Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 20/09/2013

pastor aposentado

A idéia nasceu no Congresso de Mulheres do Rio de Janeiro

Eis que o semeador saiu a semear... e uma parte caiu em terra boa e frutificou (ilustração de Cerezo Barredo)

A história da criação do dia do pastor(a) aposentado é muito bonita. Foi uma idéia inspirada da nossa saudosa irmã Letícia Pantaleão, que foi aprovada no Congresso Distrital das Mulheres do Rio de Janeiro e, depois, da própria Federação Regional. Hoje, essa comemoração faz parte do calendário oficial de nossa igreja em todo o Brasil.

O primeiro culto comemorativo foi realizado na Igreja Metodista de São João, hoje chamada de Igreja de Gamboa, no segundo domingo de novembro de 1959 que, naquele ano, caiu no dia 8. O culto do dia 12 de novembro é, portanto, a 48ª comemoração do Dia do Pastor(a) Aposentado(a).

Em artigo publicado no Expositor Cristão de 10 de dezembro de 1959, o saudoso Rev. Antônio de Campos Gonçalves contou a história da comemoração e os detalhes do primeiro culto.

Relembremos as palavras do Rev. Gonçalves no Expositor Cristão sobre aquele culto:

"A reunião foi solene: templo repleto de paroquianos de várias igrejas do Distrito. Correu o programa sob a presidência do Rev. Carlos de Abreu Godinho, Superintendente do Distrito do Rio, dirigido pelo pastor local, Rev. Waldemar Gomes de Figueiredo com a cooperação do Rev. Antônio Baggio, que representou o Bispo João Augusto do Amaral, ausente por enfermo, e do Rev. Luiz Machado Moraes. Dos aposentados da 1ª RE compareceram os Rev. Sebastião Reis, Alberto Fernandes Eiras, Epaminondas Moura., H.I. Lehmann e Antônio de Campos Gonçalves. O Revmo. Bispo César Dacorso Filho faz-se representar na pessoa do filho, Dr. Gíscalo e o Rev. Messias que se acha nos Estados Unidos , representou-se por carta. Os Revs. João Pinheiro do Couto, João F. Rebolo Jr. e Oswaldo Machado não puderam comparecer. Todos os aposentados presentes e ausentes foram alvo de lisonjeiras considerações dos dirigentes da reunião.

O Rev. Baggio discorreu, com exuberância de referências, definiu preciosas lições, recompôs, digamos assim, o sentido do ministério itinerante em todo o valor de sua realidade vivida por pastores fiéis e ainda com generosas palavras, mencionou cada um dos aposentados para lhes encarecer o mérito do ministério pastoral e como ainda, entrados para a categoria de aposentados, continuam aplicando seus dons para a causa em várias ordens de outras ocupações. O programa da grande reunião teve expressões ainda da vice-presidente da Federação da Sociedade de Mulheres da 1ª RE, D. Margarida Blanco do Amaral, e da Secretaria Distrital do Distrito do Rio, D.Herotides Teixeira. Uma e outra com a carinhosa palavra das sociedades de mulheres para com os aposentados.

A reunião teve boa música e ainda o canto três vezes do coro da Igreja Metodista da Penha, canto cujo efeito não foi apenas para os ouvidos mas também para o coração; porque de fato, não cantaram só com os lábios, mas a bondade e o gosto, assim do regente como dos coristas, com simpatia sensivelmente fraternal.

Após esta parte, em que os aposentados foram alvo de robustas expressões de amor cristão por parte das Sociedades de Mulheres, falou por si e também pelos colegas aposentados o abaixo-assinado. Agradeceu, como tinha que ser, a carinhosa surpresa feita pela bondade das irmãs; lembrou-lhes que cada um dos colegas ali presentes estaria solícito por dizer grandes coisas de suas atividades pastorais; cada um mais empenhado que o outro em recapitular o quanto Deus fizera por ele em várias paróquias e como e por quanto tempo.

As Sociedades de Mulheres fincaram novo marco na história da Igreja Metodista do Brasil, marco assaz amparado de largos propósitos e, de si, convidativo, para a segunda jornada dos pastores já aposentados, mas ainda operários da grande causa do Senhor, seu Mestre e Salvador.

Estava pois criado, oficialmente, o Dia do Pastor(a) Aposentado(a) - segundo domingo de novembro. "

Com informações de Nira Faleiro, 1ª Região Eclesiástica

Federação de Mulheres da Primeira Região homenageia pastores(as) aposentados(as)

Hoje, por iniciativa da Federação Metodista de Mulheres, estamos louvando a Deus pela vida dos nossos pastores e pastoras aposentados.

Eles(as) merecem. São vidas dedicadas, homens e mulheres que, um dia, atenderam ao chamado do Mestre para realização de Sua obra. E obedientes, amorosos e devotados, foram fiéis. Não fraquejaram nas lutas e, por isso, vemos hoje, muitos frutos de seus trabalhos.

Sabemos que fácil não foi, mas experimentando o grande amor do seu Senhor, nas horas difíceis de insatisfações, eles puderam ouvir um ciciar manso e suave, a voz do seu pastor a dizer-lhes "a minha graça te basta".

Pastores(as) aposentados(as), a vocês nossa gratidão pelo que representaram e ainda representam. Muitas das suas ovelhas já foram aos pastos eternos. Muitas aí estão, testemunhando o apoio e cuidado que receberam de vocês. Algumas até confessam ter-lhes explorado a paciência.

Louvado seja Deus por suas vidas, seus exemplos, seus trabalhos que ainda permanecem. Mesmo com a cabeça prateada, com braços alquebrados, que talvez não tenham a mesma força de antes, ainda são heróis porque, depois de todas as lutas, estão firmes espiritualmente.

O Senhor lhes abençoe e lhes guarde.

Nira Faleiro

 

Leia também:

Uma poesia do Rev. Antônio de Campos Gonçalves. Clique aqui.

 


Posts relacionados

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães