Publicado por Sara de Paula em Colégio Episcopal - 22/02/2019

Nota Oficial do Colégio Episcopal


Em 2005, o Colégio Episcopal da Igreja Metodista publicou um pronunciamento acerca do Referendo do Desarmamento, então em voga na agenda nacional. Naquele momento, a Igreja posicionou-se a favor da vida, enfatizando a busca da paz e o enfrentamento a toda forma de violência.

No momento em que a temática da violência volta à pauta da nação e de suas instâncias de decisão sobre as formas de seu combate, cabe-nos voltar aos nossos fundamentos. João Wesley e os primeiros metodistas lutaram por uma educação de qualidade, por melhor distribuição de renda, pelo enfrentamento às formas desumanas de trabalho e pela saúde das cidades. Na proclamação do Evangelho, a ênfase na paz e na justiça social como parte do projeto de plenitude de vida em Cristo.

Desta forma, reafirmamos nossos princípios. Entendemos que se deve lutar por uma sociedade pacífica e pacificadora, pois dessas tais pessoas é o Reino dos Céus. Entendemos que a chaga da violência, que ceifa vidas inocentes e alicia pessoas para o crime deve ser tratada e sarada. O Reino de Deus deve ser anunciado em uma sociedade que carece de saúde, educação, moradia, cuidado para com as famílias, condições dignas de trabalho e de vida, enfrentamento dos males e vícios que fomentam o caos e roubam especialmente nossa juventude.

Nas palavras do apóstolo Paulo, lembramos que “andando na carne, não militamos segundo a carne. Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas sim poderosas em Deus.” (2 Coríntios 10.3-4). E, lembrando as palavras dos bispos e da bispa, em 2005, seguimos firmes para “criar em nossa nação, tão empobrecida pelas desigualdades sociais, uma cultura de paz, de diálogo e solidariedade, sob a inspiração das palavras do profeta Jeremias: “trabalhai pela paz da cidade e orai por ela ao Senhor. Porque na sua paz vós tereis paz” (Jr 29.7).”

 

São Paulo, 21 de fevereiro de 2019.

 

Colégio Episcopal da Igreja Metodista


Posts relacionados

Colégio Episcopal, por Comunicação

Pronunciamento da Igreja Metodista do Brasil sobre decisão da Conferência Geral da Igreja Metodista Unida

  A Igreja Metodista do Brasil, através do Colégio Episcopal, torna público seu pronunciamento sobre a decisão da Conferência Geral da Igreja Metodista Unida sobre a homossexualidade.

Geral, Administração, Educação, Oficial, Colégio Episcopal, por Comunicação

Nomeações e Designação da Área Nacional - 2024

  Confira as nomeações e designações da Igreja Metodista para as áreas no ano de 2024.

Colégio Episcopal, por Redação Metodista

Conhecidos e Conhecidas Desde o Ventre

Em reiteração ao Comunicado publicado no início desse ano, o Colégio Episcopal da Igreja Metodista do Brasil, diante da decisão que retirou o país da Declaração do Consenso de Genebra, manifesta veemente posição contrária a toda ação ou política pública que tal posição do governo brasileiro sugere tendo em vista a possibilidade de flexibilizar ou até mesmo, em objetivo final, descriminalizar a prática do aborto.

Colégio Episcopal, por Sara de Paula

Nota oficial da Igreja Metodista sobre as Instituições de Ensino

Nós, membros da Cogeam (Coordenação Geral de Ação Missionária) e Colégio Episcopal da Igreja Metodista, estamos cientes de que a Educação Metodista entrou, no último dia 09, com uma cautelar cujo objetivo é elaborar um plano de recuperação que viabilize a manutenção das atividades acadêmicas das instituições.

Colégio Episcopal, por Sara de Paula

Reunião do Colégio Episcopal começa hoje em São Paulo

A COGEAM também se reunirá essa semana na Sede Nacional.