Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 20/09/2013

Museu da Bíblia

 

 PÁSCOA NO MUSEU DA BÍBLIA

Atrações voltadas para o público infanto-juvenil relembrarão um dos mais importantes acontecimentos do Livro Sagrado.

 

Para celebrar uma das datas mais significativas do calendário cristão, o Museu da Bíblia estará com uma programação especial no dia 19 de março próximo. A Páscoa será tema de apresentações teatrais e atividades recreativas para os visitantes mirins, em especial, alunos da 4ª série do Ensino Fundamental. O Museu da Bíblia fica em Barueri, na Grande São Paulo (Av. Pastor Sebastião Davino dos Reis, 672, Vila Porto). São esperadas cerca de 300 crianças, que participarão das atividades entre as 10 e 12 horas.

A celebração da Páscoa no Museu da Bíblia integra a programação voltada para o público infanto-juvenil. Ao longo do ano, a Sociedade Bíblica recebe estudantes de escolas locais, que conhecem, de forma lúdica, o que é a Bíblia e seu valor para a humanidade. O Museu da Bíblia é o primeiro do país e um dos maiores do mundo em sua especialidade, devido à variedade de espaços e de documentos expostos.

Os visitantes encontram Bíblias e partes do texto bíblico em mais de 1.500 idiomas, destacando-se a Bíblia Vulgata, de 1583; a primeira Bíblia em língua portuguesa em volume único, datada de 1819; várias miniaturas, incluindo o menor livro do mundo. Há também uma réplica da prensa de Gutenberg, que imprimiu a primeira Bíblia da história, por volta de 1450, além de um banco de imagens, diversas porções bíblicas e testamentos datados do século XIX e início do século XX. O público ainda pode conhecer: um conjunto de 144 traduções bíblicas; materiais trazidos de Israel, como o trigo e o joio, água do Rio Jordão, sementes de mostarda, um punhado de terra de Belém e água do Mar Morto; papiros; pergaminhos; a Bíblia impressa numa única página; a Bíblia em braile; e, roupas da época do Apóstolo Paulo.

A interatividade do público com o MuBi é um ponto forte. Entre as atrações estão: uma Bíblia manuscrita, na qual cada visitante pode copiar um versículo da Bíblia até completá-la; um painel com jogo de conhecimento bíblico; a sala de escuta com atividades de áudio e vídeo; a Bíblia para surdos; jogos de perguntas e respostas sobre a Bíblia (quiz), instalados em computadores; estações de escuta para seleções bíblicas em áudio e o Novo Testamento dramatizado; e um painel de perfumes bíblicos, tais como nardo, aloé, mirra, cálamo, canela e rosa de sarom.

Páscoa no Museu da Bíblia

Data: 19 de março

Horário: das 10h às 12h

Endereço: Av. Pastor Sebastião Davino dos Reis, 672, Vila Porto, Barueri.

Telefone: (11) 4168-6225

E-mail: museu@sbb.org.br

Entrada gratuita

A SBB e o MuBi - Fundada em 1948, no Rio de Janeiro, a Sociedade Bíblica do Brasil tem a missão de "difundir a Bíblia e a sua mensagem a todas as pessoas e a todos os grupos sociais, como instrumento de transformação espiritual, de fortalecimento de valores éticos e morais e desenvolvimento cultural e social". É uma entidade sem fins lucrativos, de natureza religiosa, social e cultural, que se dedica a traduzir, produzir e distribuir a Bíblia.

Por volta do início dos anos 80, a Sociedade Bíblica do Brasil deu os primeiros passos no sentido de ter um museu dedicado ao Livro Sagrado, com a instalação de um pequeno espaço na cidade do Rio de Janeiro. Mas não atendia às expectativas. Para chegar ao formato atual, a equipe da SBB foi buscar inspiração no que havia de mais moderno em termos de museu em países como Alemanha, Escócia e Estados Unidos.

Designers e arquitetos especializados projetaram os espaços do Museu, com dez áreas diferenciadas, por meio das quais é possível fazer um verdadeiro mergulho na história do Livro Sagrado: A Bíblia e a História da Escrita; A Bíblia e a História da Tradução; a Bíblia e a História do Livro; A Bíblia no Mundo; a Bíblia no Brasil; a Bíblia Falada; O Conteúdo da Bíblia; Novidades sobre a Bíblia; A Bíblia e as Crianças, ambiente em que a garotada participa de atividades de lazer e educação com sessões de vídeo, contadores de histórias, desenho e colagem. Um último espaço é reservado para mostras temporárias.

O objetivo do MuBi é promover o conhecimento da Bíblia, enfatizando seus aspectos culturais, éticos e religiosos. Compreende área de exposição com 450 m2, Biblioteca com 225 m2, auditório para 500 pessoas e estacionamento para 200 veículos. Tem entrada gratuita e assegura total acessibilidade a portadores de deficiências. Seguindo o conceito de arquitetura inclusiva, o projeto aboliu escadas e incluiu rampas de acesso aos ambientes. Os móveis são adequados para usuários de cadeiras de rodas e também foram providenciadas legendas em braile e painéis interativos, garantindo atrações específicas para deficientes visuais. O Museu ainda abriga uma loja de lembranças, como Bíblias e publicações especiais, cuja arrecadação é revertida para manutenção das instalações.

O MuBi conta com monitores treinados para receber os mais diferentes públicos - crianças, adultos, terceira idade, deficientes visuais e escolas, entre outros. As visitas monitoradas, entretanto, devem ser agendadas previamente. 

Contatos com a imprensa:

Luciana Garbelini - 11 9292-2131

Denise Lima - 11 9611-7381

Oficina da Palavra - 11 3289-2139


Posts relacionados