Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 20/09/2013

procura-se um espaço

 

 

Foi conversando com um jovem que trabalha com adolescentes dentro e fora da igreja que me caiu a ficha: "?Juvenis? não tem nada a ver...".

 

Não é uma questão de moda não... Sou contra modismos imbecis que invadem nossa sociedade e também nossa igreja.

É que quanto mais repito a palavra "classe de juvenis" mais me convenço de que esse nome soa, aos ouvidos de um adolescente de fora da igreja, como algo totalmente fora de seu contexto e interesse. Pra nós da igreja é normal, mas para os que estão "do lado de fora" é mais piegas que a palavra "piegas".

 

Perguntaram-me como a igreja poderia criar mais espaços para nossos/as adolescentes. Minha resposta imediata parece óbvia: numa igreja de Dons e Ministérios e Grupos Societários o espaço para os/as adolescente é muito amplo.

Para o "juvenil" , em grande parte, "querer é poder", ou seja, a igreja está aberta aos adolescentes que querem marcar presença na comunidade.

É claro que nem sempre temos apoio. Um pastor ou pastora pode ajudar ou atrapalhar do trabalho da juventude. Nesse caso, se não houver abertura para o diálogo, dificilmente os adolescentes estarão seguros para agir na igreja. Mas se baterem o pé e estiverem com razão, seu espaço lhes é garantido por Deus (e pelos Cânones)!

Um pastor, certa vez me disse: "Pedro, espaço dado não tem valor. Espaço é pra ser conquistado...". Sendo assim, grande parte do espaço que o adolescente tem na igreja reflete sua busca por esse espaço.

O que dificulta é que muitos de nós possuímos um conceito muito pequeno do que é a Igreja... Pensamos a igreja como algo acabado, como algo que "está aí" e nós nos moldamos a ela... Não nos esqueçamos que a igreja e o jeito de sermos igreja está em constante construção... Somos a igreja que queremos ser...

 

Quanto à "Classe de Juvenis", quem sabe não é hora de ouvirmos a linguagem dinâmica de nosso tempo e, com critérios, escolhermos um novo nome...

 

 


Posts relacionados

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães