Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 20/09/2013

pena de morte

Site especial de religião da BBC lista argumentos pró e contra a pena de morte

Da Agência Soma (www.agenciasoma.org.br)


 



  A execução do ex-ditador iraquiano Saddam Hussein no final de 2006 trouxe à tona, mais uma vez, a discussão sobre a eficácia ou não da pena de morte. As diversas religiões do mundo não estão à parte deste debate e têm posicionamentos próprios sobre a questão. A seção de "Religião e Ética" da rede de televisão e rádio BBC, do Reino Unido, fez uma coletânea destes posicionamentos, e relacionou também os argumentos genéricos a favor e os contra tal prática.
  
   Além de discutir as questões éticas e de facilitar o acesso ao posicionamento de diferentes religiões - como Cristianismo, Hinduísmo, Islamismo, Budismo e Judaísmo - sobre o assunto, o site faz uma introdução ao debate e coleciona artigos de estudiosos. São incluídos 7 textos a favor e 12 contra.
  
   No texto "Retribuição ou justiça", os defensores da pena capital afirmam que uma pessoa culpada merece ser punida com um castigo que tenha a mesma proporção da gravidade do crime que cometeu. Já em "Prevenção de novos crimes" é dito que o fato de que os criminosos que são executados não podem cometer novos crimes não pode ser contestado. Além disso, o autor critica aqueles que "não pensam que este argumento não é razão suficiente para tirar uma vida humana e que dizem que há outros caminhos para convencer os criminosos a reincidirem em seus crimes, como a prisão perpétua".
  
   No entanto, o site também não deixa de apresentar (como já informado, em maior número) os argumentos dos que se opõem à pena de morte. Exemplo disso é o texto "O valor da vida humana", no qual se afirma que nem mesmo os piores assassinos podem ser privados de suas vidas, "porque a vida humana tem um valor inestimável". Além disso, em "Execução de inocentes" é apresentado um dos argumentos mais comuns daqueles que não aceitam a pena de morte, a de que esta prática permitirá que inocentes sejam mortos por causa de falhas da Justiça.
  
   Para corroborar esta posição o autor apresenta um texto da Anistia Internacional que diz: "A pena de morte torna legítimo um ato de violência irreversível do Estado e certamente terá vítimas inocentes. Como a justiça humana é falha, o risco de executar um inocente nunca poderá ser eliminado".
  
   Outros textos de opositores são: "Isso brutaliza (torna insensível) a sociedade", "Valor da vida humana", "O direito de viver", "Execução do inocente", "Retribuição é errado", "É muito caro", "Pessoas não responsáveis por seus atos", "Aplicação injusta", "Cruel, desumana ou degradante" e "Desnecessária".
  
   Dentre os artigos com argumentos a favor, estão: "Incentivo para auxiliar a Polícia", "Conforto para as vítimas com um final para a história e vingança" e "Um argumento japonês".
  
  
Clique aqui e confira a íntegra deste conteúdo (em inglês) sobre pena de morte. Além disso, a seção "Religião e Ética" da página da BBC também oferece recursos para o debate sobre aborto, eutanásia e casamento de pessoas do mesmo sexo.


Posts relacionados

Geral, por Sara de Paula

Nota de falecimento: Nilza Godoi Domingos

Com lamento comunicamos o falecimento de NILZA GODOI DOMINGOS, esposa do Bispo Emérito Rozalino Domingos, aos 83 anos de idade, no dia 26 de março na cidade de Londrina, no Paraná.

Geral, por Sara de Paula

CLDF presta homenagem à igreja Metodista

A Câmara Legislativa irá realizar nesta sexta (20), às 10h, sessão solene em homenagem ao Dia do Coração Aquecido, que marca o surgimento da igreja Metodista (evangélica). A iniciativa é do deputado distrital João Cardoso (Avante) e tem como objetivo destacar a importância do trabalho religioso e social da igreja. O evento será transmitido ao vivo pelo YouTube da CLDF.

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães