Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 20/09/2013

procura-se um espaço

 

 

Foi conversando com um jovem que trabalha com adolescentes dentro e fora da igreja que me caiu a ficha: "?Juvenis? não tem nada a ver...".

 

Não é uma questão de moda não... Sou contra modismos imbecis que invadem nossa sociedade e também nossa igreja.

É que quanto mais repito a palavra "classe de juvenis" mais me convenço de que esse nome soa, aos ouvidos de um adolescente de fora da igreja, como algo totalmente fora de seu contexto e interesse. Pra nós da igreja é normal, mas para os que estão "do lado de fora" é mais piegas que a palavra "piegas".

 

Perguntaram-me como a igreja poderia criar mais espaços para nossos/as adolescentes. Minha resposta imediata parece óbvia: numa igreja de Dons e Ministérios e Grupos Societários o espaço para os/as adolescente é muito amplo.

Para o "juvenil" , em grande parte, "querer é poder", ou seja, a igreja está aberta aos adolescentes que querem marcar presença na comunidade.

É claro que nem sempre temos apoio. Um pastor ou pastora pode ajudar ou atrapalhar do trabalho da juventude. Nesse caso, se não houver abertura para o diálogo, dificilmente os adolescentes estarão seguros para agir na igreja. Mas se baterem o pé e estiverem com razão, seu espaço lhes é garantido por Deus (e pelos Cânones)!

Um pastor, certa vez me disse: "Pedro, espaço dado não tem valor. Espaço é pra ser conquistado...". Sendo assim, grande parte do espaço que o adolescente tem na igreja reflete sua busca por esse espaço.

O que dificulta é que muitos de nós possuímos um conceito muito pequeno do que é a Igreja... Pensamos a igreja como algo acabado, como algo que "está aí" e nós nos moldamos a ela... Não nos esqueçamos que a igreja e o jeito de sermos igreja está em constante construção... Somos a igreja que queremos ser...

 

Quanto à "Classe de Juvenis", quem sabe não é hora de ouvirmos a linguagem dinâmica de nosso tempo e, com critérios, escolhermos um novo nome...

 

 


Posts relacionados