Publicado por Sara de Paula em Liturgia - 21/11/2016

Liturgia para o Dia de Ação de Graças


No Dia 24 de Novembro comemoramos o Dia de Ação de Graças. Entenda um pouco sobre a origem da data na sugestão de Liturgia preparada pelo Departamento Nacional de Escola Dominical.
 

Esse ano, o departamento disponibiliza duas programações para download. Uma programação para crianças e a Liturgia produzida com materiais cedidos pelo Projeto Sombra e Água Fresca.


História
 

O Dia de Ação de Graças é aquele em que todos devem fazer uma pausa para refletir e agradecer a Deus por tudo que Ele fez e tem feito.
 

A origem desta data remonta há milhares de anos, quando povos antigos se reuniam numa grande festa pela colheita dos frutos e cereais.
 

Apesar da primeira festa datar do século XVII, sua origem provavelmente vem dos festivais de colheita que eram tradicionais em várias partes do mundo desde a Idade Antiga.
 

Outro importante precursor do Dia de Ação de Graças era o costume que os protestantes ingleses tinham de escolher datas especiais para agradecer. Às graças divinas. Isso, no entanto, não acontecia regularmente; eles faziam essas comemorações em épocas de crise ou logo após um período ruim ter passado.
 

Com o passar do tempo, um grupo de colonos norte americanos ao chegarem em uma terra desconhecida, sofreram e muitos morreram devido às condições do clima e a falta de experiência no cultivo da terra. Com a ajuda dos índios, aprenderam a caçar e plantar, ficaram maravilhados com a abundância daquela terra que após a primeira colheita se reuniram para agradecer a Deus pela bênção e pela terra que haviam escolhido como sua pátria.
 

No Brasil, a ideia vem desde Joaquim Nabuco, embaixador do Brasil nos EUA, mas somente no dia 19 de novembro de 1965 foi regulamentado pelo governo.
 

Confira o texto completo fazendo download dos materiais gratuitamente. 


Desejamos um Feliz Dia de Ação de Graças à todos e todas.
 


 

Download

 

PROGRAMA
Elaborada por Elisana Costa Sanches, redatora da Revista-Bem-te-vi
CLIQUE AQUI E FAÇA DOWNLOAD


 

PROPOSTA PARA TRABALHO COM CRIANÇAS
Produzido com material do Projeto Sombra e Água Fresca
CLIQUE AQUI E FAÇA DOWNLOAD


Tags: Ação de Graças


Posts relacionados

Geral, Liturgia, por Comunicação

Sugestão de Liturgia - Sexta-feira da Paixão

  "Então, convocando a multidão e juntamente os seus discípulos, disse-lhes: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me". Marcos 8.34

Liturgia, por Sara de Paula

Liturgia para o culto de Natal

Baixe a sugestão de liturgia produzida pelo Departamento Nacional de Escola Dominical, para o Natal de 2021. 

Liturgia, Escola Dominical, por Sara de Paula

Dia da Escola Dominical 2021 | Liturgia

No terceiro domingo de setembro celebramos o Dia da Escola Dominical. Baixe a sugestão de liturgia preparada pelo Departamento Nacional de Escola Dominical e promova a celebração na sua Igreja Local no dia 19 de setembro. 

Liturgia, Escola Dominical, por Sara de Paula

Liturgia para o Dia da Mulher: Aprendendo com as mulheres da Bíblia

Confira a sugestão de liturgia para celebrar o Dia Internacional da Mulher em sua Igreja Local. A data é celebrada no dia 8 de março.