Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 20/09/2013

Pastoral Escolar e Universitária

Pastoral Escolar e Universitária completa 25 anos

 Vitral construído por alunos(as) do Colégio Metodista de São Bernardo do Campo, SP: "Dar graças é retribuir".
Arte Sílvio Gonçalves (2003)

O ano de 2007 é ano de festa para as Pastorais Escolares e Universitárias que atuam em nossas instituições de ensino. São 25 anos desde o início do trabalho de pastores, pastoras, leigos e leigas no novo modelo instituído pelo 12º Concílio Geral de 1982, com o Plano para a Vida e Missão da Igreja.  

           No 18º Concílio Geral de 2006, decisões aprovadas sobre os modelos de administração das Instituições Metodistas de Ensino reafirmaram o interesse da Igreja no funcionamento e modelo das Pastorais. Os textos aprovados fazem vir à tona que as Pastorais Escolares e Universitárias têm o papel de marcar muito claramente a confessionalidade metodista nas instituições. Elas têm, assim, dimensões eclesiásticas, pedagógicas, políticas e simbólicas que devem ser assumidas não só por agentes de Pastoral, mas pela Igreja e sua estrutura, o que abrange as instituições de ensino. Ao papel missionário e evangelístico associa-se a atuação em defesa dos direitos humanos, cidadania, inclusão e justiça, bem como a aplicação dos documentos metodistas na  prática acadêmica e da vida institucional. Fica evidente que as funções profética e sacerdotal e a dimensão evangelística somam-se às atividades pastorais.

Desde 2002 os/as agentes clérigos/as estão vinculados à Área Geral; os/as agentes de pastoral são nomeados/as pelo Colégio Episcopal. Hás pastorais ligadas às regiões nos casos de instituições sob governo regional. São pastores/as ou presbíteros/as que assumem esse ministério da Igreja Metodista com seus aspectos específicos. Há nesse quadro quem já tenha nomeação para a Pastoral e para a Igreja, contribuindo com seus dons na instituição durante a semana e com a Igreja local nos finais de semana e outras oportunidades.

A Pastoral não é um setor administrativo na instituição e, portanto, não pode ser tratada como tal e, a rigor, também não é acadêmica. Ela é um instrumento representativo da presença e acompanhamento da Igreja, sua missão, documentos e Plano junto às instituições metodistas de ensino. Dessa forma, participa nos colegiados acadêmicos e administrativos; nos âmbitos do planejamento pedagógico, de gestão e de planejamento, proclamando a confessionalidade cristã, evangélica e metodista.  Sua presença sempre busca reforçar a visão e filosofia da Igreja Metodista e seus documentos na educação.

O Fórum das Pastorais Escolares e Universitárias, realizado em 2004 na Universidade Metodista de São Paulo, em Rudge Ramos, resultou em reafirmação total da pertinência, relevância e necessidade da existência das pastorais. Esse fórum, com participação de diferentes setores da Igreja Metodista, renovou a esperança na ação das pastorais, que podem e devem cumprir suas funções nas instituições de ensino, permanecendo como "o braço da igreja na cidade universitária" numa expressão do Bispo Adriel Maia.

Dessa forma, as equipes de Pastoral, com a participação de clérigos/as e leigos/as, afirmam uma educação inclusiva, solidária, justa e concordante com as qualidades confessionais expressas em nossos documentos, planos, legislação, práticas e anseios. Com fé e alegria, elas assumem o desafio de marcar a identidade metodista nas instituições e no fazer pedagógico e acadêmico, unindo com maestria o "conhecimento e a piedade vital" para um mundo transformado pela graça e misericórdia de Deus.

Flávio Ricardo Hasten Reiter Artigas, Coordenador da Pastoral Escolar e Universitária da Rede Metodista de Educação do Sul e Vice-Coordenador da Conapeu

VEJA TAMBÉM:

Ajude o Museu do IMC a ficar como nos velhos tempos

 

O Museu do IMC está sendo reerguido para ocupar o espaço que sempre teve na cultura da cidade. Faça a sua parte, doando objetos e fotografias relacionados aos 85 anos do Colégio Metodista Centenário e aos 10 anos da Faculdade Metodista de Santa Maria. Nossa história agradece.

Quem quiser colaborar pode entregar os pertences na Rua Dr. Turi 2003, de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h. Os contatos disponíveis para mais informações são o telefone: (55) 3028-7003 e o e-mail: museu.imc@metodistadosul.edu.br.

O Instituto Metodista Centenário também realiza uma campanha para captação de recursos. O objetivo é a reconstrução do prédio histórico que muito contribuiu para a cultura de Santa Maria. O interessado em ajudar pode depositar a quantia que desejar na conta 0716940-5 do Banco Real, número 356, agência 0288-9, para o beneficiário IMC - Instituto Metodista Centenário.

 

 

 

 

 

 

 


Posts relacionados