Escola Dominical disponibiliza, em tempos de isolamento social, alguns cartões virtuais, que com a ajuda dos Aventureiros em Missão ou do Téo e a Leticia (personagens das nossas revistas Bem-te-vi) você pode enviar para seus amigos e amigas, irmãos e irmãs da sua comunidade.

Liturgia, Destaques Nacionais, Pastoral dos Direitos Humanos, por José Geraldo Magalhães

10 de dezembro: Dia Internacional dos Direitos Humanos. Veja material de apoio para refletir e celebrar!

Em momentos de crise social, aumento da percepção da criminalidade, impunidade e injustiça, não poucas vezes a população de um país recorre a soluções populistas e demagógicas, cujos efeitos nunca trazem os benefícios prometidos. Veja arquivos disponbíveis para celebrar o Dia Internacional de Direitos Humanos.

Escola Bíblica de Férias, Departamento Nacional de Trabalho com Crianças, Destaques Nacionais, Geral, por Julyana Rodrigues

Escola Bíblica de Férias 2015

Está disponível o material orientador para a Escola Bíblica de Férias 2015. Organizada sob o tema de trabalho do ano "Venham Todas as Crianças!", o caderno está com vários recursos e passo a passo para desenvolver às atividaes com as crianças. Download gratuito!