Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 20/09/2013

METODISMO NO ESPIRITO SANTO

Livro celebra centenário Metodista no ES.

Uma Bíblia, comprada de um missionário itinerante, foi a porta de entrada do Evangelho na casa humilde da família Rubim, nos idos de 1905. Um pregador leigo, sob a inspiração da graça de Deus, transformou as letras em mensagem poderosa e assim surgiram os primeiros metodistas capixabas.

Este Centenário caracteriza, para a Igreja Metodista Capixaba, muito mais do que a rememoração de sua caminhada, embora tal resgate seja igualmente fundamental, pleno de significados e repleto de histórias de gente simples, mas dedicada, capaz, fervorosa e fiel a Deus. Celebrar 100 anos significa para nós, como igreja, repetir o clamor do salmista: "Ajuda-nos a contar nossos dias de tal maneira que alcancemos corações sábios" (Salmo 90.12). E, em termos de Igreja, celebrar os 100 anos de chegada ao Estado, contar os dias dessa história é alcançar corações missionários.

Queremos que a memória do passado seja nossa inspiradora na implementação desse novo avanço. Podemos dizer, com alegria: "Ebenézer, até aqui nos ajudou o Senhor" (1 Samuel 7.12). Mas, com certeza, igualmente podemos afirmar: "Eis-nos aqui, Senhor, frente ao futuro que tens para nós". Não sabemos como será, mas cabe-nos apenas dizer: "Envia-nos a nós" (Isaías 6.8).

Contemplamos a grandeza deste Estado diante de nós: das montanhas do Caparaó ao mar de nossas praias convidativas, como foi na história do nosso começo. Por um lado, erguemos os olhos para os montes (Salmo 121.1), pedindo o despertamento e a capacitação de Deus. Por outro, clamamos que o Espírito Santo seja derramado em nosso Estado, como as águas cobrem o mar (Isaías 11.9). Fortalecer as comunidades existentes, consolidar os trabalhos missionários em andamento, abrir novas frentes de trabalho. Esse é o desafio para o futuro. 

Revda. Hideíde Brito Torres
Membro da equipe de pesquisa e redação do livro sobre o Centenário

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Posts relacionados

Geral, por Sara de Paula

Em oração | 26.06.2020

“...porque sem mim nada podeis fazer.” - João 15:5b. Com o objetivo de mobilizar pessoas a orarem semanalmente e diariamente pelos propósitos selecionados pela área nacional da Igreja Metodista, te convidamos a participar da campanha EM ORAÇÃO.  Confira os pedidos de oração dessa semana.

Geral, por José Geraldo Magalhães

Faleceu na tarde desse domingo, 24, Fábia Matos, filha do pastor Djalma e Dete Lima - Conselheiros Nacionais dos Juvenis

"Preciosa é a vista do Senhor a morte dos seus santos" (Sl 116.15).  Com pesar comunicamos o falecimento de Fábia Matos, 27 anos, filha do pastor Djalma e Dete Lima - Conselheiros Nacionais dos Juvenis.   A jovem infartou a caminho do hospital nesse domingo, 24, após ter passado mau. Ela estava sendo levada para atendimento médico pelo pastor Helio de Oliveira que prestou os primeiros socorros, mas não resistiu chegando na unidade de atendimento sem vida. O Colégio Episcopal se solidariza a todos os familiares e amigos/as nesse tempo de luto, dor e separação; na certeza de que o consolo e amparo divino está com toda a família.   Ainda não temos informações sobre local e horário para o sepultamento. Informaremos assim que possível.

Geral, por José Geraldo Magalhães

Diaconia lança nova edição da Campanha Ser Criança

Nesta quinta-feira (1º), a Diaconia dá a largada para a terceira edição da Campanha Ser Criança, uma iniciativa que mobiliza e destina recursos a projetos comprometidos em garantir uma infância plena, digna e feliz a crianças em situação de vulnerabilidade social. 

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães