Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 04/04/2011

Perspectivas para a gestão dos próximos 4 anos marcam posse

Com um discurso em tom de agradecimento, o prof. Clovis Pinto de Castro oficializou o início da nova gestão da equipe diretiva para o quadriênio (2011/2014), na qual foi reconduzido ao cargo de reitor da Unimep. Ele também antecipou as ações do Plano de Gestão durante  a solenidade, promovida na noite da quarta-feira, 16, no campus Taquaral. Nela, Gustavo Jacques Dias Alvim – que retorna à instituição após quatro anos – foi empossado ao cargo de vice-reitor, juntamente com os coordenadores de áreas e diretores de cursos. Participaram da cerimônia mais de 300 pessoas, entre
bispos da Igreja Metodista, professores, funcionários, alunos, autoridades, representantes da Rede Metodista de Educação e dos poderes civil, judiciário e legislativo.

Castro, o sexto a compor a galeria de reitores, disse em um dos trechos de seu discurso sentir-se menos receoso, hoje, do que quando chegou à universidade há dois anos, em fevereiro de 2009. No entanto, ele ressalta que são muitos os desafios para continuar a busca pela excelência das práticas e dos processos acadêmicos, didático-pedagógicos e administrativos.

“Em vários momentos ao longo destes dois últimos anos, precisei ler e reler o discurso de posse de 2009. O discurso precisava dar sentido à gestão e às ações que necessitavam ser implantadas. Hoje vivemos um momento de
revitalização nas três mantidas do Instituto Educacional Piracicabano da Igreja Metodista (IEP): Unimep, Colégio Piracicabano e Escola de Música Maestro Ernst Mahle. Trata-se de um processo de revigoramento, que só é
possível graças aos esforços coletivos de todos”, afirma Castro.

As macro e micro ações que balizarão os próximos quatro anos da gestão acadêmica e administrativa foram anunciadas no encerramento do discurso. Dentre elas, estão a implantação da Usina de Inovação, espaço que prevê permanente diálogo entre a universidade e os diferentes segmentos da sociedade para pensar a universidade. Outra iniciativa, que privilegiará diretamente o alunado, é a consolidação da Central de Estágio, espaço que ampliará as possibilidades de estágio e a inserção no mercado de trabalho. A proposta centraliza parcerias com empresas e órgãos dos municípios em que a Unimep mantém seus campi.

Também foram empossados os coordenadores de áreas Rosana M. Teodori (Pesquisa e Pós-Graduação), Josué A. Lazier (Extensão e Assuntos Comunitários), Theresa Beatriz F. Santos (Graduação) e Carlos A. Zem (coordenador-geral dos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu). Os coordenadores de cursos de graduação e pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) eleitos ou reeleitos para o quadriênio foram apresentados.

SOLENIDADE

A solenidade acadêmica contou com momento litúrgico proferido pela coordenadora da Pastoral Universitária e Escolar, pastora Ana Glória Prates G. da Silva, além do pronunciamento de autoridades do Colégio Episcopal da Igreja Metodista e da Rede Metodista. Castro quebrou o protocolo ao passar a palavra a Barjas Negri, atual prefeito de Piracicaba e ex-aluno e ex-professor da Unimep. Em seu pronunciamento, Negri destacou a importância da instituição: “A universidade é metodista, mas acima de tudo, é também um patrimônio de Piracicaba, de São Paulo e do Brasil.”

Sendo a Unimep uma instituição que tem em seu DNA a cultura, estiveram incluídas na posse apresentações dos corais universitários Apepú-Yami e Campus Centro, regidos pela maestrina Joanice Vicente Casemiro, e da pianista Cecília Bellato, profa. da Escola de Música de Piracicaba Maestro Ernst Mahle.  Confira abaixo, fotos do evento.

Texto: Celiana Perina e Angela Rodrigues


Posts relacionados

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães