Publicado por Sara de Paula em Destaques Nacionais - 14/07/2021

Orando e trabalhando pela paz em Cuba

imcuba-763-800x568.jpg

Nós, Bispos e Bispas da Igreja Metodista brasileira, manifestamos nossa solidariedade com irmãos e irmãs de Cuba, que enfrentam uma crise social e política de décadas, agravada pela pela pandemia de Covid-19. 

A Igreja Metodista em Cuba emitiu nota recente, expressando preocupação com o incentivo aos conflitos violentos que podem prejudicar a paz. Em apoio, partilhamos a manifestação abaixo.

Conclamamos a Igreja a oração pelas famílias e comunidades sujeitas aos conflitos, e por medidas políticas nacionais e internacionais que tragam paz, liberdade e segurança para o povo cubano.

Colégio Episcopal da Igreja Metodista


 

Orando e trabalhando pela paz em Cuba

Haja paz dentro de teus muros, e prosperidade dentro dos teus palácios.
Por causa dos meus irmãos e amigos, direi: Paz esteja em ti.
Salmos 122:7,8

 

Com muita dor e preocupação estamos olhando o que acontece em diferentes lugares de Cuba. Também vimos as declarações do Presidente da República.

Em nome da Igreja Metodista em Cuba, afirmamos nossa vocação pela paz, nunca um chamado que envolva enfrentar nosso povo pode ser a solução para nossas várias dificuldades.

Os representantes da Igreja a nível nacional e em todas as províncias trabalham para que as necessidades do nosso povo sejam atendidas e que a qualquer preço seja evitado um derramamento de sangue.

Ao mesmo tempo oramos para que Deus nos ajude com sua graça eterna, de forma que nossas decisões contribuam para a extensão do Reino de Deus e atendam as necessidades do Povo de Cuba.

 

Diretoria da Igreja Metodista em Cuba

Publicado originalmente em 11 de julho de 2021 na página de Facebook da Igreja Metodista em Cuba
Acesse a publicação original


 

Declaração oficial da Igreja Metodista em Cuba

A Igreja Metodista em Cuba faz parte das igrejas históricas. Desde o seu estabelecimento no final do século XIX que procurou estar do lado da justiça e imersa na luta para garantir a paz e o respeito entre as pessoas.

Com muita dor e preocupação estamos olhando o que acontece em diferentes lugares de Cuba, desde que se deu início a uma série de ocorrências em inúmeras cidades do país que nos levaram à reflexão e preocupação como igreja. Por isso, por meio da presente declaração, temos o dever de expressar a posição da Igreja Metodista em Cuba sobre o assunto:

Reafirmamos que a igreja foi chamada para estar ao lado do povo. Vendo Jesus Cristo em cada pessoa, como Ele declarou: ′′o que vocês fizeram a algum dos meus menores irmãos, a mim o fizeram′′ (Mateus 25:40).

Condenamos todos os ato de violência e indisciplinas sociais. Rejeitamos a forma repressiva usada contra a população que se manifestava. As únicas coisas que o confronto e a violência geram é morte, dor, luto e insegurança. Recusar-se a ouvir a voz de quem clama pacificamente é fechar a única porta de compreensão e de poder viver em paz.

Nós declaramos que o povo deve ter liberdade de expressão. Deve-se ouvir a voz do povo que reclama seus direitos. Nos últimos anos o governo tem proclamado que a nação cubana deve ser ′′ inclusiva ", descartando a ′′exclusão′′ dos ′′grupos minoritários", consequentemente, o fato de discordar com o sistema político não torna uma pessoa um antissocial ou delinquente, e devem receber o mesmo direito de outros grupos da sociedade. Porque Cuba deve ser um país livre e soberano, onde todos os seus filhos sejam respeitados, tanto os que comungam com a revolução, como aqueles que não simpatizam com o sistema sociopolítico.

Reafirmamos nossa vocação pela paz. Nunca um chamado que envolva enfrentar nosso povo pode ser a solução para nossas várias dificuldades. Oramos e jejuamos para que nossa nação possa viver em paz. Trabalhamos para que as necessidades do nosso povo sejam atendidas e que a qualquer preço seja evitado um derramamento de sangue. Como expressa o salmista: ′′ Haja paz dentro de teus muros, e prosperidade dentro dos teus palácios. ′′ (Salmo 122:7)

Diretoria da Igreja Metodista em Cuba

Publicado originalmente em 18 de julho de 2021 na página de Facebook da Igreja Metodista em Cuba
Acesse a publicação original


Posts relacionados

Destaques Nacionais, Geral, por Sara de Paula

Agenda Nacional e Liturgia para o Dia do Coração Aquecido

No dia 24 de maio se comemora uma das experiências mais importantes de John Wesley com Deus. Confira as celebrações mais próximas de você.

Expositor Cristão, Destaques Nacionais, Mídia, por José Geraldo Magalhães

Expositor Cristão aborda o valor da família diante das mudanças sociais

Novas configurações familiares quebram paradigmas e convidam a igreja a se abrir para o debate. Conheça o propósito de Deus para a família e reflita sobre o papel da igreja diante dessa nova dinâmica social. Novas configurações familiares quebram paradigmas e convidam a igreja a se abrir para o debate. Conheça o propósito de Deus para a família e reflita sobre o papel da igreja diante dessa nova dinâmica social. 

Destaques Nacionais, por José Geraldo Magalhães

Bispo Paulo Lockmann é o novo integrante do Quadro de Membros Titulares da Academia Evangélica de Letras do Brasil

O bispo Paulo Lockmann, líder da Igreja Metodista no Estado do Rio de Janeiro passou a integrar o Quadro de Membros Titulares da Academia Evangélica de Letras do Brasil (AELB). Ele tomou posse na segunda-feira, (9), durante a Sessão de Abertura do Ano Sócio-Cultural da AELB, promovido na Igreja Metodista do Catete.

Destaques Nacionais, por José Geraldo Magalhães

Igrejas Históricas emitem pronunciamento sobre as eleições 2014

As igrejas evangélicas históricas do Brasil, em virtude da realização das eleições gerais em 5 de outubro (1º turno) e em 26 de outubro (2º turno) e considerando o papel de seus membros no exercício pleno da cidadania, bem como o comprometimento dessas igrejas com o Estado democrático de direito e o seu reconhecimento e apoio às instituições democráticas, expressas nos Poderes constituídos da República, vêm junto a seus membros e à sociedade brasileira em geral fazer o seguinte pronunciamento. Saiba mais!