Publicado por José Geraldo Magalhães em Destaques Nacionais, Música e Arte - 29/09/2013

Oferecendo a Deus um novo Cântico

edson mudestoE pôs um novo cântico na minha boca, um hino ao nosso Deus; muitos verão, e temerão, e confiarão no Senhor. Salmos 40:3

A música cristã no decorrer dos últimos anos tem vivido um momento de expressivo crescimento e inovação. Hoje, ouvimos música evangélica até nas rádios seculares (não evangélicas); vemos cantores/as evangélicos/as se apresentando nas principais emissoras de TV em horário nobre, alcançando também a internet, além de famosas casas de show, teatros etc.

Um novo cântico tem surgido no seio da Igreja. Esse crescimento não aconteceu num abrir e fechar de olhos. No passado muitos personagens da história bíblica cooperaram, pois cantar sempre fez parte da cultura dos hebreus. Quando lemos o livro de Salmos, constatamos que categoricamente ele exorta-nos a cantar ao Senhor (Sl 96.1).

O povo de Israel também cantava enquanto trabalhava (Nm 21.16-18); cantava na morte, pois Davi cantou uma canção contida em 2º Samuel 1.17-27, por ocasião da morte de Saul e Jônatas. Também encontramos composições de diversos personagens notáveis da Bíblia, tais como Moisés (Sl 90), Davi que escreveu a metade dos Salmos, os títulos o identificam como autor de 73 salmos, porém o livro de Atos (4.25) e Hebreus (4.7) atribuem mais dois salmos ao notável rei de Israel. Salomão, seu filho, compôs mais dois Salmos, (72 e 127).

Diversos personagens bíblicos, ministros que conduziam o louvor em Jerusalém tais como Asafe, Etã e os descendentes de Corá, escreveram 25 dos salmos, canções que enalteciam o Senhor e que valorizavam a cultura musical e artística do povo hebreu. Os autores de quase um terço dos salmos não se identificam, porém, a música estava em destaque na comunidade judaica independente das ocasiões. Davi quando fugia de seu filho rebelde Absalão escreveu "São muitos os que dizem de mim: Não há em Deus salvação para ele. Porém tu, Senhor, és o meu escudo....Com a minha voz clamo ao Senhor, e ele do seu santo monte me responde. Deito-me e pego no sono; acordo, porque o Senhor me sustenta" (Sl 3:2-5); depois de cometer adultério com Bate-Seba, Davi abriu o seu coração contrito para o Senhor registrado no Salmo 51.1-3. Eles acreditavam que na música e na arte existia algo espirituoso, milagroso, que podia confortá-los e encorajá-los para continuarem a viver confiando no poder do Senhor.

A música e a arte, sendo executadas debaixo da santidade de Deus faz a diferença.

Digo isso com propriedade e embasado nas Sagradas Escrituras. Todo ministério de música e arte de uma Igreja Local que caminha debaixo de uma vida compromissada com a santidade e a Palavra do Senhor produz benção para sua Igreja. Cito como um dos diversos exemplos bíblicos, o rei Saul, um personagem que foi beneficiado com a música e a arte em momentos cruciais de sua vida. Quando um espírito maligno se apossava dele, Davi com sua harpa simplesmente dedilhava-a e o rei sentia-se melhor (1º Sm 16.23). Outro exemplo de Saul consta no livro de 1º Samuel 10.4-6, episódio que fez desse rei um outro homem.

Isso sem falar da queda das muralhas de Jericó (Js 6:20), etc. Daí a gente constata o magnífico poder que o louvor do Senhor pode trazer no seio de uma Igreja Local que desenvolve um trabalho sério de música e arte.

O Plano Nacional Missionário da Igreja Metodista, na página 51 enfatiza a música e a arte como parte da tradição wesleyana, reconhecida e aceita pelo metodismo histórico, como instrumento de expressão e ação para capacitar o povo de Deus, leigos e clérigos para a Vida e Missão da Igreja.

O Departamento Nacional de Música e Arte da Igreja Metodista, seguindo o mesmo entendimento, têm uma proposta de incentivo as Igrejas Locais na formação técnica e espiritual dos nossos músicos e artistas. Valorizar a música e a arte sempre será a nossa meta fundamental. Pensamos assim porque o nosso propósito sempre será o de oferecer a Deus um novo cântico que só a Ele é devido.

Concluindo, pastor e pastora, vale a pena investir na música e na arte da sua Igreja Local. Os nossos paroquianos merecem, o Senhor merece.

Rev. Edson Mudesto
Coordenador do Departamento Nacional de Música e Arte
e-mail edmud@uol.com.br
 


Posts relacionados

Destaques Nacionais, por Sara de Paula

Uma criança: Deus entre nós!

Uma criança: Deus entre nós! Leia e compartilhe o nosso Cartão de Natal 2020. Disponível também em inglês e espanhol. 

Destaques Nacionais, por Sara de Paula

Em oração | 08.05.2020

Com o objetivo de mobilizar pessoas a orarem semanlmente e diariamente pelos propósitos selecionados pela área nacional da Igreja Metodista, te convidamos a participar da campanha EM ORAÇÃO. O versículo que conduz a campanha, lembra a importância da oração para fazer qualquer coisa: ...porque sem mim nada podeis fazer. (João 15:5b). Confira os pedidos dessa semana. 

Destaques Nacionais, por José Geraldo Magalhães

A 8ª Região Eclesiástica da Igreja Metodista está oficialmente instalada!

O ato conciliar administrativo ocorreu no dia 22 de agosto, em Brasília/DF, e contou com a presença de lideranças regionais leigas e clérigas. Fazem parte da nova região seis Distritos: Distrito Federal Norte, Distrito Federal Sul, GO I, GO II, Mato Grosso e Tocantins. Veja os detalhes!

Destaques Nacionais, por José Geraldo Magalhães

Camâra Nacional de Discipulado se reúne no interior de São Paulo

A Câmara Nacional de Discipulado da Igreja Metodista  está reunida na Sede Regional da 5ª Região Eclesiástica. Na abertura do encontro que aconteceu na quarta-feira (19), o bispo Adonias Pereira do Lago trouxe uma reflexão sobre missão e o discipulado que gera a missão e vice versa. 

Destaques Nacionais, Mídia, Expositor Cristão, por José Geraldo Magalhães

Expositor Cristão: confira todos os detalhes da Juname 2015

Cerca de mil adolescentes metodistas se encontram em Sumaré/SP e promovem um dos maiores eventos da Igreja Metodista. Confira todos os detalhes da Juname 2015!