Publicado por Sara de Paula em Educação - 28/01/2019

NOTA | Instituto Metodista Izabela Hendrix manifesta solidariedade às vítimas e apoia a comunidade atingida

O Izabela Hendrix manifesta sua solidariedade com as famílias atingidas pelo desastre socioambiental provocado pelo rompimento da barragem de rejeitos da Mina do Feijão, em Brumadinho,na Região Metropolitana de Belo Horizonte, Minas Gerais.

Nesse momento emergencial, atuamos de forma coordenada com a Igreja Metodista, que se organizou, juntamente com a Sociedade Bíblica do Brasil e a Visão Mundial, para coletar e entregar doações à população no local – veja como participar em https://bit.ly/2G58bYs.

A tragédia ora em andamento é inaceitável, com a morte e desaparecimento de centenas de pessoas. Também são devastadores os efeitos socioeconômicos posteriores, além da destruição da biodiversidade, graças à deposição de quantidades incalculáveis de metais pesados em um sistema estuarino vital para muitas cidades.

Trabalharemos ações de pesquisa e a extensão universitária para colaborar no enfrentamento das trágicas consequências desse desastre, com atividades de intervenção no curto, médio e longo prazos, alinhadas com o poder público e a Sociedade Civil. Priorizaremos apoiar o desenvolvimento de tecnologias e a formação específica de auditores para diagnóstico ambiental, além de prover ações de educação ambiental, saúde coletiva, como iniciativas para tentar evitar que outros desastres semelhantes possam vir a ocorrer

Temos o exemplo do que já realizamos em parceria no Projeto Manuelzão, que busca melhorias nas condições ambientais da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas para promover qualidade de vida, onde desenvolvemos projetos de Arquitetura e Urbanismo, dentre outras áreas do conhecimento.

O Núcleo de Práticas Jurídicas do Izabela Hendrix ficará à disposição dos atingidos da comunidade carente para apoiar nos processos reparatórios dos danos e outros tipos de ações no campo do Direito Civil.

 

Robson Ramos de Aguiar
Diretor Geral
Instituto Metodista Izabela Hendrix

 

Luciano Sathler
Reitor
Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix

 

Débora Castanha
Diretora Pedagógica
Colégio Metodista Izabela Hendrix
 

Publicado originalmente no site do Instituto Metodista Izabela Hendrix


Posts relacionados