Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 13/09/2013

Movimento de Santidade

Nota Oficial sobre alterações de informações do Expositor Cristão On Line

Líderes de Igrejas que foram geradas do Movimento de Santidade, do Avivamento do Século XVIII, se encontraram nas dependências da Faculdade de Teologia da Igreja Metodista Livre em São Paulo no dia 15 de julho. O encontro aconteceu por iniciativa do Dr. Kevin Manoia, da Igreja Metodista Livre dos Estados Unidos, e foi chamado pelo Bispo Ildo Mello, da Igreja Metodista Livre do Brasil. A Igreja Metodista foi representada pelos Revmos. Bispos Adriel de Souza Maia, Nelson Campos Leite e Stanley da Silva Morares.
O Dr. Kevin lidera uma articulação do movimento de santidade nos Estados Unidos, articulação esta que está se estabelecendo em outros países do mundo. O objetivo dele ao realizar o encontro foi o de desafiar a organização e estabelecer uma articulação entre igrejas que tem como doutrina central a santificação. No encontro estiveram representadas as Igrejas: Metodista Livre, Exército de Salvação, Holiness, Nazarenos e Metodistas, duas ou três pessoas de cada uma.

Em essência a articulação da qual ele é parte e tem liderança, estabeleceu alguns objetivos básicos para o mesmo. É uma articulação que não quer se institucionalizar. 

O Bispo Stanley da Silva Moraes registrou alguns objetivos do encontro:
• Continuar o diálogo entre os participantes que são membros de Igrejas (denominações), para entender as ênfases a partir da mensagem de santidade;
• Oportunizar recursos e treinamento para pastores/as da família wesleyana. [Diversidade entre nós, na unidade da mensagem de santificação]
• Ser voz para a mensagem de santidade, ter uma voz comum mais abrangente
• Engajar/ aproximar os institutos teológicos de nossas denominações de herança wesleyana.
 
A idéia é que com este espaço de partilha, as igrejas do movimento santidade poderão:
• Ser uma voz para outras denominações
• Recolocar a mensagem de santidade em seu lugar, exercendo influência em um mundo cristão dominado por “prosperidade”, “mercado”, "disputa de clientes"...

 

 

Informações: Bispo Stanley da Silva Moraes

Veja o Manifesto de Santidade no conteúdo relacionado abaixo

A articulação criada tem o nome de Wesleyan Holiness Consortium. O grupo publicou um manifesto, que você pode verificar no conteúdo relacionado abaixo.

Os participantes decidiram realizar um segundo encontro, no dia 2 de setembro, em nossa Sede Nacional. Para este encontro serão convidados representes de algumas outras denominações que são do movimento de santidade. Neste segundo encontro o grupo decidirá o rumo a ser seguido. Não sendo uma instituição, mas uma articulação, os convites são pessoais, e para pessoas representativas.
Estamos em período de gestação de articulações. Em setembro deve ser criada a Fraternidade Evangélica, da qual somos parte. As representantes oficiais de nossa Igreja são a Revda. Joana Darc e a Revda. Cristiane.  Estamos participando de um Fórum de Presidentes e Executivos de Igrejas Evangélicas Históricas. Estamos caminhando para o terceiro encontro, que será em nossa Sede Nacional, também.
Isto me diz que há algo novo sendo gerado entre nós denominações evangélicas e wesleyanas.


Posts relacionados

Geral, por José Geraldo Magalhães

Nove mortos em tiroteio numa igreja Metodista em Charleston, no sul dos USA

O ataque aconteceu na noite de quarta-feira no interior da igreja Emanuel, a mais antiga igreja Metodista Episcopal Africana do sul dos EUA. A polícia acredita ter-se tratado de um crime de ódio.

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães