Sujeitos a fracasso, les?es e vaias, atletas de elite recorrem ? religi?o como forma de motiva??o ou para aliviar ansiedade
Demonstra?es expl?citas de religiosidade, como a de jogadores da sele??o, j? renderam at? reprimenda de autoridades esportivas
 Martin Meissner – 28.jun.09/Associated Press
  
 Jogadores brasileiros comemoram o t?tulo da Copa das Confedera?es, em festejo censurado pela Fifa por seu tom religioso  
MARIANA BASTOS
SANDRO MACEDO
DA REPORTAGEM LOCAL 
No momento em que at? a Fifa, provocada pela comemora??o do Brasil na final da Copa das Confedera?es, discute se vale apertar o cerco contra demonstra?es religiosas no futebol, especialistas ouvidos pela Folha apontam que f?, no que for, pode ajudar no esporte se o atleta achar que ela ajuda. 
De Usain Bolt a Cesar Cielo, de Kak? ao desconhecido da S?rie D, s?o tantos os que apelam a sinais e rituais, no sucesso ou no fracasso, que muitos j? os percebem quase banalizados. 
“Quanto maior o risco ? carreira ou a possibilidade de les?o, mais transparece o apelo ao sobrenatural no discurso do atleta”, diz Clodoaldo Leme, autor da tese de mestrado “? Gol! Deus ? 10 – A Religiosidade no Futebol Profissional Paulista e a Sociedade de Risco”. Leme aponta que, como a possibilidade de sucesso no futebol ? remota para a maioria dos que se aventuram nos gramados, muitos jogadores recorrem ? religi?o em busca de uma ferramenta motivacional. 
“O que n?o se pode negar ? que, se o atleta tem f?, isso pode colaborar com seu desempenho”, diz o especialista. “O que n?o pode ? pensar que isso resolve tudo dentro de campo.” Para Jo?o Ricardo Cozac, psic?logo do esporte, “? muito mais f?cil voc? entrar em campo ligado a uma ideia ou a uma pessoa querida”. “Isso pode lhe trazer a seguran?a para aguentar a press?o durante ou depois de uma partida”, afirma. 
Cozac pondera que a religi?o tem um combust?vel motivacional. “Mas, para muitos jogadores, virou uma logomarca. J? vi atletas que s?o realmente religiosos, e jogadores que se aproximam deles apenas para serem visto com bons olhos.” 
Campe?o mundial e ol?mpico de nata??o, Cesar Cielo, frequentemente faz o sinal da cruz antes e depois das provas. Est? entre os atletas que acreditam que a f? ajuda a controlar a ansiedade. Antes do Mundial de Roma, seu t?cnico, Brett Hawke, chegou a mergulhar em ?gua benta os ?culos do nadador, com os quais faturou o ouro nos 
Para Reinaldo Aguiar, autor da tese de doutorado “Religi?o e Esportes: Os Atletas Religiosos e a Religi?o dos Atletas”, muitas das manifesta?es na esfera esportiva s?o feitas de maneira quase instintiva. 
Apontar os dedos para o c?u nem sempre significa que o atleta est? atribuindo sua conquista a uma entidade divina. “? um tipo de gestual que ? ritual, porque ele se repete. ? t?o ritual quanto o sujeito que beija a alian?a quando marca um gol. Seria um exagero dizer que [apontar para o c?u] ? estritamente uma express?o religiosa”, afirmou Aguiar. Para muitos, no entanto, manifesta?es religiosas no esporte n?o passam de proselitismo. Neste ano, ap?s o t?tulo da Copa das Confedera?es, alguns atletas da sele??o de Dunga, como Kak? e L?cio, usaram camisas na quais estava escrito “I love Jesus” (“Eu amo Jesus”). A atitude criou pol?mica. “A camiseta, o dedo para o c?u ou qualquer outro gesto que sugira o sagrado passam a ser uma forma de doutrina??o. 
A f? ? uma op??o que, sendo de foro ?ntimo, deveria estar circunscrita ? vida privada. Se manifestada em p?blico, ela se torna uma forma de proselitismo”, opina Katia Rubio, especialista em psicologia do esporte. A atitude de Kak? e companhia rendeu, na ocasi?o, queixas por parte da Associa??o Dinamarquesa de Futebol. Com isso, a Fifa 
enviou of?cio ? CBF pedindo modera??o aos jogadores ao expor a religiosidade. 
Atletas com fortes v?nculos religiosos encaram a possibilidade de puni??o ?s manifesta?es como forma de censura. “Isso [a proibi??o] ? um absurdo porque fere a Declara??o Universal dos Direitos Humanos, que garante o direito ao cidad?o de manifestar sua f?”, afirma 
“A pr?pria B?blia diz: “Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura”. O esporte ? a linguagem no momento. ? leg?timo para o crist?o usar o esporte e a m?dia para passar essa mensagem”, diz Ribeiro. 
Para Clodoaldo Leme, seja do momento ou n?o, esse discurso religioso aparece tamb?m fora de piscinas, quadras e gramados. “? comum aparecerem na imprensa esportiva express?es como “jogo de vida ou morte”, “entre o c?u e o inferno”. Quando o Marcos [do Palmeiras] defendeu p?naltis na Libertadores [de 1999], os jornais logo o apelidaram de S?o Marcos.” 
Colaborou MARIANA LAJOLO , da Reportagem Local
 
								 
				


 
								 
								 
								