Publicado por Sara de Paula em Colégio Episcopal - 10/01/2023

Nota de Repúdio a atos de violência e vandalismo

capa-documento-nota-100123-442-800x568.jpg

BAIXE EM PDF

"... Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus". (Mateus 5.9)

 

O Colégio Episcopal da Igreja Metodista no Brasil vem por este instrumento registrar seu repúdio a todo e qualquer ato de violência e vandalismo que tem ocorrido em nosso País, em especial o de Brasília, no dia último domingo, 08 de janeiro de 2023.

Reconhecemos que manifestações de oposição fazem parte da democracia, mas não aceitamos as práticas totalitárias que vimos nestes atos que negam os valores do Evangelho de Jesus e a construção da paz na sociedade brasileira.

Vivemos num país polarizado, o exige de quem governa e quem perdeu as eleições, pensar no melhor para o Brasil. Diante da delicadeza do momento, recomendamos às autoridades, bem como ao povo, em especial aos cristãos e cristãs metodistas, que não inflamem a situação, mas sejam agentes da paz e da reconciliação mútua, por algo maior que todas as pessoas – o bem de nossa nação.

Cremos que a bem-aventurança de promover a paz (Mt 5.9) é também um chamado a nós, como povo de Deus, para sermos construtores e construtoras da paz. Somos ainda chamados e chamadas, como discípulos e discipulas de Jesus, a viver a santidade integral e essa construção da paz.

Por isso, nós repudiamos os movimentos promotores da violência e caos e reafirmamos que, como Igreja Metodista, somos a favor do processo democrático, reconhecemos os poderes constituídos e oramos pela paz e pela superação das divisões que marcam nosso País, divisão que pode alcançar as famílias e a comunidade de fé.

Conclamamos o povo chamado Metodista a buscar a "construção da paz", no amor e respeito, no testemunho a partir da revelação de Deus para nossas vidas!

Conclamamos a Igreja a um tempo de intercessão e jejum em favor da nossa Nação.

Que a "paz e a justiça possam se beijar".

No amor de Cristo,

Adonias Pereira do Lago
Presidente do Colégio Episcopal

Bruno Roberto Pereira dos Santos
Secretário do Colégio Episcopal

 

São Paulo, 10 de janeiro de 2023.


Leia a "Declaração por civilidade e repeito à democracia", emitida pela Igreja Metodista do Uruguai, abordando os atos de violência de 8 de janeiro no Brasil. Clique aqui.


Posts relacionados

Geral, Administração, Educação, Oficial, Colégio Episcopal, por Comunicação

Nomeações e Designação da Área Nacional - 2024

  Confira as nomeações e designações da Igreja Metodista para as áreas no ano de 2024.

Colégio Episcopal, por Comunicação

Acórdão nº 12/2023

  A Igreja Metodista, através da Comissão Geral de Constituição e Justiça, torna público a quem vier interessar o inteiro teor do Acórdão nº 12/2023

Colégio Episcopal, por Sara de Paula

Nota sobre o pedido de Impeachment protocolado por lideranças religiosas

O Colégio Episcopal, sem entrar na discussão do mérito das questões levantadas em relação ao pedido de impeachment do Presidente Jair Bolsonaro, esclarece que a Igreja Metodista não é oficialmente signatária deste pedido, protocolado junto à Câmara de Deputados por segmentos cristãos.

Colégio Episcopal, por Sara de Paula

Educação como missão, racismo e a violência contra mulher | Diálogo em tempos de crise

  No episódio 7 da série Diálogo em tempos de crise, lideranças da Igreja Metodista falam sobre áreas que tem sofrido grande impacto durante a pandemia de Covid-19 no Brasil. Educação como missão, racismo e a violência contra mulher.

Colégio Episcopal, por Sara de Paula

Oração, caminho de esperança | Carta pastoral do Colégio Episcopal da Igreja Metodista

"Desde o início da pandemia da Covid-19, o mundo tem testemunhado os efeitos devastadores da doença, mas também de toda a desigualdade econômica, social e cultural que ela deflagrou. Como estamos em um tempo de intensos debates políticos e ideológicos em todos os continentes, muito do foco que deveria estar no cuidado e tratamento das pessoas nas diferentes cidades e países acabou sendo desviado." | Leia o documento na íntegra.

Colégio Episcopal, Destaques Nacionais, Oficial, Missionária, Administração, por José Geraldo Magalhães

Conheça a Cartilha das Ênfases Missionárias e estrutura da Igreja com os alvos a serem alcançados!

A Igreja Metodista está disponibilizando para download a Cartilha das  Ênfases Missionárias que contemplam os objetivos, estrutura da Igreja Metodista em terras brasileiras. É gratuito! Acesse aqui!