Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 13/09/2013

O ICP não vai fechar

 

Dívidas fiscais ameaçam a manutenção de convênios com órgãos públicos, mas a Igreja Metodista já designou uma comissão para solucionar o problema.

   

O Instituto Central do Povo, ICP, instituição social fundada pelo missionário metodista Hugh Clarence Tucker em 1906, está enfrentando uma série crise financeira. Mas continuará a atender à comunidade. É o que garantem o Bispo Paulo Lockmann e Rosemari Pfaffenzeller, Secretária Executiva da Associação da Igreja Metodista, da 1ª Região Eclesiástica.

Primeira instituição social instalada no Brasil, o ICP presta vários serviços sociais à comunidade do Morro da Providência, no centro da cidade do Rio de Janeiro.  Lá funcionam uma creche conveniada com a prefeitura, curso de informática, curso de inglês, padaria-escola e atendimento médico, entre outros serviços.

 

O primeiro passo para preservar a instituição centenária será o seu saneamento fiscal. Impostos atrasados que chegam à soma de trezentos mil reais ameaçam o ICP de perder o seu caráter filantrópico e o convênio mantido com a prefeitura do Rio de Janeiro, que sustenta diretamente 216 vagas de creche em período integral. Alguns dos cursos e atendimentos oferecidos pelo ICP têm receita própria, mas a creche é gratuita e, como diz o próprio Bispo Paulo, atende "aos mais pobres entre os pobres" da região portuária do Rio de Janeiro.

A Coream, Coordenação Regional de Ação Missionária, da 1ª Região, reunida no dia 9 de junho, designou uma comissão para avaliar todos os processos administrativos e pedagógicos do ICP. Segundo Rosemari Pfaffenzeller, essa equipe formada por uma pedagoga, uma técnica em gestão escolar e uma psicóloga fará uma avaliação do corpo funcional e sugerirá medidas de controle e corte de gastos, sob a coordenação da Coream. Atualmente, o custo da instituição, que conta com 63 funcionários, é bastante alto. O ICP deve dois meses de salários aos seus funcionários e precisa, também, cuidar da restauração de suas instalações, num prédio que já fez mais de 100 anos.

Segundo o Bispo Paulo Lockmann, será desfeito um convênio que vinha sendo mantido com o Instituto Metodista Bennett. O Bennett, que também está enfrentando problemas financeiros, não vinha cumprindo com compromissos financeiros firmados com o ICP. Com o fim do convênio, o ICP retorna à responsabilidade da Primeira Região Eclesiástica da Igreja Metodista, que pretende firmar parcerias com outras instituições. Uma das parcerias possíveis, afirma Lockmann, será com o Senac, que poderia oferecer cursos profissionalizantes nas instalações do ICP, uma vez que no local o Senac não possui nenhuma unidade.

Suzel Tunes

 


Posts relacionados

Geral, Intercessão, por Julyana Rodrigues

Semana de oração por Bangladesh, Butão e Nepal

Nesta semana estamos em oração por Bangladesh, Butão e Nepal. Você é convidado a fazer parte desse círculo de oração entre os dias 12 a 18 de outubro de 2014. Envolva sua Igreja e faça parte também desses momentos de oração em comum. Leve os motivos de ações de graças e intercessões nos cultos de orações de sua comunidade.

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães