Publicado por Sara de Paula em Colégio Episcopal - 10/01/2023

Nota de Repúdio a atos de violência e vandalismo

capa-documento-nota-100123-442-800x568.jpg

BAIXE EM PDF

"... Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus". (Mateus 5.9)

 

O Colégio Episcopal da Igreja Metodista no Brasil vem por este instrumento registrar seu repúdio a todo e qualquer ato de violência e vandalismo que tem ocorrido em nosso País, em especial o de Brasília, no dia último domingo, 08 de janeiro de 2023.

Reconhecemos que manifestações de oposição fazem parte da democracia, mas não aceitamos as práticas totalitárias que vimos nestes atos que negam os valores do Evangelho de Jesus e a construção da paz na sociedade brasileira.

Vivemos num país polarizado, o exige de quem governa e quem perdeu as eleições, pensar no melhor para o Brasil. Diante da delicadeza do momento, recomendamos às autoridades, bem como ao povo, em especial aos cristãos e cristãs metodistas, que não inflamem a situação, mas sejam agentes da paz e da reconciliação mútua, por algo maior que todas as pessoas – o bem de nossa nação.

Cremos que a bem-aventurança de promover a paz (Mt 5.9) é também um chamado a nós, como povo de Deus, para sermos construtores e construtoras da paz. Somos ainda chamados e chamadas, como discípulos e discipulas de Jesus, a viver a santidade integral e essa construção da paz.

Por isso, nós repudiamos os movimentos promotores da violência e caos e reafirmamos que, como Igreja Metodista, somos a favor do processo democrático, reconhecemos os poderes constituídos e oramos pela paz e pela superação das divisões que marcam nosso País, divisão que pode alcançar as famílias e a comunidade de fé.

Conclamamos o povo chamado Metodista a buscar a "construção da paz", no amor e respeito, no testemunho a partir da revelação de Deus para nossas vidas!

Conclamamos a Igreja a um tempo de intercessão e jejum em favor da nossa Nação.

Que a "paz e a justiça possam se beijar".

No amor de Cristo,

Adonias Pereira do Lago
Presidente do Colégio Episcopal

Bruno Roberto Pereira dos Santos
Secretário do Colégio Episcopal

 

São Paulo, 10 de janeiro de 2023.


Leia a "Declaração por civilidade e repeito à democracia", emitida pela Igreja Metodista do Uruguai, abordando os atos de violência de 8 de janeiro no Brasil. Clique aqui.


Posts relacionados

Colégio Episcopal, por Comunicação

Palavra orientadora da liderança nacional da Igreja Metodista

“Pareceu bem ao Espírito Santo e a nós não impor a vocês nada além das seguintes exigências necessárias: Que se abstenham de comida sacrificada aos ídolos, do sangue, da carne de animais estrangulados e da imoralidade sexual. Vocês farão bem em evitar essas coisas. Que tudo lhes vá bem".  Uma vez despedidos, os homens desceram para Antioquia, onde reuniram a igreja e entregaram a carta. Os irmãos a leram e se alegraram com a sua animadora mensagem. (Atos 15.28-31)

Colégio Episcopal, por Sara de Paula

Corações aquecidos, santificação e os desafios das Igrejas e lideranças | Diálogo em tempos de crise

O episódio 5 da série Diálogo em tempos de crise, conta com a participação muito especial dos Bispos Rozalino Domingos, Paulo Ayres e Nelson Luiz Campos Leite. Você já se perguntou o que define uma pessoa de coração aquecido? E como a palavra de Deus pode orientar, fortalecer e gerar esperança em nós? Esses são alguns dos temas presentes nesse diálogo, que fala ainda sobre a santificação pessoal de cristãos e cristãs, e sobre os desafios enfrentados hoje pela Igreja e por suas lideranças.

Colégio Episcopal, Entrevistas, Cogeam, Expositor Cristão, Destaques Nacionais, Mulheres, Discipulado, Pastoral do Combate ao Racismo, Social, por José Geraldo Magalhães

Expositor Cristão de janeiro: Igreja Metodista reafirma o combate ao Racismo

Expositor Cristão já refletiu várias vezes sobre a diversidade, intolerância religiosa e racismo. O Colégio Episcopal fez vários pronunciamentos reafirmando a doutrina da Igreja Metodista combatendo essas chagas sociais que têm diminuído várias pessoas. Retomei o assunto nesta edição. A princípio, seria apenas sobre a chacina que ocorreu no Rio de Janeiro envolvendo cinco jovens que foram mortos por policiais, mas a pauta se ampliou. Parece que o assunto ainda não foi esgotado na vida de muitas pessoas. O caso mais recente de injúria racial ocorreu no 1º Concílio Regional da Sétima Região Eclesiástica, no início de dezembro, quando foi feita uma denúncia ao plenário. “Desbancamos o urubu”, disse a denunciante ao ouvir a expressão de um pastor sobre outro pastor após as eleições da lista tríplice.

Colégio Episcopal, Expositor Cristão, Destaques Nacionais, Educação, por José Geraldo Magalhães

Conselho Superior de Administração, Consad, tem novo presidente

O Colégio Episcopal da Igreja Metodista empossou na manhã desse sábado, 30,  os novos presidente e vice do Conselho Superior de Administração (Consad) e Conselho Diretor das Instituições Metodistas de Educação. A cerimônia ocorreu na Sede Nacional da Igreja Metodista em São Paulo. Confira as fotos e detalhes da cerimônia!