Publicado por José Geraldo Magalhães em Educação - 16/09/2015

Material de apoio para celebrar os 246 anos da Escola Dominical no 3º domingo de setembro

 
A Escola Dominical irá completar 246 anos no 3º dominigo de setembro, dia 20. Também no mês de setembro chega a primavera, onde as flores anunciam o perfume da vida, elas logo se transformam em frutos que geram sementes, é vida que se renova! Na Escola Dominical, a Palavra de Deus quer florescer em nós e trazer cheiro de Vida. A boa semente é plantada em nossos corações e nos desafia a florescer para anunciar e a frutificar para acalentar e alimentar as pessoas por meio do amor e do serviço. Nesse tempo de celebração do dia da ED, nos é feito o convite de celebrar o nosso compromisso com a Vida!
 
Para celebrar com alegria a data, o Departamento Nacional de Escola Dominical está disponibilizando a liturgia para ser usada sua comunidade.
  
 
 
Para ver outras datas comemorativas e materiais de apoio preparados pelo departamento acesse AQUI!
 
O historiador metodista (in memorian), João Wesley Dornellas, sempre foi adepto à Escola Dominical. Leia abaixo um pouco da história escrita por ele em 2013 sobre essa agência fomentadora da missão e do conhecimento bíblico.
 
Escola Dominical: Antiga e grande escola do saber
 
A Escola Dominical, a mais importante agência de aprendizado bíblico e de evangelização da igreja, é uma invenção metodista. João Wesley, o fundador do movimento metodista, quando estava em sua missão na Geórgia, na América, já havia começado um trabalho especial de ensino bíblico para crianças. Mas a glória da criação da Escola Dominical cabe a uma mulher chamada Hanna Ball. Ela aceitou a Cristo através de um sermão de João Wesley no dia 8 de janeiro de 1765, quando tinha 22 anos. O sermão foi sobre Mateus 15:28: “Disse Jesus: Ó mulher, grande é a tua fé. Faça-se contigo como queres”. A partir daquele dia ela se tornou uma grande batalhadora da fé. No ano de 1769 Hanna Ball, uma jovem de 26 anos de idade, criou a primeira escola dominical. O testemunho de João Wesley ao trabalho de Hanna é eloqüente. Em muitas de suas cartas ele valoriza o trabalho por ela desenvolvido. 
 
Onze anos mais tarde, em Gloucester, um jornalista metodista, Robert Raikes, criou a primeira escola dominical para os meninos de rua, ensinando-lhes, além da Bíblia, aritmética e inglês. Podemos dizer que ele é o “pai” da educação popular! Equivocadamente tornou-se conhecido como o criador da Escola Dominical, pois só anos mais tarde as pesquisas revelaram a jovem Hanna Baal.
 
A introdução da escola dominical no Brasil também se deve à Igreja Metodista. A primeira escola dominical em nossa terra foi fundada pelo Rev. Justin Spaulding em junho de 1836. Infelizmente, em 1842, em virtude dos problemas políticos e financeiros surgidos na Igreja Metodista dos Estados Unidos, o trabalho missionário foi interrompido por alguns anos. Na realidade, interrompeu-se a missão (os missionários regressaram aos EUA), não o trabalho, que certamente continuou vivo na casa de Mary Walker (o 1º membro da Igreja Metodista no Brasil!), mantendo acesa no Brasil a chama do metodismo até 1867 quando chegou o novo missionário e pastor, Junius Newman, e com ele a retomada definitiva da missão metodista no Brasil e da Escola Dominical como a principal agência de educação cristã e formação metodista.
 
Também é pioneirismo metodista a publicação de revistas para a escola dominical. O Rev. Ransom, o fundador do Expositor Cristão, editou, na nona década do século XIX as revistas “A nossa gente pequena”, para crianças, e “A Escola Dominical”, para adultos. Essa maravilhosa instituição é fator importante na ministração de conhecimentos bíblicos e orientação para o bom exercício da fé cristã. Por isso, é dever de todo o bom metodista participar de suas atividades.
   
Celebramos quase 205 anos da Escola Dominical (texto de 2013). Dê um presente especial a você mesmo nesse dia: torne-se aluno(a) da Escola Dominical!
 
* João Wesley Dornellas
Historiador Metodista e professor da Escola Dominical em Vila Isabel
 
 

Material de apoio de 2014

 

Caras irmãs e irmãos:

Esperança e Paz!

Dia 21 de setembro (3º domingo) é o Dia Nacional de Escola Dominical. Esse ano nosso tema é o Reino de Deus.

Veja aqui sugestões para celebrar esse dia:

 
Evangelho. Convite pra Paz
 
   
 

Abaixo você ainda encontra sugestões de celebrações publicadas em outros anos:

 
 
 

Mande para escoladominical@metodista.org.br fotos e notícias sobre a celebração de sua igreja local.

 

Boa Celebração!

 

Com afeto,
Departamento Nacional de Escola Dominical

 

Tags: Escola Dominical, Educação,


Posts relacionados

no Cenáculo, Destaques Nacionais, Educação, por José Geraldo Magalhães

Rede Metodista de Educação reforça confessionalidade dentro das instituições metodistas

Parte da liderança da Igreja Metodista se deslocou para a Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), em Barueri, na grande São Paulo, para o lançamento da bíblia personalizada no Cenáculo que será distribuída na Rede Metodista de Educação nos próximos dias. Na primeira edição foram impressas 14 mil unidades para atender a demanda atual. Cerca de 60 mil alunos da rede, devem receber na época da formatura um exemplar. O lançamento ocorreu na manhã de segunda-feira (22).

Colégio Episcopal, Expositor Cristão, Destaques Nacionais, Educação, por José Geraldo Magalhães

Conselho Superior de Administração, Consad, tem novo presidente

O Colégio Episcopal da Igreja Metodista empossou na manhã desse sábado, 30,  os novos presidente e vice do Conselho Superior de Administração (Consad) e Conselho Diretor das Instituições Metodistas de Educação. A cerimônia ocorreu na Sede Nacional da Igreja Metodista em São Paulo. Confira as fotos e detalhes da cerimônia!

Educação, Mulheres, por José Geraldo Magalhães