Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 05/04/2012

Palavra Episcopal: bispo Adonias faz chamado à evangelização

O Metodista nos caminhos da missão evangeliza o mundo

Novamente Jesus disse: Paz seja com vocês!
Assim como o Pai me enviou, eu os envio. João 20:21

A Missão de Deus é a Missão da Igreja! A Missão da Igreja é a sua Missão! Nossa Missão é evangelizar o mundo! Desde Abraão, o Deus Único e Vivo, Criador do universo, o Senhor das nações chama seu povo para ser abençoado e levar uma mensagem de salvação e esperança a todas as famílias da terra (Gn.12: 1-4). Os profetas anunciaram que Deus faria de Cristo a luz das nações (Sl.2:8; Is.42:6 e 49:6).

Em Jesus Cristo, Deus confirma seu propósito ao chamá-lo/la e enviá-lo/la para salvar a todo o que Nele crer, conforme Jo 3:16. Em Mt 4:23-25 e 9:35-38, Jesus vivencia na prática o que Ele veio fazer, com o propósito de ensinar a evangelizar, não somente os apóstolos e aos demais discípulos que seriam chamados a seguir, mas a todos os que viriam a crer Nele no futuro. Na ótica de Deus o que importa é ser nova criatura em Jesus Cristo.

Na Grande Comissão, narrada em Mt. 28:16-20, Mc.16:15-20, Lc.24:45-49 e At. 1:8, Jesus Cristo deixa claro para seus seguidores o que deveriam realizar por meio de suas vidas enquanto vivessem neste mundo.

No século XVIII, Deus levantou o povo chamado Metodista, do qual eu e você fazemos parte, não para ser uma instituição burocrática e morta, mas para, como movimento, pregar o poder do Evangelho de Jesus Cristo, com o firme propósito de reformar a Igreja de então, que estava vivendo na dinâmica da religiosidade morta, e a nação que estava na trilha da morte social, espiritual e política, bem como espalhar a santidade bíblica por toda terra. Graças à obediência a esta missão dada por Deus aos metodistas, hoje estamos todos aqui como herdeiros diretos deste chamado e envio. Que privilégio! Que responsabilidade!

Em julho de 2011, no Concílio Geral, trabalhamos a proposta missionária para os próximos 20 anos. A visão, o sonho e o propósito que Deus nos deu são de que neste período tenhamos em cada Estado uma Região Eclesiástica. É uma visão fantástica, grande e desafiadora para todos nós metodistas. Priorizamos para receberem investimentos missionários nos próximos 5 anos: Santa Catarina, da 2ª e 6ª Regiões; Mato Grosso do Sul, da 6ª e 5ª Regiões; interior de São Paulo, da 5ª, 3ª e 4ª Regiões; Espírito Santo, da 4ª e 1ª Regiões.

Expondo esses desafios aos irmãos/as, o que cada metodista precisará para cumprir do chamado vindo da parte de Deus?

Em primeiro lugar, precisará continuar crendo que a Bíblia é a Palavra de Deus para nós. O modelo para evangelizar é o modelo usado pela própria Bíblia; basta segui-lo, respeitando os contextos culturais. Pare de seguir modismos teológicos infundados e comece a seguir a Palavra inspirada por Deus em sua missão de fazer discípulas/os nos caminhos da missão.

Em segundo lugar, precisará ser renovado com o batismo do Espírito Santo e Fogo, que gera uma vida de piedade e misericórdia santa. Na linguagem wesleyana, significa batismo de amor, amor incondicional a Deus e ao próximo, como forma cristã de viver a fé bíblica. Se seu coração estiver aquecido pela presença do Espírito Santo, com certeza sua vida de oração, jejum, palavra, misericórdia, amor será revigorada em direção à santidade e ao testemunho que gera frutos para o Reino de Deus.

Em terceiro lugar, precisará de muita paixão e compaixão pelos seres humanos que ainda não são salvos. Há bilhões de pessoas que vivem em famílias e residem em nações que precisam conhecer Jesus Cristo pessoalmente. Uma das grandes marcas de Jesus e de seus apóstolos é que eles de fato davam suas vidas a favor das pessoas, com o propósito de vê-las salvas e transformadas pela graça divina. Esta paixão nasce de experiências fortes com Deus. Que nossa grande paixão seja cumprir a Grande Comissão!

Em quarto lugar, precisará que cada metodista ame a Igreja Metodista, ame sua Igreja local. Com o conhecimento que temos ou que afirmamos ter de Deus e da Palavra, não entendo como podem metodistas fazer parte desta maléfica rotatividade evangélica, destes divisionistas inconseqüentes e destes espíritos de dono de Igreja que ainda persistem em nossas Igrejas locais. Crie raízes, amizades, seja comprometido com a Igreja local, com seu crescimento doutrinário, ­espiritual, econômico e acima de tudo com seu crescimento missionário. A Igreja não fere as pessoas, mas as pessoas mal formadas na Palavra ferem umas as outras; portanto ame e não divida, não fira, não machuque, e, se alguém fizer isto a você, ame e perdoe, pois certamente irá cancelar o mal com o bem.

Em último lugar, porém não menos importante, precisará que cada metodista conheça e dê valor ao Plano Nacional Missionário. Faça deste Plano Nacional o seu plano. Que ele seja o plano de Deus para sua vida, seu ministério, sua Igreja local. Que sua Igreja se aprofunde, ame este plano e elabore o Plano Local a partir dele. Este plano foi inspirado pelo Espírito Santo e o Concílio Geral o aprovou com alegria, com festa, com graça, com oração.

De fato Deus está nos chamando e nos enviando ao mundo para evangelizar os perdidos! Você faz parte deste povo, faz parte desta Igreja, desta missão. Vamos unir nossas orações, intercessões, clamores a favor desta grande obra.

Eu o encorajo a ser uma discípula ou um discípulo cheia/o de motivação espiritual para com estes desafios; saiba que, se você se colocar nas mãos de Deus, Ele vai usá-la/lo de maneira extraordinária. Em nossa unidade cristã, fidelidade a Deus e à Igreja, que esta seja a nossa força missionária nesse país!

Em oração por sua vida e ministério,

 


Adonias Pereira do Lago
Bispo Presidente da Igreja Metodista


Posts relacionados