Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 13/09/2013

prisão em Honduras

O secretário-geral do Serviço Paz e Justiça para a América Latina (Serpaj), advogado Gustavo Enrique Cabrera, o pastor menonita Cesar Carcamo e mais outras 20 pessoas foram presas ontem à tarde na cidade de San Pedro Sula, a 250 km ao norte da capital.

ALC
Tegucigalpa, segunda-feira, 30 de novembro de 2009

O Conselho Latino-Americano de Igrejas (Clai) prepara rede de solidariedade e denúncia internacional contra esse ato arbitrário das forças militares hondurenhas, que reprimiram com uso da força, no início da tarde de ontem e na mesma cidade, manifestantes convocados pela Frente Nacional de Resistência.

Enrique Cabrera integra a Missão Internacional para a Observação dos Direitos Humanos em Honduras, organizada pelo Clai. A notícia da prisão do advogado e do pastor foi divulgada pelo Observatório Ecumênico das Igrejas do Clai, instalado em Honduras para acompanhar o processo eleitoral e sucessório no país, e pela Rádio Globo, de Tegucigalpa.

O presidente do Serpaj-América Latina, o Prêmio Nobel da Paz Adolfo Pérez Esquivel, também se pronunciou contra a prisão ilegal de Cabrera e de Carcamo.

O vice-ministro de Segurança, ex-major da polícia Saul Bueno Masariegos, prometeu à fiscal especial dos Direitos Humanos em Honduras, advogada Sandra Ponce, que libertará os detidos depois das investigações de rotina.

O representante do Serpaj, o pastor menonita e o comunicador Gilberto Rios foram conduzidos até o Serviço Especial de Investigação (DGSEI) para interrogatório.

O Observatório Ecumênico das Igrejas também confirmou ações de repressão em San Pedro Sula, em que forças militares e policiais usaram tanques, lançaram bombas de gás lacrimogêneo e cercaram os manifestantes, para que ninguém escapasse.

Com base em denúncia de perseguição política, o Clai e organismos de defesa dos direitos humanos do país coordenaram a saída do dirigente popular Gregorio Baça e sua família de Honduras para San Salvador, por medida de segurança.
 
A missão internacional de observadores, organizada pelo Clai, é coordenada pelo pastor suíço Bernardo Erni.

 


Posts relacionados

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães