Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 13/09/2013

Notas de Falecimento

Noventa e dois anos servindo ao Senhor

Um testemunho do Bispo Nelson


Dona Anídia faleceu com 92 anos. Boa parte de sua vida viveu de forma dinâmica no ministério da Igreja Metodista. Ela foi a primeira mulher a cursar Teologia, fazendo-o no Granbery junto com renomados pastores. Durante muitos anos foi a Diretora da |Ordem das Diaconisas, supervisionando trabalhos de educação cristã, ação social e área missionária. Trabalhou muito acompanhando o esposo Chrysantho César, como educador e formador da Escola Metodista em Marília, sendo excelente professora. Junto do esposo cooperou na área de trabalho com crianças, na formação d aarte, apresentando o Evangelhjo através do teatro . Escreveu histórias e as contava com maestria.
Durante muitos anos acompanhou o trabalho das Federações de Senhoras (na época) com as quais colaborou, foi SD, coordenadora, etc.
Desenvolveu um ministério pessoal junto às pessoas enfermas, enlutadas e em momentos de alegria, escrevendo suas cartas confortadoras e animadoras, beneficiando a muitas pessoas e famílias.
Era uma pessoa dinâmica, ativa, leitora compulsiva, que viveu plenamente até completar os seus 92 anos em agosto passado. Repentinamente começou a ter problemas cardiológicos, vindo a falecer. Felizmente não sofreu e esteve consciente até a parada cardíaca em ida à UTI.
Ficou viúva cedo, convivendo com os filhos e netos, noras e genros. Aos 70 anos resolveu casar-se novamente convivendo com o Rv. José Gonçalves Salvador por 20 anos.
 Teve tres filhos: Prof. Ely Esér Barretto Cesar, casado com Elen; Elcy Cesar Campos Leite, casada comigo, e Dr. Eliel Barretto César, casado com  Ana Maria, médica cardiologista. Os netos se beneficiaram com a sua amabilidade, convivência e histórias, sendo 8. Deixou cinco bisnetas que a amaram e foram marcadas por sua vida.
Órfã de mãe logo cedo, conviveu com a irmã Percys. O pai Thibaldo  casou-se novamento com Antonieta, tendo 7  irmãos, com os quais conviveu de forma marcante.
 
Bispo Nelson Luiz Campos Leite


Saiba mais:

A primeira presidente da Associação das Ex-Alunas, Diaconisa Anídia Marques Barreto César, formada em teologia pelo Instituto Granbery/MG e diretora da Ordem das Diaconisas, faleceu na manhã do dia 15 de outubro, aos 92 anos de idade. Seu corpo está sendo velado na Igreja Metodista em Vila Mariana/SP. A todos os familiares, o abraço solidário da comunidade da Faculdade de Teologia.

Para um relato da história da educação da mulher metodista brasileira, "Trago na memória? O Instituto Metodista de Santo Amaro", clique aqui.

Extraído do site http://admfateo.wordpress.com/

Prezados irmãos, prezadas irmãs 

Graça e paz!

Informamos o falecimento da Sra. Anidia Marques Barreto César, mãe de Elcy César Campos Leite, esposa do Bispo Nelson Campos Leite.

Deixa também os filhos Pr. Ely Eser e Eliseu Barreto César, além de netos/as e bisnetos/as.

O Oficio foi as 14h na Igreja Metodista em Vila Mariana, de onde o corpo seguiu para o crematório de Vila Alpina, às 16h.

Anna Alessandra P. R. Maia

Secretária Episcopal

Igreja Metodista - 3ª Re

Tel.(11) 5904.3000, r.04 - http://3re.metodista.org.br

 

 

 

Pastor Carlos Walter: lembranças perenes e gratidão dos amigos na despedida

Presença solidária da FaTeo no sepultamento do Rev. Carlos Walter Vieira

Um grupo liderado  pelo vice-reitor da FaTeo Prof. Paulo Roberto Garcia e pelo coordenador do Programa Vida Comunitária Rev. Jonadab Almeida representou a FaTeo, nesta segunda-feira, 29 de setembro, nas cerimônias fúnebres do Rev. Carlos Walter Vieira, falecido no último domingo, 28. Fizeram parte do grupo o rev. Josias Pereira e os professores Nicanor Lopes, Tércio Machado Siqueira, Geoval Jacinto da Silva, Josué Adam Lazier e Paulo Ayres Mattos (estes três últimos também presentes como bispos metodistas).

O culto de despedida, realizado na Igreja Metodista do Itaim Bibi, às 12h, foi dirigido pelos Bispos Geoval Jacinto da Silva, Nelson Luiz Campos Leite e Adriel de Souza Maia. Estiveram presentes os bispos Stanley da Silva Moraes e Luiz Vergílio Batista da Rosa (representante do Colégio Episcopal e da Cogeam), muitos pastores/as e lideranças leigas da 3ª Região Eclesiástica e de outras igrejas e instituições. O coral da 1ª Igreja Presbiteriana Independente de São Paulo, regido pelo filho do Pr. Carlos Walter teve participação especial. Foram momentos significativos, com várias palavras e manifestações de homenagem e de gratidão a Deus pela vida e pelo ministério do líder nacional metodista Carlos Walter.

Rev. Jonadab de Almeida

O testemunho do amigo Juarez de Souza Lima

Amados irmão e irmãs;

E com pesar que na tarde de hoje, nos despedimos do pastor, amigo e irmão em Cristo, "Carlos Walter Viera". Ainda parece um sonho, não estamos acreditando na realidade pois o Carlos Walter vivia tão intensamente, que envolvia todos que estavam perto dele com seu modo de agir, suas brincadeiras e também a seriedade com que a assumia e fazia outros assumirem os assuntos da igreja Metodista.

Os Concílios irão sentir falta do alerta de que alguma coisa estava sendo apoiada errada ou não condizendo com a as Leis da igreja Metodista.

Carlos Walter conseguia fazer amigos de opinião contrária,d eixa em nossa memória,  principalmente na 3RE,  saudade pelo seu jeito de ser e o carinho com que sempre tratou a todos que relacionaram na igreja na escola e em outras instituições.

Suas poesias poderão ser mais lidas e porque não dizer cantadas pela igreja,com rima,e gramática impecável.

Gladys, Carla, Cintia e Eduardo, segue um abraço do amigo colega de mocidade na década de 60, quando a Federação de Jovens teve a coragem de dizer à Igreja Metodista o que pensava, o que estava errado e mostrar o caminho certo, sofrendo com a própria vida, pondo em risco sua família e seus amigos mas não se calou, e com certeza Deus ouviu a nossa voz e o tempo não se cala mas faz a sua mudança de acordo com o Santo Espírito. Em todos os momentos Carlos Walter esteve junto e abraçou a Igreja Metodista com amor e em alguns momentos com dor e choro porque a causa era nobre .

Eduardo quando você citou que foi na Igreja do Itaim que Carlos Walter declamou o poema "Navio Negreiro" de Castro Alves, aquele momento eu estava lá e vibrei, pois era o grito negro que fez despertar ali a minha fala na voz do outro e todos vibramos,pois ele declamou com muito entusiasmo e o salão estava lotado, ali foi o começo de apresentação de quem seria o Carlos Walter líder e de fala forte e precisa nos éramos jovens saindo da adolescência.

Adeus, amigo!!!!!

"O Senhor Deus está contigo e suas mãos o guarda."

Juarez Reinaldo de Souza Lima

"O Senhor dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio". - Salmo 46.11

Irmãos e irmãs,

Ao recitar este Salmo, certo de que o Senhor está conosco e é o nosso refugio, informo que na tarde deste domingo perdemos na igreja militante um precioso irmão: Rev. Dr. Carlos Walter Vieira.

Na manhã de domingo, dia 28 de setembro, ele sentiu-se mal e foi conduzido para o Hospital do Coração. No meio desta tarde veio a falecer.

Seu corpo foi levado por volta das 22 horas para o templo da Igreja Metodista do Jardim Bibi. Esta é sua Igreja de vida. Hoje ele estava na Igreja da Penha, que é pastoreada por sua esposa, Rev. Gladys. O endereço para onde da Igreja em Itaim Bibi:

Igreja Metodista em Itaim Bibi - Rua Joaquim Floriano nº 1153

04534-014 • Itaim Bibi - São Paulo • SP

Tel: (11) 3168.8020 - e-mail: itaimbibi@3re.metodista.org.br

Ele deixou sua esposa Revda. Gladys Barbosa Gama. Deixou o filho Eduardo e as filhas Carla e Cíntia. Deixa genros, noras e netos. Deixa a filha da Revda. Gladys, que é a Laís Barbosa Dilem dos Santos.

Ele foi por muitos anos membro e Presidente da Comissão Geral de Constituição e Justiça. Atualmente estava nomeado como Assessor Jurídico da Área Nacional.

O Culto de Ação de Graças e Ofício Fúnebre ocorreu segunda-feira, dia 29 as 12h30min, na Igreja do Itaim Bibi. O corpo saiu para o cemitério Jardim da Paz, no Morumbi, às 14:00 hs.

Que o Senhor da Igreja continue sobre nós. Fraternalmente, em Cristo,

Bispo Stanley da Silva Moraes

Secretário Executivo do Colégio Episcopal - Sede Nacional da Igreja Metodista


Posts relacionados

Geral, por Sara de Paula

Live: Compromisso metodista com os Direitos Humanos

A Pastoral Nacional de Direitos Humanos da Igreja Metodista promove no próximo 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos, uma conversa especial sobre o compromisso da Igreja com essa frente de trabalho.

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães