Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 13/09/2013

Procurai a paz e orai por ela ao Senhor

Texto referência Jeremias 29.7

Neste contexto, o profeta Jeremias (nome que significa “Yawé estabelece”) anuncia ao povo de Judá que eles haviam sido levados ao cativeiro babilônico (586 a.C) devido ao pecado da apostasia e idolatria.

Devido a isso, o povo no exílio/cativeiro babilônico estava angustiado com a sua situação. É neste momento que Deus usa o profeta Jeremias para determinar que o exílio durasse 70 anos. E que o povo deveria continuar a cuidar da sua vida, construindo casas para morar, trabalhando na terra e se alimentando de seu fruto. Casando-se e dando-se em casamento, gerando filhos e filhas, porque haveria o dia em que eles sairiam daquela situação catastrófica e voltariam para a sua terra em Jerusalém. Enquanto isso, eles deveriam trabalhar, orar pela cidade onde estavam exilados, e procurar viver normalmente, aguardando pela providência divina.

Estamos vivendo um momento em nossa sociedade em que infelizmente as pessoas estão afastadas do Deus revelado nas escrituras. Devido a esse afastamento, temos vivenciado todo tipo de injustiça, violência, desigualdade, imoralidade, corrupção em nossa sociedade. Nestes dias os meios de comunicação estão transmitindo ao vivo a guerra no Rio de Janeiro, entre as autoridades constituídas para reprimir a violência e o tráfico de drogas, ambos com enorme poderio bélico e sem nenhum poder de comunicação pacífica.

Mais de 90 veículos incendiados, aproximadamente 30 mortos, 190 presos, e milhares de pessoas apreensivas com toda esta parafernália; são os números informados até agora pela mídia. É lógico que as autoridades devem combater este e qualquer tipo de terrorismo imposto por qualquer grupo que seja, pois a sua função é dar segurança ao cidadão de bem. Mas, precisamos ir mais fundo nesta discussão, já que estamos combatendo o tráfico, precisamos atentar para quem sustenta o tráfico, a lei da oferta e da procura. Sabemos, segundo a mídia, que o tráfico de drogas movimenta uma fortuna nas favelas do Rio de Janeiro.

A pergunta é: Quem são as pessoas que estão consumindo todas essas drogas vendidas em nosso Estado? Fica claro que se vendem e arrecadam muito porque há um grande número de consumidores. E a outra questão é: O que está levando as pessoas a consumirem tanta droga em nossa Sociedade?

Que tipo de prevenção ao uso indevido de drogas tem sido implantado, por exemplo, nas escolas públicas e quantas palestras têm sido oferecidas aos pais destes alunos?

Quais os tipos de políticas públicas que estão sendo implantadas para atrair os jovens, oferecendo-lhes uma perspectiva de um futuro melhor, antes que sejam recrutados pelo tráfico?

Nós chegamos a este estágio, não por acaso, faz mais de 123 anos que foi implantada a 1ª favela no Brasil, no Morro da Providência – 1897. Hoje, são mais de 1.150 favelas só no Estado do Rio de Janeiro e 16.000 em todo o Brasil, segundo o IBGE. Este número alarmante foi constituído ao longo dos anos, pela desigualdade social, falta de políticas habitacionais populares, ausência do poder público, falta de investimento nas zonas rurais, impulsionando o grande contingente de pessoas nos grandes centros urbanos, falta de investimento por décadas no ensino de qualidade, corrupção, etc.

Mesmo diante de tantos problemas que estamos enfrentando em nossa sociedade, Deus nos orienta a continuarmos orando, estarmos trabalhando, promovendo meios de justiça de igualdade social, promovendo a paz, saúde, educação para todos, bem como conduzindo todos os aspectos de nossa vida, e ficando na dependência dEle para que possamos viver em paz!


Que Deus nos abençoe neste Natal, e que em meio à aflição, venha a justiça sobre as favelas!

Rev. Paulo Cesar de Macedo Lima
Coord. Regional da Pastoral Metodista de Favela


Posts relacionados

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães