Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 13/09/2013

Mulher é eleita e preside metodismo na Itália

Nova York, 22 de outubro de 2009 - A comunidade metodista da Itália tem agora sua primeira mulher presidente, que assume suas funções num momento em que a pequena igreja está a procurar aumentar o ministério entre os imigrantes.

   Alessandra Trotta, 41 anos, uma diaconisa que dirige um centro social e escola para crianças em risco, em Palermo, foi eleita presidente da " Chiese Evangeliche Metodiste in Italia" no final do verão.

Na Itália, a Igreja Metodista é federada à Igreja Valdense, uma denominação mais antiga e maior.  Há cerca de 5.000 metodistas e 45.000 valdenses no que é conhecido como Valdenses/ Igreja Metodista.  Ms. Trotta foi eleita no Sínodo da Igreja federada.

A Igreja Metodista Italiana remonta à década de 1860, quando os missionários da Igreja Metodista Episcopal e da Igreja Metodista britânica foram para a Itália. A propagação movimento metodista foi em todo o país e em 1962 tornou-se independente da Igreja Metodista. Durante décadas, ela foi conhecido por seu trabalho diaconal em orfanatos e escolas de todo o país. Existem hoje 42 congregações.

Juntamente com os valdenses, os metodistas italianos estão tentando responder de forma criativa para um medo crescente da imigração, a violência xenófoba, os movimentos anti-político estrangeiro, e novas leis restritivas visando o envio de imigrantes para seus países de origem.  Há algum sentimento de que o governo está para promover políticas que promovem a discriminação contra os estrangeiros.

Presidente é originária da Sicília

Ms. Trotta, a nova presidente Metodista, cresceu em uma família metodista em Palermo, uma cidade na Sicília. Seu pai era um proeminente advogado Metodista italiano e líder da Igreja. Ela foi treinada na jurisprudência e do direito praticado antes de buscar uma vocação no ministério diaconal. Ela foi contratada como diaconisa no Valdenses / Italiano Igreja Metodista em 2001.  Desde então, ela tem servido como o diretor do La Noce, um Valdense / Metodista centro social e escola para crianças em risco no coração de Palermo.

Além disso, a Senhora Trotta atuou em diversas comissões nacionais da igreja, incluindo o Comitê de Disciplina da Igreja, e como um dos mais jovens presidentes de sessões anuais do Sínodo. Ela é ativa em uma congregação Palermo composta de italianos e imigrantes de África.

Metodistas italianos, em 1975, entraram em uma união com os valdenses, uma denominação protestante, cujas raízes remontam ao século 12.

Foco na Imigrantes

 Nos últimos dez anos, os Valdenses / Metodista a missão prioritária tem sido "Essere Insieme La Chiesa" ( "Be a Igreja Together") - acolher as pessoas não italiano em igrejas, e ajudando-os a integrar-se na vida do Igreja e sociedade. Uma espécie de "Laboratorio di convivenza" (oficina de convivência) tornou-se algo de um testemunho profético na Itália.

A Junta Geral de Ministérios Globais também tem o pessoal na Itália, que tem ministério com comunidades multiculturais, incluindo os imigrantes.  O rev. Kristin e David Markay são pastores missionários no norte da Itália.  Seus filhos, Hannah e Aidan, estão com eles. Sua congregação em Milão é composta de pessoas de cerca de 18 nações, enquanto outra congregação em Novara é formada por italianos e africanos do leste. Em ambos os lugares, com as pressões econômicas, muitos estão se voltando para a igreja, tanto para assistência espiritual e física.

Muitos metodistas italianos, cujos antepassados e parentes uma vez que migraram para outras terras, muitas vezes, citam as palavras de Deus aos filhos de Israel: "Você conhece o coração de um estrangeiro, pois vocês já foram estrangeiros na terra do Egito" (Êxodo 23:9) . Agora, eles dizem, "é a nossa vez de oferecer hospitalidade."

Na tradição wesleyana de santidade pessoal e social, os metodistas italianos estão oferecendo um lar espiritual, bem como abrigo, o ensino da língua, assistência jurídica, trabalho em rede, e outros tipos de ajuda material para quem chega em solo italiano. No processo, eles estão descobrindo que, mais do que apenas os objetos de caridade, os estrangeiros em seu meio estão trazendo uma riqueza para as congregações existentes.  Deus está fazendo uma coisa nova na Igreja Metodista Italiana.

Congregações Metodista Unida, através de Ministérios Globais, estão ajudando suas irmãs e irmãos italianos. A Igreja Metodista vive a chamada do evangelho para acolher o estrangeiro.

Ao apresentar cumprimentos dos Ministérios Globais na recente reunião do Sínodo, o Rev.  Ullas Tankler, um membro do pessoal, destacou o compromisso dos metodistas italianos para os migrantes. "Seu ministério com os migrantes é um modelo para a família Metodista nos Estados Unidos, bem como na Europa", disse ele.

____________________

http://new.gbgm-umc.org/link.cfm?lid=29313&%26n=10&adid=601


Posts relacionados

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães