Publicado por Herbert em Expositor Cristão - 13/04/2014

Veja reflexão e material de apoio para celebrar a Páscoa

MATERIAL DE APOIO PARA CELEBRAR A PÁSCOA

 

PARTITURA - Se sofrimento te causei Senhor

 

1ª SUGESTÃO PARA CELEBRAR

 

2ª SUGESTÃO PARA CELEBRAR

 

Expositor Cristão/Pr. Edson Cortasio Sardinha


 

Chegou a Páscoa, a ressurreição do Senhor. Do domingo da Páscoa até o seguinte, chamamos de Oitava da Páscoa. São oito dias de festejo e alegria. E, seguindo, teremos mais seis domingos de celebrações pascais, sendo que no sétimo comemoramos a ascensão do Senhor. Nossa vida cristã vive orbitando no mistério pascal. ­Jesus ressuscitou, ele ressuscitou realmente. O evangelho de João, capítulo 20, fala do encontro de Jesus com Maria Madalena. Esse evangelho nos desafiará a caminhar na fé da ressurreição e no testemunho de uma nova vida em Cristo.

O Domingo (v.1): O Encontro com o túmulo vazio deu-se no domingo, o primeiro dia da semana. O domingo passou a ser o nosso dia sabático (Ex 20.8-10). O dia de descanso das atividades físicas (profissionais, financeiras, domésticas, esportivas etc.) e dia de trabalho para o Senhor. Domingo (Dominus) é o dia do Senhor, o dia da pedra removida, o dia do túmulo vazio, o dia do encontro com o ressuscitado. Domingo é o dia de encontrar com Cristo na Igreja, corpo do Senhor. Por causa da ressurreição de Cristo, a Igreja sempre guardou o domingo como dia santo de oração, celebração e alegria. Maria permanece junto ao sepulcro no domingo pela manhã e encontra com o Jesus ressuscitado (Jo 20.11-18). O domingo é o nosso dia de encontrar com o Senhor e com o seu corpo, a Igreja.

A Esperança de Maria Madalena (v.1): O objetivo de Maria Madalena foi encontrar com o Jesus morto. Ela não foi buscar nada. Foi por amor ao seu Senhor, mesmo crendo que ele estava morto e impotente. Essa caminhada foi de adoração sem interesse. Foi apenas ter um encontro com o seu Cristo. Aquele que lhe havia libertado e salvado. Muitas vezes nossa adoração está voltada para o que Jesus pode fazer em nossa vida, sem levar em conta sua grandeza e majestade. Devemos adorar o Senhor porque ele é digno de adoração, independente de nossas circunstâncias.

O Túmulo vazio (v.2): Maria Madalena encontra a pedra removida e o túmulo vazio. Para ela não foi sinal de ressurreição. Foi símbolo de desespero. Volta a Pedro e ao outro discípulo e diz: "Tiraram do sepulcro o Senhor, e não sabemos onde o puseram". Ela tenta dar uma resposta ao acontecimento sem perceber que Deus estava no controle cumprindo sua Palavra. Quantas vezes tentamos dar respostas ao que não entendemos. Frequentemente interpretamos erradamente os acontecimentos da vida. Vemos pouco com a fé e mais com os nossos olhos limitados e humanos. Tendamos mais a criticar do que a perceber a graça de Deus.

A corrida ao Sepulcro (v.3-9): Pedro e o outro discípulo (pela tradição este "outro discípulo" é João) foram ao sepulcro ver o que Maria havia dito. João foi mais rápido e chegou primeiro ao sepulcro, pelo lado de fora viu os lençóis de linho, mas não entrou. Pedro chega depois, vê os lençóis e o lenço que estivera na cabeça de Jesus e entra no sepulcro, viu e creu. Pedro demora a chegar ao Sepulcro, mas tem uma experiência mais ousada e profunda com o Senhor: entra, viu e creu. Precisamos ter a ousadia de Pedro: entrar, ver e crer. Eles ouviram as palavras de Jesus, conheciam as Escrituras, mas ainda não tinham compreendido que era necessário que ele ressuscitasse dentre os mortos. Uma coisa é conhecer outra coisa é entender. Talvez eu conheça muitas coisas nas Escrituras, mas ainda não entendo o propósito de Deus para minha vida e para os acontecimentos que me cercam.

Jesus ressuscitou, ele ressuscitou realmente: Qualquer pessoa poderia morrer, mas a verdade das palavras de Jesus está em sua ressurreição. A ressurreição é o Selo de Deus de que tudo o que ele falou é verdade. Ele ressuscitou. Ele é o nosso Salvador e Senhor. Ele está vivo hoje e eternamente.   


Posts relacionados

Expositor Cristão, por Sara de Paula

Jornal EC de dezembro | Natal: temos motivo para celebrar?

É Natal. Tempo de celebrar uma das datas mais importantes de nosso calendário cristão. O nascimento do Messias. Mais de 175 mil pessoas em nosso país estarão ausentes na hora da Ceia de Natal. Foram vencidas pela Covid-19. Certamente, lágrimas vão cair por causa da ausência eterna. Ficam as boas lembranças daqueles/as que se foram.

Colégio Episcopal, Entrevistas, Cogeam, Expositor Cristão, Destaques Nacionais, Mulheres, Discipulado, Pastoral do Combate ao Racismo, Social, por José Geraldo Magalhães

Expositor Cristão de janeiro: Igreja Metodista reafirma o combate ao Racismo

Expositor Cristão já refletiu várias vezes sobre a diversidade, intolerância religiosa e racismo. O Colégio Episcopal fez vários pronunciamentos reafirmando a doutrina da Igreja Metodista combatendo essas chagas sociais que têm diminuído várias pessoas. Retomei o assunto nesta edição. A princípio, seria apenas sobre a chacina que ocorreu no Rio de Janeiro envolvendo cinco jovens que foram mortos por policiais, mas a pauta se ampliou. Parece que o assunto ainda não foi esgotado na vida de muitas pessoas. O caso mais recente de injúria racial ocorreu no 1º Concílio Regional da Sétima Região Eclesiástica, no início de dezembro, quando foi feita uma denúncia ao plenário. “Desbancamos o urubu”, disse a denunciante ao ouvir a expressão de um pastor sobre outro pastor após as eleições da lista tríplice.

Expositor Cristão, Discipulado, por José Geraldo Magalhães

Artigo: Igrejas saudáveis pelo discipulado

Em uma igreja em discipulado a eclesiologia é profundamente transformada ao serem aplicados e resgatados alguns valores que são inegociáveis.

Expositor Cristão, por José Geraldo Magalhães

Liturgia: As cores do tempo da graça

A pregação do Evangelho é tanto mais eficaz quanto melhor for a comunicação da Igreja. Comunicação é mais do que discurso, pois se dá no nível verbal e no nível não-verbal. Luiz Carlos Ramos / 

Expositor Cristão, Destaques Nacionais, Mídia, Geral, por José Geraldo Magalhães

Expositor Cristão terá 30 mil exemplares em junho

Jornal também vai ganhar novo visual e melhor distribuição pelo Brasil