Publicado por José Geraldo Magalhães em Pastoral dos Direitos Humanos, Geral, Pastoral Indigenista - 12/12/2013

Pastor metodista é homenageado pela Assembleia Legislativa do estado do Espírito Santo

 
No dia cinco de dezembro o rev. Adahyr Cruz, presbítero aposentado da Igreja Metodista, recebeu a Medalha Ewerton Montenegro por sua atuação na valorização e na defesa dos direitos humanos, no Estado do Espírito Santo.
 
O rev. Adahyr atuou na Pastoral Indigenista da 4ª Região lutando em favor dos índios Guaranis no estado do Espírito Santo, além de ter sido conselheiro do Conselho Estadual de Direitos Humanos e um dos criadores do Fórum Reage Espírito Santo.
 
Abaixo reproduzimos uma entrevista concedida pelo rev .Adahyr à revista “15 Anos em Revista”, produzida pelo Conselho Estadual de Direitos Humanos do Espírito Santo:
 
 
Entrevistado  -  Pr. Adahyr Cruz – Pastor da Igreja Metodista e Ex-conselheiro do CEDH
 
 
Pergunta: Pr. Adahyr, porque houve a necessidade da criação do Fórum Reage Espírito Santo?
 
As organizações civis mostravam sinais de revolta contra o que acontecia em nosso estado. O governo de José Inácio anunciara que resgataria o respeito pela gestão pública. Os governos estaduais de Max, Albuíno e Vitor não conseguiram enfrentar o crime e a corrupção, deixando marcas de instabilidade econômica e política. Vivia-se momentos de inflação, desemprego e crescimento da violência no estado.
 
A Scuderie Detetive Lecoq, com integrantes da polícia militar e civil, alargava sua ação criminosa atingindo setores do judiciário. 
 
O governo de José Inácio, segundo denúncias na imprensa da época, abusou do poder e ofereceu a gestão pública para os benefícios de amigos e familiares.
 
Na Assembléia Legislativa ações de alguns deputados engrossavam a lista do crime de colarinho branco. O deputado Gratz e o diretor da casa legislativa formaram uma rede com políticos corruptos, fazendo o crime se espalhar pelo estado.
 
O processo de escolha para compor o Tribunal de Contas do Estado facilitava o interesse dos políticos corruptos.
 
No judiciário a conivência de alguns juízes comprometia a instância do juízo e da lei.
 
Pergunta: Como o Sr. avalia esse movimento?
 
No Brasil, de 64 a 85, cresceu a consciência popular de que o povo organizado ganharia força para enfrentar o autoritarismo e a corrupção. A ditadura, embora longa, não ganhou trégua das organizações sociais, estudantis, operárias e os movimentos de base da igreja, como as CEB’s e outras.
 
Na década de 90, diante do crime organizado no ES criou-se o FORUM REAGE ESPÌRITO SANTO, integrados por representantes de associações políticas, civis e religiosas. Lá estavam representações da Comissão de DH da Câmara Federal, da ALES, Movimento Nacional de DH, CEDH, CDDH, Comissão de Justiça e Paz, Pastoral do Menor, MST, CONIC, UFES e OAB. No início um grupo de políticos, de reconhecida credibilidade vai ajudando a organizar o Fórum, que iria ganhar poder e legitimidade.
 
É justo lembrar o nome de Everton Montenegro, grande lutador pelos direitos, como advogado encaminhando ações judiciais contra a Scuderie Lecoq. Faleceu em plena atividade. Destaque deve ser dado à liderança do Dr. Agesandro da Costa Pereira presidente da OAB/ES e ao Dr. João Baptista Herkenhof, Dra. Ivone Vilanova, Dr. Carlos Eduardo Lemos, Dr. Alexandre Martins, mártir da luta contra o crime organizado, os deputados Claudio Vereza, Brice Bragato, e Iriny Lopes que fazia a relação do Forum com a área federal. A eleição de Cláudio Vereza para a presidência da ALES representou vitória do FORUM e das alianças populares e foi um golpe profundo no desmantelamento da rede do crime de corrupção que assaltava o estado. 
 
A convite do FORUM vieram ao estado vários membros da Comissão Parlamentar de Inquérito, para conhecer a situação caótica do Estado. Na ocasião o Espírito Santo tinha 64 pessoas denunciadas e indiciadas por aquela comissão.
 
A Anistia Internacional veio comprovar os crimes, relatando-os para a imprensa e organismos mundiais. O FORUM trouxe também ao estado o Ministro da Justiça, exigindo-lhe em assembléia a intervenção federal do estado, mas veio apenas a Força Nacional de Combate ao Crime.
 
Poucos foram para a cadeia, mas os nomes da corrupção foram para a Imprensa, muitos processos e ações acionadas.
 
Descobriu-se, com as ações do FORUM, o véu que encobria a impunidade dos criminosos contra a sociedade e os indivíduos.
 
O FORUM contribuiu para a certeza de que a sociedade organizada adquire poderes capazes de inverter a lógica perversa de que o poder, o dinheiro, a corrupção e o crime podem prevalecer sobre as forças do bem. 
 
Pergunta: Como o Sr. Avalia a participação das Igrejas no movimento?
 
As igrejas evangélicas, algumas históricas, como a Igreja Presbiteriana do Brasil, Batistas, Assembléia de Deus, participaram esporadicamente nas Assembléias do FÓRUM. A Associação de Pastores Evangélicos tinha acento no FÓRUM, mas de fraca atuação, embora encaminhassem para reuniões internas políticos evangélicos para opinarem sobre os acontecimentos no estado. 
 
A Igreja Católica teve participação mais ativa através de pastorais e posicionamentos por ações próprias e junto com o FÓRUM. O arcebispo Dom Silvestre Scandian esteve presente e era defensor comprometido com a defesa das lutas de interesse do FÓRUM.
 
O Conselho Nacional de Igrejas Cristãs – CONIC, composto de sete Igrejas no estado onde participavam as Igrejas Católica, Metodista, Presbiteriana Unida (IPU) e Evangélica de Confissão Luterana (IECLB), teve uma atuação destacada nas ações do FORUM, participando de sua direção. Os assuntos do FÓRUM eram relatados nas reuniões internas e as propostas trazidas por seus representantes Pr. Adahyr Cruz e Pr. Norberto Berger. As direções das Igrejas tomavam conhecimento e respaldavam as ações do CONIC e do FÓRUM.
 
Pergunta: Como o Sr. Avalia a participação do Conselho Estadual de Direitos Humanos no FÓRUM Reage Espírito Santo e na luta contra a impunidade ?
 
O Conselho estava no início de suas atividades e enfrentava muitas adversidades para se organizar. O Estado legalizou e não dava condições para suas ações. Não era diferente dos demais. Não tinha espaço, ia de um lugar para outro, sem telefone e nenhuma outra comunicação, sem suportes administrativos. Era prá não funcionar mesmo.
 
Nada intimidou o trabalho do Conselho. Em suas reuniões mensais era avaliada a conjuntura do estado e ações eram propostas. Na presidência, nos primeiros mandatos, Isaias Santana teve importante papel e o Conselho passava a perceber os meandros do crime organizado, seus atores e a armação da impunidade.
 
Vários membros do Conselho participaram na criação do FÓRUM e só havia afinidades nos objetivos e ações.
 
Fonte. Radar Metodista

Posts relacionados

Geral, por Sara de Paula

EC de março | Petrópolis: missão e solidariedade com a população

Solidariedade tem como pano fundo o tema da Igreja Metodista para este ano – “Discípulas e Discípulos nos caminhos da missão anunciam a solidariedade e esperança do evangelho de Cristo”. É comum nós, metodistas, nos mobilizarmos sendo solidários/as pelas causas sociais. Este ano, a Igreja já se envolveu na campanha SOS Bahia, para o estado da região Nordeste do país, a fim de ajudar as pessoas que sofreram com os desastres em decorrência do excesso de chuvas.

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães