Junto com outras institui?es metodistas de ensino, a Escola de Educa??o Especial O Semeador inicia suas atividades. Conhe?a este trabalho que nasceu de um compromisso de f? da Igreja Metodista de S?o Caetano do Sul.
Entre as 38 institui?es metodistas de ensino secular pertencentes ? Rede Metodista de Educa??o (veja quadro abaixo), a escola O Semeador n?o ? a maior nem a mais conhecida, mas tem uma caracter?stica que lhe confere um valor incompar?vel: ? a ?nica escola de educa??o especial da rede, atendendo cerca de 80 alunos com diferentes defici?ncias f?sicas e mentais, muitas vezes associadas.
O Semeador nasceu de uma necessidade atendida pelo compromisso mission?rio de uma igreja metodista. No in?cio dos anos 70, Odete Filliettaz enfrentava dificuldades no cuidado de seus filhos Waldyr e Pierre que, aos 18 e 15 anos de idade, j? n?o eram assistidos pela Associa??o de Pais e Amigos dos Excepcionais (a APAE s? atendia pacientes de at? 15 anos). Pierre, naquele momento, passava por um s?rio problema dent?rio e n?o havia quem o tratasse. "Os dentistas tinham medo de tratar crian?as excepcionais. Naquela ?poca, ainda estava
E, no dia 30 de outubro de 1976, num "conc?lio local hist?rico", como diz dona Odete, a Amas (Associa??o Metodista de Assist?ncia Social) de S?o Caetano decidiu dedicar-se exclusivamente aos deficientes. O atendimento odontol?gico foi seu primeiro projeto.
Hoje, O Semeador j? n?o presta atendimento dent?rio; encaminha seus alunos para tratamento na Universidade Metodista de S?o Paulo. Em suas salas oferece ensino fundamental (1? a 4?), ensino religioso, atendimento psicol?gico, fisioterapia, educa??o para o trabalho, m?sica, lazer… No ?lbum de fotos, voc? est? convidado a dar um passeio pela escola. Venha com a gente!
Rede Metodista de Educa??o
Unifica??o do vestibular e das editoras est?o entre os projetos a serem realizados em futuro pr?ximo
Tomaram posse, no dia 12 de janeiro, os Conselhos Diretores das institui?es metodistas de ensino, em cerim?nia realizada na Sede Nacional da Igreja Metodista. Foi um dia de trabalho intenso: os conselhos diretores (metodistas que recebem mandato da Igreja e atuam de forma volunt?ria) reuniram-se com as lideran?as do Cogeime, Conselho Geral das Institui?es Metodistas de Educa??o —
A forma??o da Rede Metodista de Educa??o certamente ainda demandar? muitas horas de trabalho, mas dever? render bons frutos. A rede possibilitar? maior competitividade e visibilidade no setor de ensino e melhor aproveitamento dos recursos financeiros (ganha-se em “escala”. Neste ano, por exemplo, foram adquiridas 16 mil agendas escolares, o que barateou o custo unit?rio para as escolas). Uma das a?es propostas ? a realiza??o de um vestibular unificado das universidades metodistas. Outra id?ia que dever? ser colocada em pr?tica brevemente ? a cria??o de uma ?nica editora metodista, de ?mbito nacional, para publicar e divulgar a produ??o intelectual das institui?es de ensino e da Igreja Metodista. Em discuss?o sobre as pr?ticas de atua??o dos Conselhos Diretores, chegou-se a um consenso: a qualidade do ensino deve ser uma das prioridades da nova rede.
