Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 20/09/2013

organização Área Geral

Conheça a Administração Superior da Igreja Metodista

 

• Colégio Episcopal

• COGEAM

• Concílio Geral

• Comissão Geral de Constituição e Justiça

• Sede Nacional

 

  A missão da Igreja Metodista é participar da ação de Deus no seu propósito de salvar o mundo" (Cânones 2002). Por sua visão, constitui-se a Igreja Metodista uma "comunidade missionária a serviço do povo, espalhando a santidade bíblica por toda a Terra". Buscando o cumprimento do seu propósito missionário, de combate a toda forma de violência, discriminação e injustiça e acolhimento dos desfavorecidos, levando-lhes a palavra de Deus e ampliando assim o Seu Reino sobre a Terra, a Igreja compõe-se em alguns segmentos, reunidos na Área Geral. 


    A Área Geral tem por finalidade manter a unidade e a conexidade da Igreja, em consonância com o governo da Igreja, com o Colégio Episcopal e com os direcionamentos administrativos da Cogeam. Além disso, a Área Geral acompanha o desenvolvimento dos programas missionários no Nordeste (REMNE) e na Amazônia (REMA). 


    O Colégio Episcopal constitui a forma de governo da Igreja Metodista, que tem como missão participar da ação de Deus no seu propósito de salvar o mundo. Desse modo, o Colégio Episcopal é o "órgão responsável pela supervisão da ação missionária e pastoral da Igreja Metodista, assegurando o pleno cumprimento do Plano para a Vida e a Missão, preservando a unidade da Igreja Metodista no que se refere à área teológica, pastoral e de Educação Cristã" (Cânones 2002).


    A COGEAM (Coordenação Geral de Ação Missionária) é órgão de administração superior da Igreja, atuando em substituição ao Concílio Geral, deliberando, se necessário, sobre os assuntos de alçada daquele.

 

    Eleita pelo Concílio Geral, a Comissão Geral de Constituição e Justiça é responsável, entre outras atribuições, por julgar recursos e sentenças advindos das Comissões Regionais de Justiça, julgar petições de órgãos ou membros da Igreja Metodista, decidir acerca da constitucionalidade de leis e projetos de leis.

 

    É ela o órgão responsável por gerenciar a legislação e os processos jurídicos da Igreja Metodista. 

 

 

Sede Nacional e áreas de atuação

 

 

 

A Sede Nacional, que acolhe todos os segmentos, tem sido um espaço de missão e comunhão. Com a estrutura adequada, desenvolve toda a dinâmica missionária da Igreja Metodista no Brasil. O objetivo dela é que as metas missionárias sejam realizadas e, assim, as regiões e as igrejas possam ser apoiadas no cumprimento da missão. Na coordenação do trabalho está a pastora Joana D´Arc Meireles, Secretária para Vida e Missão da Igreja Metodista. Ela é responsável pelas quatro áreas de atuação da Igreja:


1) Ação Social: responsável pelo desenvolvimento de projetos sociais que confirmem a responsabilidade cristã da Igreja pelo bem-estar integral das pessoas, expressando humanamente o amor de Deus e a fidelidade à Sua Palavra. Esta área tem proporcionado às áreas geral e regional o suporte necessário na elaboração, acompanhamento e viabilidade de projetos e captação de recursos através da Assessoria Nacional de Projetos e o Cogimas (Conselho Geral de Instituições Metodistas de Ação Social). Os desafios missionários dessa área se configuram nos seguintes programas:


- Superação da violência
- Crianças e adolescentes empobrecidos
- Pessoas idosas
- Terra
- Combate ao racismo
- Saúde integral
- Meio Ambiente
- Povos indígenas
- Direitos humanos e cidadania
- Desenvolvimento comunitário

 

2) Ação Administrativa integra todos os serviços que visam organizar e administrar os recursos materiais e financeiros para a execução dos projetos missionários da Igreja Metodista no Brasil.


Este segmento acompanha e operacionaliza todas as decisões administrativas aprovadas pela COGEAM, buscando imprimir agilidade e avanço administrativo e missionário à Vida e Missão da Igreja.

São ações específicas da área:


- Administração geral da Sede Nacional;
- Coordenação direta junto à tesouraria, contabilidade e informática e secretaria executiva da Associação da Igreja Metodista;
- Acompanhamento e operacionalização de todas as decisões administrativas aprovadas pela COGEAM e Colégio Episcopal;
- Apoio e assessoria às demais secretarias da área nacional para execução de programas e atividades; 
- Assessoria aos segmentos e instituições administrativas e jurídicas;
- Conservação e regularização do patrimônio;
- Seminários de formação e capacitação direcionados para administração, tesouraria e secretarias executivas das regiões; 
- Elaboração do orçamento Geral da Igreja, que deve ser aprovado pela COGEAM.

 

3) Educação Sendo a educação uma área essencial para a Igreja Metodista, ela possui uma organização em setores, coordenadas pela CNE . As diversas áreas de ação educacional estão integradas para alcançar seus objetivos específicos e promover a capacitação dos membros clérigos/as e leigos/as.


O setor organizacional da CNE é desenvolvido em um Sistema Metodista de Educação, com programas nas áreas de educação secular, teológica e cristã. A educação secular se integra por meio do Cogeime (Conselho Geral das Instituições Metodistas de Ensino); a educação teológica, pela Conet (Coordenação Nacional de Educação Teológica); a educação cristã, pela Conec (Coordenação Nacional de Educação Cristã). A Conapeu (Coordenação Nacional de Pastorais Escolares e Universitárias) é subordinada ao Colégio Episcopal, com acompanhamento da CNE.


Destacam-se alguns programas dos segmentos:


- Cogeime: Curso de Conselheiros para as instituições educacionais, Revista do Cogeime, Programa de Bolsas de Estudos (via instituições de educação), Relações Exteriores, gestão das instituições, etc.
- Conet: Formação teológica tendo em vista o pastorado, programa de capacitação para o laicato, semana de estudos teológicos, publicação de revistas e livros etc.
- Conec
: Publicação das revistas de Escola Dominical, Boletim Recriar, Série Recriar, congressos dos grupos societários, publicação de CDs infantis, vídeo infantil, capacitação do laicato, congresso de Escola Dominical, etc.
- Conapeu
: Acompanhamento à comunidade escolar e universitária das instituições de educação, publicação de materiais litúrgicos, campanhas
educativas em temas emergentes, etc.

 

 

4) Ação missionária - compreende os serviços de proclamação do Evangelho em todos os níveis da Igreja: nacional, regional, distrital e local. A CNEM é responsável por apoiar ações missionárias tanto em nível nacional como internacional. Hoje, existem cerca de 78 famílias na REMNE e no CMA e 14 missionários nos Estados Unidos, Europa e América do Sul. Temos 6 missionários/as do exterior servindo a Igreja no Brasil, sendo 1 da Coréia, 2 da Alemanha e 3 dos Estados Unidos.


As campanhas nacionais de Oferta Missionária e de Evangelização são elaboradas e desenvolvidas pela CNEM. Ambas estão assumindo um papel extremamente importante no estímulo e motivação missionários na Igreja.


Os grupos de Voluntários em Missão têm sido outra tarefa importante desta coordenação, sendo que, anualmente, temos tido o privilégio de receber grupos das Igrejas Metodistas dos Estados Unidos apoiando projetos sociais e missionários no Brasil.


Em parceria com o Ministério Nacional de Avivamento e Santificação (MINAS), é realizado bienalmente o Encontro Nacional de Avivamento, promovendo um grande ajuntamento do povo metodista, em que se podem atestar a partilha, a comunhão e a renovação espiritual.


São programas realizados pela CNEM:
- Campanha Nacional de Evangelização
- Campanha Nacional de Oferta Missionária
- Encontro Nacional de Avivamento
- Acompanhamento do Pessoal Missionário Nacional e Internacional
- Programa de Igrejas em Conexão

 

 

 

• o Colégio Episcopal

 

O Colégio Episcopal é o órgão responsável pela supervisão da ação missionária e pastoral da Igreja Metodista (Arts. 86 e 88 dos Cânones).Ele é formado por bispos e/ou episcopisas eleitos pelo Concílio Geral, bem como dos bispos e/ou episcopisas eméritos e honorários. Os bispos e/ou episcopisas eméritos e honorários não tem direito a voto.

Fazem parte da mesa do Colégio Episcopal: presidente - Bispo João Carlos Lopes (6ª RE), vice-presidente - Bispo Luis Vergílio Batista da Rosa (2ª RE) e secretário - Bispo Adonias Pereira do Lago (5ª RE).

Os demais integrantes: Roberto Alves de Souza (4ª RE), Paulo Lockmann (1ª RE), Marisa Coutinho (REMNE), Adriel Maia (3ªRE) e Adolfo Evaristo(CMA).

Os bispos e/ou episcopisas são presbíteros ativos eleitos para as funções de zelar pela unidade doutrinária da Igreja, supervisionar as atividades pastorais, ministeriais e administrativas, e demais funções estabelecidas nos Cânones (Art. 96). A eleição para bispos e/ou episcopisas é realizada no Concílio Geral, sem debate e por maioria absoluta (Art. 95).


O 16o Concílio mudou o modo de eleger bispos e/ou episcopisas. Não há mais a indicação de nomes pelas igrejas locais e Concílios Regionais. Todos os presbíteros ativos e todas as presbíteras ativas podem ser eleitos bispos e/ou episcopisas, pelo Concílio Geral.

 

A COGEAM

A Coordenação Geral de Ação Missionária (COGEAM) é o órgão de administração superior da Igreja. Essa administração é expressa nos trabalhos de coordenação e execução do Plano para Vida e Missão e das atividades da Igreja na Área Geral (Cânones - art. 106) São integrantes da COGEAM: os três bispos que integram a Mesa do Colégio Episcopal e sete membros leigos, representando cada Região Eclesiástica e quatro presbíteros.

 

Atual Composição da esquerda para a Direita

Francisco Porto de Almeida Jr, José Erasmo Alves de Melo, Elmo Albernaz, Elias Bonifácio, Bispo João Carlos Lopes, Tânia Mesquita Guimarães, Ari Parreira, Joana D´arc Meireles, Bispo Adonias Pereira do Lago, Ivana Garcia, Wesley Nascimento, Marcos Antonio Garcia, Bispo Luis Vergílio Batista da Rosa e Sônia Palmeira, Rosemari Pfaffenzeller Constantino e Selma Antunes.

 

Compõem a mesa da Atual COGEAM:

Marcos Antonio Garcia, Bispo João Carlos Lopes e Tânia Mesquita Guimarães.

 

Região

Clérigo 

Leigo 

 1ª RE

Selma Antunes

Rosemari P. Constantino

 2ª RE

 B. Luis Vergílio

Elmo Albernaz 

 3ª RE

 Marcos A. Garcia

Ivana Garcia 

 4ª RE

 Wesley Nascimento

Elias Bonifácio 

 5ª RE

 B. Adonias P. do Lago

Tânia M. Guimarães 

 6ª RE

 B. João Carlos Lopes

Ari Parreira 

 REMNE

 Francisco P. Júnior

*.* 

 REMA

 *.*

José Erasmo A. de Melo 

 

Os representantes leigos, eleitos para a COGEAM compõem também o Conselho Diretor da Associação da Igreja Metodista (AIM).

 

É responsabilidade da COGEAM:
- Elaborar o anteprojeto do Plano Nacional - ênfases e Diretrizes, em conjunto com o Colégio Episcopal; 
- Aprovar o Programa Nacional de Atividades; 
- Administrar a Igreja Metodista no período de um Concílio Geral ao outro Concílio Geral.

 

• O Concílio Geral

 

O Concílio Geral é o órgão superior da Igreja, conforme o Art. 68 dos nossos Cânones. Dele participam:

- Representantes dos órgãos e instituições em nível geral (sem direito a voto);

- Delegados presbíteros das regiões eclesiásticas e missionárias; 

- Delegados leigos das regiões eclesiásticas e missionárias;

- Um presbítero e um delegado leigo para cada campo missionário nacional e geral.

 

O Concílio Geral tem como responsabilidade:

- Elaborar as leis da Igreja;

- Tomar decisões sobre o governo e administração da Igreja;

- Eleger os bispos e/ou as episcopisas;

- Eleger os membros leigos(as) para comporem a Coordenação Geral de Ação Missionária (COGEAM).

 

• A Comissão Geral de Constituição e Justiça

 

    A Comissão Geral de Constituição e Justiça é responsável por receber, apreciar, julgar e decidir questões de ordem canônica, ou seja, questões legais no âmbito interno da Igreja Metodista. Para Maiores informações consulte os Cânones.

 

• A Sede Nacional 

 

A Sede Nacional da Igreja Metodista localiza-se na Avenida Piassanguaba nº 3031 - no bairro Planalto Paulista em São Paulo, SP. Nosso CEP é 04060-004 e nosso telefone é (11) 2813-8600.

 


Para que a missão da Igreja Metodista possa ser totalmente atingida, milhares de pessoas tem colocado suas vidas à serviço do Senhor, nas centenas de igrejas, Instituições de Ensino e Ação Social. Dentro desta família metodista, algumas delas dedicam seu tempo integralmente à Igreja, trabalhando na equipe da Sede Nacional.

O prédio estará dividido em cinco pavimentos: subsolo, térreo e mais três andares. Conheça as instalações de cada um:

-Sub-solo: estacionamento para veículos de funcionários da Sede;

-Térreo: recepção, refeitório, estacionamento para visitantes da Sede;

-1º andar: Setores operacionais da área geral: Tesouraria, contabilidade, reuniões, TI e Comunicação.

-2º andar: Sala da presidência, da coordenação para vida e missão, sala de reuniões oficial e capela;

-3º andar: área de hospedagem com apartamentos duplos, com copa de apoio e pequena sala de estar (destinado à visitantes da Sede).

Como foi o processo de construção?

 

Em meados de 1996, quando começavam as primeiras reuniões da delegação ao 16o Concílio Geral, já se falava em uma nova sede para a área nacional da Igreja, uma sede definitiva. O 16o Concílio Geral aprovou o estabelecimento de uma Sede Nacional em lugar definitivo, estabelecendo diretrizes para a mesma, e delegou à Cogeam (Coordenação Geral de Ação Missionária) tomar todas as medidas necessárias. Com isso, a Cogeam começou, em 98, o processo de aproveitamento de algum espaço já existente ou de compra.

 

Foram levantadas algumas hipóteses cuidadosamente estudadas, como a área da Chácara Flora (cujo custo de manutenção é muito alto, além de estar isolada do comércio e das linhas de metrô, e existirem poucos ônibus que facilitem o acesso até lá), o Edifício Metodista (na Liberdade, que na época estava alugado e, mesmo assim, só proporcionaria a parte de escritórios) e o prédio da Imprensa Metodista, em São Bernardo do Campo (também longe das linhas de metrô e grande demais para a finalidade).

 

Por fim, em março de 1999 ficou decidida, em reunião, a venda desta última e parte dos recursos seriam investidos na compra do terreno e construção da Sede Nacional. A Cogeam analisou tudo o que é a Sede Nacional e qual o modo para que o seu custo seja o menor. Conclui que ela é o escritório nacional da igreja, é o lugar em que acontecem inúmeros encontros nacionais e no qual a espiritualidade missionária se desenvolve. Racionalizar seu custo benefício significa atender estes três objetivos. Assim, a Sede Nacional precisa ter escritório, centro de hospedagem, espaço cúlticos e encontros.

 

Enquanto era procurado um espaço, a Cogeam ressaltou que haveria de ser na linha do metrô, e se possível entre as estações Vergueiro e Conceição, pois entendeu que, entre essas estações, teríamos facilidade de locomoção, inclusive para os aeroportos de Congonhas e Cumbica (este último através de linha especial, de meia em meia hora).

 

Assim, no início de setembro de 1999, foi efetivada a compra de 834 m2, a duas quadras da Estação São Judas do Metrô, à Av. Piassanguaba, 3031 e 3043 (próximo à Av. dos Bandeirantes, túnel Maria Maluf, vias Anchieta e Imigrantes e Aeroporto de Congonhas), correspondente à área de dois terrenos vizinhos.

 

Logo após a aquisição, foi feito um levantamento topográfico da área e, com a assessoria técnica de engenheiros, elaborou-se um edital para apresentação de projetos arquitetônicos. Aos Bispos, coordenadores e membros da Cogeam ficou a incumbência de buscar em suas Regiões candidatos metodistas que quisessem colaborar com o projeto. Recebemos três propostas que foram submetidas à Cogeam para escolha, em reunião no dia 26 de novembro de 99.

 

A Cogeam observou além dos objetivos iniciais, os seguintes critérios: lay-out, praticidade, beleza e viabilidade econômica, uma vez que os três atenderam todos os quesitos do edital. Escolheu, em um momento de profunda espiritualidade e alegria, o projeto que melhor atendeu aos objetivos estabelecidos.

 

Com a nova Sede Nacional e o aperfeiçoamento dos serviços prestados, certamente a Igreja Metodista desenvolve melhor sua missão de participar da ação de Deus no propósito de levar o Evangelho por toda a Terra.

   


Posts relacionados