Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 13/09/2013

Morrem lideranças metodistas no Haiti

   

Nova York, 16 de janeiro de 2010 - O Rev. Dr. Sam Dixon, diretor da agência de socorro humanitário da Igreja Metodista Unida (EUA), morreu antes que pudesse ser resgatado das ruínas de um hotel destruído pelo terremoto que abalou o Haiti no dia 12 de janeiro. Este funcionário executivo do Comitê de Auxílio da Igreja Metodista Unida(UMCOR, United Methodist Committee on Relief), fazia parte de um grupo de especialistas em missão e socorro aprisionados pelo colapso do Hotel Montana. Outras pessoas no grupo de cinco, incluindo dois outros da Junta Geral de Ministérios Globais, foram resgatadas e retornaram aos Estados Unidos na manhã do dia 16. O grupo ficou preso por mais de 55 horas.

As notícias eram as de que Dixon ainda estava vivo na manhã do dia 15. A confirmação de sua morte antes do resgate foram enviadas à Junta vieram de diversas fontes, incluindo testemunhas oculares de uma casa de hospedagem metodista em Porto Príncipe, onde Dixon e seus colegas estavam hospedados. Ele, o Rev. Clint Rabb, diretor do escritório metodista unido de voluntários em missão, e o Rev. James Gulley, um ex-missionario e atualmente consultor do UMCOR, estavam no hotel para uma reunião com representantes de outras organizações traçando planos para melhorar os serviços médicos no Haiti.

"Sam Dixon era um incansável servo da igreja de Jesus, representando a todos nós," disse o bispo Joel N. Martinez, secretário geral interino da Junta Geral de Ministérios Globais. "Sua morte é uma perda incalculável para a Junta, para o UMCOR e nosso ministério mundial de socorro aos filhos mais vulneráveis de Deus. Nossos diretores e funcionários enviam suas condolências a sua esposa Cindy, seus filhos e seu amplo circulo de amigos e colegas."

A bispa Janice Huie, do Texas, presidente do UMCOR, disse que Dixon "era um ministro do evangelho notavelmente cheio de dons. Ele viveu sua vida seguindo os mandamentos de Jesus de alimentar os famintos, cuidar dos enfermos e amar os pequeninos de todo o mundo. Jesus o tem sob seu carinho e estamos em oração por sua família."

Dixon nasceu na Carolina do Norte, onde serviu por 24 anos como pastor. Veio para a Junta de Ministérios Globais em 1998 para servir como diretor de operações de campo do setor da agência não governamental (ONG) do UMCOR. Tornou-se depois diretor do Fundo de Desenvolvimento Metodista Unido, foi promovido para ser o diretor da unidade sobre Evangelização e Crescimento da Igreja e chamado a dirigir o UMCOR em 2007. Oficialmente ele era um secretário geral assistente da Junta Geral de Ministérios Globais designado para o UMCOR, onde supervisionava programas de socorro de emergência, recuperação a longo prazo de desastres, desenvolvimento econômico, serviços de saúde e construção da paz.

Dixon foi formado pela Universidade da Carolina do Norte e pelo Seminário Teológico de Chicago. Era membro do Concílio Regional da Carolina do Norte. Ele e sua esposa têm quatro filhos e dois netos. Sobrevivem a ele sua mãe e três irmãs.

 Rev. Clinton Rabb.  

Nova York, 17 de janeiro 2010 -- O Rev. Clinton Rabb, 60, um líder no programa de  voluntários da Igreja Metodista Unida, morreu no dia 17 de janeiro em um hospital na Flórida. Ele não suportou as lesões sofridas por 55 horas sob as ruínas do Hotel Montana, destruído pelo terremoto ocorrido no dia 12 de janeiro no Haiti.

Natural do Texas, o Reverendo Clinton era líder do Voluntários em Missão, da Junta Geral de Ministérios Globais e também era executivo encarregado do Comitê de Auxílio da Igreja Metodista Unida (UMCOR).

Os pastores Clinton Rabb and Sam Dixon, juntamente com o pastor James Gulley, que sobreviveu ao terremoto, estavam no Haiti para reuniões e contatos com o objetivo de melhorar o sistema de saúde que atende à população do Haiti, a mais pobre do hemisfério ocidental. A Junta Geral de Ministérios Globais tem um longo relacionamento com a Igreja Metodista no Haiti. Dezenas de grupos de voluntários em missão dos Estados Unidos são enviadas, todos os anos, para trabalhar naquele país.

Nota oficial da Junta de Ministérios Globais da Igreja Metodista Unida, traduzida por Sérgio Marcus Pinto Lopes.

(O crédito da foto anexa é de Cassandra M Zampini, fornecida pela administração da Junta Geral de Ministérios Globais.)

Reverendo Jorge Domingues está coordenando viagem esforços de ajuda ao Haiti
 
Sam foi um companheiro no Gabinete de Ministérios Globais. Um líder comprometido com nossa igreja e nossa agência. Que Deus esteja com todos que estamos lamentando sua morte inesperada. Agora, com toda a tristeza e dor, nós continuamos a preparar nossa delegação que está indo para a República Dominicana. Estaremos coordenando nossos esforços de ajuda ao povo do Haiti em coordenação com outras organizações.

Oramos por sua familia. 

Em Cristo,

Jorge Domingues
http://new.gbgm-umc.org/ 

A Igreja Metodista une esforços para ajudar o Haiti

 
A Igreja Metodista no Brasil une-se à Igreja Metodista Unida, dos Estados Unidos, para ajudar nos esforços de salvamento e reconstrução do Haiti.

O mundo inteiro assiste com aflição e tristeza a dramática situação vivida pelo povo haitiano após o terremoto que devastou a capital Porto Príncipe. Tropas do Exército de vários países, bombeiros e médicos seguem em vôos de emergência para o Haiti, carregados de suprimentos. Os que ficam em seus países podem ajudar com suas orações e apoio financeiro aos grupos humanitários que atuam na região.

Para fazer doações, os brasileiros estão sendo orientados a realizar depósitos em dinheiro em contas abertas pela Embaixada do Haiti no país ou ONGs reconhecidas que atuam em território haitiano. Uma dessas organizações não governamentais é a UMCOR, Comitê de Auxílio da Igreja Metodista Unida (United Methodist Committee on Relief), que tem uma longa história de trabalho no Haiti, onde mantêm um escritório desde o ano de 2005.

A Sede Nacional da Igreja Metodista une-se a estes esforços da UMCOR, destinando uma conta corrente para receber doações dos(as) metodistas brasileiros (as) ao Haiti. Quem puder ajudar, pode fazer seus depósitos na seguinte conta:

Banco Bradesco

Agência:  3381-2

Conta corrente:  2237-3

Associação da Igreja Metodista - CNPJ 33.749.946.0001-04.

VEJA TAMBÉM:
 

Posts relacionados

Geral, por Sara de Paula

Manifestação da Pastoral Indigenista Metodista sobre a morte de Bruno Araújo Pereira e Dom Phillips

A Pastora Indigenista da Igreja Metodista manifesta pesar e sua solidariedade diante da morte do indigenista Bruno Araújo Pereira e o jornalista inglês Dom Phillips, correspondente do jornal The Guardian no Brasil. 

Geral, por José Geraldo Magalhães